Desejo: Um dia volto...

domingo, 11 de novembro de 2007

ANIMA INFO 354

Tekkonkinkreet Submitted for Oscar Animation Nomination


(...) Tekkonkinkreet film was among 12 works that have been submitted for nomination in the Best Animated Feature category of the 80th Academy Awards. The Japanese animated film joins the following features for consideration: Alvin and the Chipmunks, Aqua Teen Hunger Force Colon Movie Film for Theaters, Bee Movie, Beowulf, Meet the Robinsons, Persepolis, Ratatouille, Shrek the Third, The Simpsons Movie, Surf's Up and TMNT.
View complete info on Anime News Network.

A nota fala dos 12 desenhos aanimados pré-indicados ao Oscar de melhor animação. Tekkonkinkreet (鉄コン筋クリート) ou Preto e Branco no Brasil é o desenho japonês indicado. Alguns dos títulos já foram exibidos no Brasil e o Papo de Budega os traduzirá (os que lembrarmos, claro...): Alvin and the Chipmunks, Aqua Teen Hunger Force Colon Movie Film for Theaters, Bee Movie (estréia em dezembro por aqui), Beowulf, A Família do Futuro, Persepolis, Ratatouille, Shrek Terceiro, Os Simpsons - o Filme, Tá Dando Onda e As Tartarugas Ninjas.
Eu acredito que a lista final, com os três indicados, será composta justamente por Preto e Branco, Persepolis e Ratatouille (ou Os Simpsons). Por que eu acredito nestas indicações: Preto e Branco porque é simplesmente bem feito. E não tem o exagero de computação gráfica que a maioria da lista tem... Ratatouille foi tecnicamente muito bonito e solto. Não é uma animação em CG travada, com uma cara estranha ou uma cópia barata de outro título qualquer... Os Simpsons pode ser indicado porque os americanos gostam de mostrar que são bons, mesmo quando um título tira sarro deles próprios... Mas, o vencedor, acredito eu, deve ser mesmo Persepolis. O motivo é simples: até agora, nenhuma animação européia levou a douradinha... Os tiozinhos do Oscar adoram dar prêmios, como direi, de compensação. Óbvio que o desenho deve ter seus méritos (eu não o vi... ainda), mas por incrível que pareça, se levar, será pela razão que citei.
Enfim, ao contrário deste ano, que foi horripilante no quesito animação, o Oscar de 2008 tem bons títulos na categoria em competição. E que realmente vença o melhor! Para constar: Persepolis foi exibido em São Paulo na Mostra Internacional de Cinema em outubro.


←  Anterior Proxima  → Inicio

1 comentários:

Victor disse...

Estou curioso para ver Persépolis. Acho que é o mais inusitado do grupo, e de longe o mais.."real".
"Ratatouille" é quase um trabalho autoral, muito bom mesmo.
"Simpsons", mais artificial que TANG.eca.
"Bee Movie" qualquer coisa do Seinfeld é divertido, mas seria mais legal um filme mesmo da série, não só uma animação 3d comum.