Desejo: Um dia volto...

quinta-feira, 13 de junho de 2019

A LENDA DE GOLEM

A LENDA DE GOLEM

A LENDA DE GOLEM traz a história de uma pacata vila judaica do século XIX. Os judeus que lá vivem seguem os preceitos religiosos e têm uma vida em comunidade tranquila até então. Há um jovem casal: Hanna e Benjamin, cujo casamento segue mal porque os dois não conseguem ter um filho – depois de tantas tentativas malsucedidas de ter uma criança. Na verdade Hanna usa ervas e preparos que a impedem de conceber. Quando Benjamin descobre, se sente traído e entende que a culpa de todo o sofrimento ser de Hanna.
Ao mesmo tempo, pagãos invadem de maneira truculenta as terras do povoado judeu, causando mortes e caos, e exigem a cura da filha do líder do grupo invasor a qualquer custo, já que a menina está contaminada pela peste e a comunidade judaica parece imune à doença. A curandeira da vila não consegue desviar dos pedidos e começa a trabalhar para ajudar a menina, o que faz com que o grupo permaneça nas terras judaicas.
Hanna escutava os ensinamentos religiosos e com seus estudos solitários, decide usar uma das lendas antigas do judaísmo e invocar Golem, uma criatura feita de barro que ganha vida humana. O ser é conectado à Hanna e elimina qualquer ameaça. O vínculo entre criadora e criatura é tão forte que Hanna se sente mãe do menino, dando afeto e cuidado. Mas, Golem não traz a paz desejada.
Este longa-metragem é de 2018. Curiosamente, é um filme israelense falado em inglês que se passa na Europa. Podemos classificá-lo como bom. O garotinho que interpreta GOLEM é realmente um tanto estranho, cujo olhar causa certo mal-estar. Também tem certa quantidade de sangue. Não chega a ser um “A morte do demônio” (2013) neste quesito, mas há quem goste e provavelmente não se decepcionará com os vários corpos e sangue.
A LENDA DE GOLEM aponta a importância da Torah e dos estudos judaicos para o povo. Mas, traz também o lado místico. Por ser um filme e por tratar de uma lenda, acaba por exagerar um pouco. Coloca elementos que não estão na história da criatura que teria sido feita pelo rabino Judah Loew (1520-1609) em Praga. para defender as comunidades judaicas contra as ameaças constantes da Igreja. Ainda hoje a lenda desta criatura existe e que supostamente estaria na Sinagoga Alt Neue em Praga. Obviamente, ninguém nunca a viu lá. Quem visita a cidade, acaba interessado pelas histórias sobre GOLEM.
Vale frisar que este não é o primeiro e nem provavelmente será o último sobre este tema. Outras obras foram produzidas ao longo do último século de cinema como “O Golem” de 1920, do expressionismo alemão, “Le Golem” de 1936, produzido na França. Agora, é a vez de Israel ter seu próprio GOLEM.

Estreia na rede Playarte em 13 de junho de 2019
1h35 Horror 2019 (Israel)
Diretores: Doron Paz, Yoav Paz
Autor: Ariel Cohen
Com: Hani Furstenberg, Ishai Golan, Brynie Furstenberg
Proxima  → Inicio

0 comentários: