Desejo: Boas Festas...

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

O menino do pijama listrado - livro

O menino do pijama listrado (THE BOY IN THE STRIPED PYJAMAS: A FABLE) de John Boyne traz um interessante relato fictício da Segunda Guerra Mundial. O desconhecimento de algumas pessoa ante os fatos, no caso, uma criança. Sem entender as atrocidades cometidas pelos adultos e sem as influências nefastas dos mesmos, como pessoa ainda em sua primeira fase se c comporta ante os fatos. A sinopse oficial traz bem as informações básicas,
Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz ideia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai.
O título faz-nos pensar quantas pessoas eram contra o regime - como a esposa e avó de Bruno - e quantos "Brunos" existiram naquele momento. Como a inocência de uma criança pode ou não ser tirada por pessoas e situações. É um livro relativamente rápido de ser lido. Mas, acabamos por demorar um pouco a lê-lo justamente pelos momentos de reflexão que faz-nos divagar. Uma boa leitura acerca daquele período histórico.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários: