Desejo: Boas Festas...

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

ANIMA INFO 221


E N T R E V I S T A


A Focus Filmes foi inaugurada em agosto de 2005, pela iniciativa de três sócios apreciadores da arte, que buscaram profissionais com experiência no mercado para compor a equipe. A empresa é um distribuidor de filmes, que há pouco tempo entrou em um mercado ainda pouco forte no Brasil: os animes.
A empresa fez e está fazendo alguns lançamentos, tendo como carro-chefe a animação Fullmetal Alchemist. Para nos falar um pouco sobre os títulos da Focus Filmes, conversamos com Renata Ishihama, gerente de marketing da companhia.
Pode-se dizer que Ishihama é veterana no mundo dos animes, pois ela foi uma das responsáveis pela vinda de Cavaleiros do Zodíaco pela Playarte. Apesar de deixar em aberto algumas respostas, podemos avaliar o cuidado da empresa com seu material, inclusive de divulgar somente o que já está certo. Confira toda a entrevista.

Fale um pouco de sua carreira fora e dentro da Focus Filmes.
Eu comecei a minha carreira no mercado de entretenimento na 20th Century Fox Home Entertainment em 2000. Depois fui convidada para reestruturar o depto de marketing Home video na PlayArte, onde fiquei até jul/05. Recebi um convite para montar o depto de marketing da Focus Filmes, a qual foi lançada em 31/08/05.

Quando houve interesse por parte da Focus pelo lançamento de animes? Há um ano, dois?
Começamos a lançar animes em outubro de 2006, com o título Fullmetal Alchemist. Quando trabalhava na PlayArte cuidei de todo lançamento de "Cavaleiros do Zodíaco" e enxerguei um potencial muito grande neste segmento. Aliás, é um gênero que lá fora faz muito sucesso e tem um mercado gigantesco. A minha preocupação e da Focus é lançarmos sempre produtos de qualidade e de acordo com o que os fãs estão esperando. Para isto, sempre ouvimos os fãs, participamos de eventos de anime e fazemos grandes parcerias.

A empresa tem acordo para lançar todos os títulos da Swen? Ou vocês têm lançado apenas o que é de interesse próprio?
Nós temos uma parceria com a Swen e lançamos os animes que o público pede.

Quais seriam os novos títulos? Há chances da vinda de InuYasha em DVD?
Os novos títulos são Hunterx Hunter, Viewtful joe, Príncipe do Tênis, além de Fullmetal Alchemist e Super Campeões.

Por que a demora no lançamento do filme de Fullmetal Alchemist? A Focus está esperando o término do lançamento da série de TV ou haveria outra razão?
Não estamos esperando o término da TV, estamos lançando em uma média de 2 meses.

Existe interesse no lançamento de outros filmes de animes? Já há algum comprado?
Sim, estamos analisando alguns títulos.

A empresa lançará Neon Gênesis Evangelion?
Estamos analisando.

Como a Focus enxerga a pirataria nos eventos e centros de animes (como Liberdade) dos títulos que a mesma já lançou e está lançado em DVD?
Sinceramente não somente títulos de anime, mas a pirataria no geral prejudica muito nosso mercado e a sociedade. O que gostaríamos que as pessoas entendessem, é que comprando um DVD pirata, elas estão contribuindo com o desemprego, a criminalidade e muita outra coisas que afetam a sociedade.
Respondendo sua pergunta, queremos continuar investindo em anime, trazendo em DVD o que o público quer, mas não podemos concorrer com os DVDs piratas, pois temos um custo alto, pagamos taxas e além de tudo isto, desenvolvemos produtos com altíssima qualidade. Sou totalmente contra a comercialização de produtos piratas em qualquer lugar.

A Focus acredita que poderia vender títulos que não têm chance de passar na TV, mas que são conhecidos por terem saído como mangás no Brasil, como Fushigi Yuugi por exemplo?
Podemos analisar cada título.

Há algum live-action comprado?
Sim...

Qual? Você poderia dizer o título ou dar uma "super" dica?
Em breve anunciaremos.

Qual mês o DVD de He-Man chegará ao mercado?
Em maio deste ano.

Quais outros desenhos americanos a empresa trará?
She- Ra. Não é desenho mas temos dois produtos interessantes :a série O Elo perdido e A flauta Mágica.

Estes títulos serão lançados todos com dublagem original?
Sim!

Muito obrigada pela entrevista.


←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários: