Desejo: Boas Festas...

quinta-feira, 30 de junho de 2016

O Auto da Compadecida

O Auto da Compadecida foi daqueles trabalhos geniais que nossa televisão nos proporcionou. Originalmente, o título é uma peça teatral de Ariano Suassuna. Foi lançado na televisão em 1999 em formato de mini série, depois foi aos cinemas. Inovou nas telinhas, pois foi um dos primeiros televisivos a usar película cinematográfica.
A história ocorre em uma cidadezinha no sertão nordestino. Entre os diversos moradores, com condutas nada louváveis, há dois pobretões: Chicó e João Grilo. O primeiro é um verdadeiro covarde que se apaixona pela filha do coronel local. O segundo é um verdadeiro trapaceiro. Ambos são amigos e acabam se metendo nas mais diversas situações inusitadas.
O sucesso na televisão se deu pelo formato inovador que inclui edição, fotografia, música, direção e especialmente atuação. Poderíamos dizer que O Auto da Compadecida teve a melhor escolha de elenco que nossa televisão já vislumbrou:
Matheus Nachtergaele como João Grilo
Selton Mello como Chicó
Marco Nanini como Cangaceiro Severino de Aracaju
Fernanda Montenegro como Nossa Senhora (Compadecida)
Denise Fraga como Dora
Lima Duarte como Bispo
Rogério Cardoso como Padre João
Diogo Vilela como Eurico
Maurício Gonçalves como Jesus Cristo
Virginia Cavendish como Rosinha
Paulo Goulart como Major Antônio Morais
Luís Melo como Satanás
Bruno Garcia como Seu Vicentão
Enrique Diaz como Capanga De Severino
Aramis Trindade como Cabo Setenta

Poderíamos dizer, inclusive, ser um verdadeiro "sacrilégio" nunca ter assistido a esta produção. A mini série foi lançada em DVDs, um tanto difícil de ser encontrada. Mas, a versão cinematográfica é facilmente achada  e também de exibida na TV Globo. Obra-prima que merece, sempre ser lembrada, inclusive pelo teor histórico-cultural regional brasileiro.

quarta-feira, 29 de junho de 2016

ANIMA INFO 1715

Gilmore Girls na Netflix


A Netflix anuncia que as temporadas 1 a 7 de Gilmore Girls estreiam nesta sexta-feira, dia 1º de julho. Para marcar a data, a atriz Lauren Graham, protagonista da série, postou um vídeo dizendo "olá" em diversos idiomas (menos português) e anunciando a chegada de todas as temporadas de Gilmore Girls ao catálogo Netflix.
Ela relembra que ainda este ano estreiam 4 novos episódios especiais de Gilmore Girls: A Year in the Life, série original Netflix, com 90 minutos de duração cada. Ao final ela dá boas-vindas à Stars Hollow e brinca com uma marca registrada dos diálogos da série.

A Lua - MPB4


A Lua do grupo MPB4 é daquelas músicas que a gente conhece por acaso total. Escuto no meu trabalho das quartas-feiras. Meu encanto se deu de cara porque a Lua causa-me um encanto único. Se eu tiver oportunidade, fico ali observando-a. A canção é muito bonita.

terça-feira, 28 de junho de 2016

segunda-feira, 27 de junho de 2016

HQ Online: Asmopleon Danteredun

Com um nome sugestivamente enigmático, Asmopleon Danteredun de Andy Corsant é um site de HQs um tanto incômodo. Algumas histórias têm um humor, em certos momentos, incômodo. Além de algumas tiras, também há ilustrações reflexivas como a vista acima. Site com histórias em quadrinhos interessantes a ler, especialmente "Picadeiro Mambembe". Um palhaço não lá muito engraçado...

domingo, 26 de junho de 2016

Para alegrar o dia 161

Retirado de alguma página no Facebook...

