Desejo: Boas Festas...

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Pausa nos trabalhos

Prezados amigos,
Até aqui foram 12 anos de dedicação neste site. Foram altos e baixos neste período. Mas, a verdade é que não terei mais tempo de atualizar o Papo de Budega. No momento, minhas prioridades são meus estudos e a grana. Espero poder retornar o mais brevemente possível. Mas, por hora, é isso mesmo. Quem quiser me encontrar ainda estarei no Facebook e Twitter. Um super abraço em todos vocês.
Obrigada.

Iracema

Iracema, de José de Alencar é um dos clássicos de nossa literatura. É uma daquelas obras costumeiramente postas em provas de vestibular. Tem uma narrativa um tanto cansativa para quem eventualmente esteja iniciando no mundo da leitura. Para quem já está acostumado, mesmo com algumas palavras desconhecidas, é passível de lê-lo e compreendê-lo tranquilamente. Certamente, "Senhora" - outra obra de Alencar - é muito mais cativante. Mas, não deixa de ser curiosa, especialmente pelos fatores históricos contidos dentro desta ficção.
O autor "acomoda informações obtidas de fontes documentadas e acrescenta, ao sabor de sua imaginação, fatos fictícios. Martins Soares Moreno, guerreiro português (componente histórico), apaixona-se pela índia tabajara Iracema (componente principal da lenda). No pequeno enredo exposto, existe uma das testes fundamentais do Romantismo a origem do povo brasileiro, cuja bravura e honra derivam da miscigenação do indígena com o branco.


segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Curiosidades budeguísticas: tamanho da Terra

Um dos pontos mais interessantes sempre curioso conhecer é o universo. Neste link, podemos ter uma referência do tamanho da Terra em relação a outros corpos celestiais. No final, somos bem pequenos em relação, inclusive, a outros planetas de nosso próprio sistema solar. Veja no link acima.

domingo, 29 de janeiro de 2017

Para alegrar o dia 186

O site Babel colocou online uma divertida "prova de fogo" para alguns estrangeiros falarem algumas palavras de língua portuguesa. o fato é que para nós, é divertido vê-los tentar pronunciar algumas de nossas palavras. Acesse o link acima.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Notícias que passaram batidas 22...

Informações científicas são sempre bem curiosas de conhecer. Em Cientistas encontram misterioso "elemento perdido" do núcleo da Terra vemos que nosso planeta tem outro componente químico em seu interior. Qual a importância disso? Conhecimento de nossa existência.
Já em 'Homem-árvore' sairá em breve de hospital após 16 cirurgias, um rapaz tinha um tipo incomum de doença, que o deixava com verrugas muito estranhas, vistas na imagem. Vale a pena clicar no link e ver como ele está agora.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Uma linda mulher

Uma linda mulher (Pretty Woman) é um dos mais conhecidos filmes dos anos 90. Isso se dá pelo êxito nas telonas, mas também pela quantidade de reprise na Globo, SBT e TVs pagas. A história é bem simples: uma garota de programa que ajuda um ricaço a dirigir e conhecer a cidade. Ele a contrata para ter uma companhia por uma semana, mas ambos acabam se apaixonando.
O final é bem óbvio, mas o que vale é a construção dos acontecimentos. Fora isso, houve uma sinergia entre Richard Gere e Julia Roberts que ficou bem visível na obra. E este foi o primeiro trabalho de sucesso da atriz. Daí para frente, Julia se tornou uma superstar de Hollywood. "Uma linda mulher" é o tipo de longa-metragem leve que pode ser visto várias vezes, sem enjoarmos.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

The Cure - In Between Days


A banda The Cure é uma de minhas preferidas. Inclusive, apesar de nunca ter mencionado, foi emocionante ir a um show deles. Uma das músicas mais conhecidas do grupo é In Between Days, sucesso da metade dos anos 80.

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Língua Portuguesa: uso do prefixo super

Com a nova ortografia, algumas mudanças ainda são um tanto quanto confusas. Uma delas é o uso do prefixo "super". A page Língua Portuguesa nos dá uma boa dica de como usá-lo.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

HQ Online: Magias & Barbaridades


Magias & Barbaridades é uma das mais antigas webcomics do Brasil, segundo o descritivo retirado do Facebook da história. Desde 2003, são contadas as aventuras de Oc, o bárbaro fã de Shakespeare; de Remmil, o mago que se acha o rei da cocada preta e de Idana, a amazona desequilibrada (literalmente). Conforme informações do autor Fabio Ciccone, ele publicou originalmente entre agosto de 2003 e janeiro de 2012.
"O esquema era ir publicando conforme ia fazendo. Eu desenhava duas tirinhas e publicava uma num dia, depois outra, daí desenhava mais duas e ia fazendo assim." Com o tempo, as historinhas foram ganhando a "cara" contínua que têm hoje, tanto que é possível ver no site de forma bem clara. Quadrinho online curioso e interessante para conhecer, especialmente pelo humor e evolução do estilo.

domingo, 22 de janeiro de 2017

Para alegrar o dia 185

Retirado de Aquela amiga que.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

BONO BONO ぼのぼの

Bono Bono (ぼのぼの) é uma simpática animação infantil veiculada em 2016 na TV japonesa e que pode ser vista no Crunchyroll. É um daqueles títulos feitos para um público, mas que pode facilmente ser visto por outros. Isso porque a animação é claramente infantil, mas de tão bonitinho, sincero e com um humor ingênuo agrada aos adultos. São situações que crianças costumam perguntar como "por que é divertido andar?" ou outras situações como ter um objeto da sorte...
O personagem-título é um lombra-do-mar com alguns amigos bem peculiares. Tem um amigo Esquilo meio "carente" que anda sempre com uma bolota que parece ou é uma noz. Sua frase peculiar é "você vai me atentar?" Este tem duas irmãs: uma serena e outra meio doida que só o aporrinha. "Bono Bono" também tem um amigo resmungão, o Guaxinim, que também é meio brigão e "malvado", mas que no fundo é uma boa figura. Há outros personagens interessantes como sábios como o "Gato Pescador", o pai de "Bono Bono", os pais dos amigos...
Lançado agora em 2016 e ainda em exibição, tem cerca de cinco minutos, dois deles destinados ao tema de encerramento. Tem uma produção com cenários bem simples, porém com desenhos de personagens muito agradáveis aos olhos. Com animais "fofinhos" que certamente dariam belos bichos-de-pelúcias. O curioso é que esta é a segunda versão do título. "Bono Bono" já tivera um anime em 1995. Certamente, um ótimo anime para ser acompanhado independente da idade.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

A Múmia (The Mummy)

A Múmia é um filme de aventura lançado em 1999 que, naquele momento, já fazia muito tempo que Hollywood não produzia. Tem uma "pegada" ao estilo Indiana Jones, mas com muito mais brigas e porradas. Como fez muito sucesso, ganhou diversas sequências e também animação para televisão. Trouxe como protagonista o até então desconhecido Brendan Fraser. O papel dele fora recusado por Tom Cruise e Brad Pitt.
Na história, arqueólogos encontram uma artefato mítico que libertou Imhotep. Ele era a múmia em questão, cujo objetivo original era dominar o mundo e ressuscitar a amada. Para voltar a vida, Imhotep mata cada um dos arqueólogos que o reanimaram e escolhe a jovem Evelyn Carnahan - aspirante a egiptóloga - para o sacrifício. Contudo, Rick O'Connell fora contratado para ajudá-los a barrar os planos da "múmia".
Este certamente é um grande filme de aventura e que prende a atenção. Tem excelentes efeitos visuais que ainda hoje não envelheceram, muito bom humor e com boa música. O longa-metragem trouxe o estilo novamente em evidência que, lamentavelmente, não seguiu muito em frente. Pode ser visto nas TVs pagas, especialmente nos canais do Universal Studios.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Tema de Guerra Mundial Z


O tema de encerramento (ou instrumental de abertura de Israel) de Guerra Mundial Z é uma música muito bonita que retrata bem o que acontece no filme, o desenvolvimento do mesmo. Obviamente, com um bom instrumental, sobrevive também sem estar inserido no contexto do longa-metragem.

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

O menino do pijama listrado - livro

O menino do pijama listrado (THE BOY IN THE STRIPED PYJAMAS: A FABLE) de John Boyne traz um interessante relato fictício da Segunda Guerra Mundial. O desconhecimento de algumas pessoa ante os fatos, no caso, uma criança. Sem entender as atrocidades cometidas pelos adultos e sem as influências nefastas dos mesmos, como pessoa ainda em sua primeira fase se c comporta ante os fatos. A sinopse oficial traz bem as informações básicas,
Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz ideia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai.
O título faz-nos pensar quantas pessoas eram contra o regime - como a esposa e avó de Bruno - e quantos "Brunos" existiram naquele momento. Como a inocência de uma criança pode ou não ser tirada por pessoas e situações. É um livro relativamente rápido de ser lido. Mas, acabamos por demorar um pouco a lê-lo justamente pelos momentos de reflexão que faz-nos divagar. Uma boa leitura acerca daquele período histórico.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Curiosidades budeguísticas: benefícios do café

Neste início de ano em que sentimos cansaço tanto pelo calor como pelo retorno ao trabalho - para quem saiu de férias e voltou - eis alguns dos benefícios de ingerir café. Especialmente para manter o ânimo. As informações podem ser vistas neste link da page Perfeito

domingo, 15 de janeiro de 2017

Para alegrar o dia 184

O que a Elsa realmente queria dizer... Veja no link:
Arte Depressão

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Notícias que passaram batidas 21...

Uma das notícias que certamente passaram batidas vale muito a pena prestar atenção. Na page do Senado Federal tivemos a informação de que qualquer cidadão pode dar voz de prisão a um infrator. Ok, há algumas circunstâncias para isso. Mas, vale a pena dar uma olhada e ter conhecimento do fato.
E esta não é uma notícia, mas uma imagem elucidativa de algo que muitas pessoas não param para pensar. Agora que estamos no verão, podemos imaginar quantas "sombras" foram perdidas por pura burrice humana, ou maldade. A imagem foi retirada de CicloVivo.

Mudança na dublagem de Supergirl

O fato não foi tão comentado quanto poderia. Mas, vale deixar um registro, especialmente neste momento que Supergirl passa por uma reprise em sua segunda temporada no Brasil. A mudança de dublagem da série é um desrespeito gigante para com o telespectador que acompanhava a primeira temporada. Era possível perceber alguns problemas de ordem extremamente técnica como sincronismo e mixagem.
Porém, a escolha das vozes era perfeita. Especialmente dos protagonistas Carol Valença (Supergirl), Fátima Noya (Alex Danvers), Márcio Scharrenbroich Simão (James Olsen), Mara Lídia Manetti (Cat Grant), Fábio Moura (Hank Henshaw/ J'onn J'onzz) e Leonardo "Léo" Caldas (Winn Schott). Em entrevistas postas na internet, a Warner somente mencionou a mudança.
Como citado acima, os motivos parecem-nos óbvios. Contudo, isso não seria razão para fazer uma troca total. Bastava simplesmente mudar de estúdio - o real responsável pelos problemas técnicos - e manter as vozes. No final, foi uma baita bola fora da Warner e comentar tal desatino. É possível assistir no original, porque mesmo os dubladores atuais sendo bons, a memória afetiva assim é muito forte, já que os primeiros profissionais se encaixavam perfeitamente em seus personagens.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Adriana Calcanhotto - Fico Assim Sem Você


Os leitores deste site já sabem que alguns artistas são nossos preferidos. Um deles, na verdade, é ela: Adriana Calcanhotto. A música Fico Assim Sem Você também tem uma versão da dupla "Claudinho e Buchecha". Mas, para nós, a versão cantada por Adriana é melhor. Para quem não conhece, clique acima.

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

HQ Online: Dona Anésia

Dona Anésia é uma história de uma velhinha bem tipicamente velhinha. A frase anterior é redundante para elucidar o qual "velhinha" dona Anésia é. O quadrinho é escrito pelo artista Willian Leite, que tem diversos outros quadrinhos. Por serem tirinhas, as histórias são bem rápidas de serem lidas, inclusive porque as falas são simples e claras, e os desenhos bem nítidos. Uma leitura divertida.

domingo, 8 de janeiro de 2017

Para alegrar o dia 183

Retirado do Twitter...
"Me vê uma pinga aí, maluco..."

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Retrospectiva: o ano de diversos adeus

Todos os anos, obviamente, diversas personalidades morrem. Algumas mais comentadas, outras menos. O fato é que diversos famosos partiram e deixaram saudades profundas devido aos seus trabalhos grandiosos. Neste link temos algumas destas pessoas. Mas, para nós, o nome mais difícil foi de Alan Rickman, o professor Snape de Harry Potter. Sonhávamos, um dia, vê-lo em uma apresentação teatral na Inglaterra. Não mais. Por este motivo, é sempre bom aproveitarmos os momentos que podemos ver ou não um artista.

Retrospectiva: Filmes que surpreenderam

Em 2016, tivemos diversos filmes de heróis. Batman vs Superman: a Origem da Justiça foi uma grata produção que, de certa forma, sofreu com o preconceito até mesmo de meios de imprensa. Parece que as pessoas não entenderam que Marvel e DC Comis têm estilos diferentes e uma delas decidiu fazer algo mais sério. Ficou muito bom.
Caça-Fantasmas foi uma releitura que sofrera muito com o pessoal "mimimi" da internet. A maioria formada por homens que viram o clássico e nem deram chances ao título. O fato é que este longa-metragem foi uma das gratas comédias de 2016, mas que arrecadou pouco e que pode-se dizer que foi um fracasso de bilheteria.
Algo bem diferente ocorreu com Festa da Salsicha. Esta animação fez muito sucesso especialmente nos Estados Unidos. O grande "X" da questão é que o título tinha classificação etária bem alta, o que restringe a quantidade de público de um filme. Apesar de praticamente nem ter sido mencionado por aqui, é uma boa animação nonsense.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Retrospectiva: Rainha do gelo, da Broadway e das espadas

Ao longo os últimos dois anos, deixamos sempre claro o quão somos fãs da cantora/atriz Idina Menzel. O ano de 2016 foi importante, porque ela lançou um novo CD, que lastimavelmente não chegou ao Brasil. Aqui fica a lembrança da principal música do no disco, desta cantora que teria tudo para fazer sucesso aqui, mas que ainda é pouco conhecida.

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Retrospectiva: Língua Portuguesa


No último ano, iniciamos a seção Língua Portuguesa neste site. Quinzenalmente foram diversos posts. Sabemos que cometemos erros e solicitamos auxílio quando nossos leitores veem algo escrito errado. Procuramos sempre melhorar, pois sabemos que a nossa língua é uma das mais complexas do mundo. Há vários sites para ajudar na escrita, e um deles traz diversas informações de como escrever correto. A seção de Redação e Estilo do Senado Federal traz-nos algumas maneiras corretas de como escrever. Afinal, textos oficiais deve ser escritos de forma polida e texto acertado. Fica o registro de que iniciamos e continuaremos a fazer esta seção.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Retrospectiva: o caos político e ético

No ano de 2016, passamos por um dos momentos mais estranhos de nossa História. Diversas manifestações, um impeachment, um mandato não aceito de um vice. Foi um ano que vimos presidentes do nosso congresso quererem ficar a qualquer custo. Mas, a coisa mais estranha é ver a inércia da população ante direitos perdidos. E ver que pessoas que criticam tanto a corrupção, têm atitudes éticas questionáveis. Tanto em âmbito nacional, como em nossas relações humanas cotidianas.
Um das grandes questões que fica é: como os historiadores falarão no futuro o que aconteceu em 2016? Seria bom se o que mudasse de verdade fosse a atitude da população. Que não adianta ficar xingando partido A ou B na internet, mas em suas ações corriqueiras agem igualmente como aqueles que criticam. Foram tanta fotos, tantas imagens, que a única que parece ter algum sentido é nossa própria bandeira.

domingo, 1 de janeiro de 2017

Para alegrar o dia 182

Retirado de Bode Gaiato
←  Anterior Proxima  → Inicio