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Onigamiden ou 鬼神伝

A Lenda do Dragão Milenar (Onigamiden ou 鬼神伝) é um anime longa-metragem lançado em DVD em outubro de 2011 no Brasil. Este filme conta a jornada de um típico estudante japonês que volta a um passado misterioso repleto de monstros, dragões e estranhos poderes ocultos. Entre várias batalhas e aventuras extraordinárias, Jun - o adolescente tímido - é transformado em um herói destinado a combater o mal e assegurar a harmonia e a tranquilidade no mundo.Tecemos algumas considerações acerca deste anime neste link. É um anime interessante, apesar de já ser meio difícil de encontrá-lo.

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Independence Day

Hoje, estreia nos cinemas brasileiros a continuação de Independence Day, filme de sucesso dos anos 90. Ainda não vimos o segundo longa-metragem e nem sabemos se veremos ou não no cinema. Talvez por um pouco de restrições devido ao primeiro. O trailer daquele primeiro ID era fantástico e chamava a atenção a explosão da Casa Branca.
Alienígenas invadem a Terra e o grande objetivo deles é acabar com a humanidade. Tudo acontece pouco antes de 4 de julho, Dia da Independência dos Estados Unidos. Este país lidera a resistência, especialmente com a presença do próprio presidente. Até seria um filme normal se não fosse um grande exagero.
Os americanos realmente aparecem como salvadores do mundo, em algumas falas que causam náuseas em nós que não nascemos naquele país. Independence Day traz um sentimento de inferioridade, o que o torna muito desagradável de ser visto uma segunda vez. Talvez seja interessante assisti-lo antes de ser gastar dinheiro para ver o segundo filme.

quarta-feira, 22 de junho de 2016

ANIMA INFO 1714

Nova animação de Frozen LEGO estreia no Disney Channel

Diversos sites internacionais divulgaram esta semana que Frozen ganhará uma nova animação. Desta vez, em versão LEGO. Serão quatro episódios em curta-metragens, a serem lançados no Disney Channel americano em julho. No Brasil, possivelmente será no mesmo mês. Frozen LEGO (Frozen Northern Lights) ganhará ainda livros e outros produtos baseados no universo original do filme e no estilo "Lego" de animação. A versão original As vozes de Kristen Bell e Idina Menzel (Anna e Elsa).

Sabiá - Luiz Gonzaga


Acredito que não há mais oque falar de Luiz Gonzaga. É praticamente auto-explicativo. O vídeo acima, curiosamente, tem legendas em inglês. Ei, psiu... já nunca ouviu?

terça-feira, 21 de junho de 2016

ANIMA INFO 1713

Primeiro trailer de Mortadelo e Salaminho 3D está online


O primeiro trailer do filme Mortadelo e Salaminho 3D - Missão Inacreditável foi lançado hoje pela distribuidora Sato Company. A animação espanhola chega aos cinemas brasileiros no dia 15 de setembro exclusivamente na Rede Cinépolis.
Dirigido por Javier Fasser, o longa é a mais nova adaptação para os cinemas da série de histórias em quadrinhos de criada por Francisco Ibáñez em 1958. O filme recebeu 8 indicações no 29° Prêmio Goya - o “Oscar espanhol”, vencendo nas categorias Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Filme de Animação.
Na história, Jimmy, o Engraçadinho e sua gangue roubam um documento ultra-secreto do quartel general da TIA (Técnicos de Investigações Avançadas). Ao ver a agência de espionagem ridicularizada, o superintendente convoca dois agentes especiais para a missão de recuperar o documento: Mortadelo e Salaminho.

Paródia, paráfrase & cia

O livro Paródia, paráfrase & Cia de Affonso Romano de Sant'Anna é uma boa publicação para elucidar as diferenças destes estilos. É um livro relativamente pequeno, com média de 94 páginas. Porém, isso não faz dele uma publicação fácil. Traz as diferenças de apropriação de um texto em relação a outro. O autor também nos apresenta exemplos e também alguns conceitos históricos e artísticos necessários para uma melhor compreensão de sua obra.
Sant´Anna é um estudioso da PUC-RJ e como tal, tem um estilo de escrita relativamente sofisticado. É possível entendê-lo, mas é necessário uma certa atenção para não se perder nas considerações dele. Livro indicado especialmente para quem gosta de escrever. A capa ao lado é uma edição mais antiga. Lembramos que a mesma da editora Ática já sofreu alterações.

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Curiosidades budeguísticas: inverno x verão

A imagem acima mostra como é a "virada" do planeta Terra nas estações do ano. No momento, estamos no ponto mais longe e "nas costas" do planeta em relação ao Sol. Retirado de Gustavo Figueiredo. Neste ano:

20 de Março - Equinócio de Outono - duração do dia igual a da noite
21 de Junho - Solstício de Inverno - duração da noite maior do que a do dia
22 de Setembro - Equinócio de Primavera - duração do dia igual a da noite
21 de Dezembro - Solstício de Verão - duração do dia maior do que a da noite

domingo, 19 de junho de 2016

Para alegrar o dia 160

Retirado de algum site da internet.

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Notícias que passaram batidas 08...

O vídeo de A era da Inveja - Ayn Rand traz-nos uma reflexão acerca dos pensamentos e atitudes do ser humano atual. A filósofa fez tais considerações nos anos 60/70 no vídeo, mas o mesmo continua deveras atual.
Além do vídeo do link acima, outra notícia que certamente passou batida foi Menina 'defende' capitalismo em questão de prova, leva nota zero e mãe questiona: 'Escola sem partido?'. Sim, é necessário haver uma discussão política nas escolas. Mas, desde todos os pontos de vistas sejam aceitos. Dar zero a uma aluna por causa de sua lógica mostra como professores estão realmente envoltos em suas ideologias e não com a educação. Sinistro...

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Minha mãe é uma viagem

Recentemente, Barbra Streisand tem feito poucos filmes como atriz e cantora. Mas, quando ela aparece, chega a ser um "acontecimento". Lançado em 2013, a artista dá as caras em Minha mãe é uma viagem, comédia em que ela atua com Seth Rogen. Na história, ela é a mãe muito "nonsense" de Andy Brewster (Rogen), que sai em viagem com o filho. Ele tenta vender seu produto a empresas pelos Estados Unidos, saindo de uma costa a outra. Ambos têm uma relação um tanto conturbada e têm também que lidar com suas diferenças.
O que chama a atenção nesta história é que "Streisand" é uma mãe típica de um filho adulto. Obviamente, distinta de "Hermínia" de Minha mãe é uma peça, mas mesmo assim, uma mãe típica. Diferente de seus filmes mais conhecidos, Barbra não canta neste longa-metragem, mas, a cena mais curiosa fica por conta dela, no restaurante. Não é uma obra-prima das comédias, mas há um humor simples e refinado, cuja graça está nos detalhes. Interessante de ver mas poucas vezes que é exibido nas TVs pagas.

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Meghan Trainor - Better When I'm Dancin'


Esta música é tema original do filme de Snoopy & Charlie Brown: Peanuts, O Filme. Não conheço a cantora, talvez ela seja famosa... Mas, o importante aqui é a canção divertida e também o clipe, muito bonitinho.

terça-feira, 14 de junho de 2016

Língua Portuguesa: lembrança do uso do acento grave

Retirado de alguma página no Facebook.

segunda-feira, 13 de junho de 2016

HQ Online - Clarissa, a menina abusada pelo pai

Clarissa, a menina abusada pelo pai é certamente uma HQ perturbadora. Isso porque trata justamente da questão do abuso sexual com uma criança. Neste link temos a versão traduzida desta HQ. Este outro link é a versão original em inglês. Não existe a "cena" propriamente dita. E nem precisa. O que incomoda é perceber o qual a cultura está deteriorada em culpa só a mulher, mesmo sendo ela uma criança... Quadrinho OBRIGATÓRIO de ser lido.

domingo, 12 de junho de 2016

Para alegrar o dia 159

Como bem tirado do @BBAnimaIs do Twitter: "ei caras, vocês sabem que eu sou um cachorro, né?

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Sanjay´s Super Team

A Disney/Pixar brindou os espectadores em 2015 com a animação Sanjay´s Super Team. O curta-metragem é baseado em uma história "real". É um garotinho que quer ver TV e não consegue. É possível assistir ao curta neste link. Título genial que nos mostra a importância da autoridade de um pai e como um criança pode enxergar o seu mundo religioso, sem perder a religiosidade.

quinta-feira, 9 de junho de 2016

A procura da felicidade

Certamente, A procura da felicidade é um dos filmes mais bonitos da década passada. E também que deixa o espectador mais nervoso, dadas as situações em que o personagem Chris Gardner e seu filho passam. Com uma excelente atuação de Will Smith, este foi a primeira vez que ele trabalhou com o filho: Jaden Smith.
A história traz Chris Gardner, um vendedor de equipamento de hospital que passa por grandes problemas financeiros. Ele e a esposa acabam se separando e o filho pequeno fica com ele. A jornada de Gardner inicia em um apartamento, passa a um hotel, vai ao abrigo e até dormir na rua. Ao mesmo tempo que vende o equipamento, ele também trabalha com estágio de corretor.
Como o filme se chama A procura da felicidade, a gente espera o tempo inteiro o momento que ele terá a "virada" na vida. Pois as necessidades em que viveu o personagem com o filho são gigantes, baseado em uma história real. Faz-nos pensar quantas pessoas necessitam de oportunidades e não têm. Longa-metragem obrigatório de se ver nas TVs pagas.

quarta-feira, 8 de junho de 2016

ANIMA INFO 1712

Novo filme de "Os Caça-Fantasmas ganha dia especial nos EUA

Apesar de uma série de controvérsias, a Sony Pictures pretende fazer um "Dia Especial de Os Caça-Fantasmas. Acontecerá uma série de eventos e atividades comemorativas nos Estados Unidos, um dia antes da estreia, que lá acontece em 15 de julho. Segundo o License Global, a cidade de Nova Iorque será o principal palco. Além disso, os atores da versão clássica estarão no programa "Jimmy Kimmel Live". No Brasil, o longa-metragem estreia em 14 de julho.

Snoopy - Peanuts Main Theme


O tema musical principal da animação Snoopy é  uma das melhores trilhas já produzidas... Certamente, a geração de 30 anos, que viu a animação exibida no SBT, conheceu e aprendeu a curtir jazz com este desenho animado. Genial, vale muito a pena escutar.

terça-feira, 7 de junho de 2016

ANIMA INFO 1711

Zootopia passa de 1 bilhão de dólares no mundo

De acordo com diversos sites internacionais e também com o "Box Office Mojo", a animação Zootopia conseguiu um feito muito significativo para uma animação. Esta semana, ultrapassou a marca de 1 bilhão de dólares na bilheteria mundial. Assim como sua antecessora - Frozen -, esta animação não foi largamente badalada e nem teve grande divulgação. Mesmo assim, alcançou arredação significativa. Zootopia em breve chega ao mercado de DVD no Brasil.

Cultura brasileira e identidade nacional de Renato Ortiz

Cultura brasileira e identidade nacional de Renato Ortiz é um bom livro a ser lido no atual momento da História brasileira, em que se discute o que é cultura e a necessidade da atenção da mesma com um ministério de Estado. A primeira edição foi de 1985, mas parece que a questão da cultura posta por Ortiz continua atual. De acordo com a sinopse retirada do Google Books:
O autor procura mostrar que a identidade nacional está profundamente ligada a uma reinterpretação do popular pelos grupos sociais e à própria construção do Estado brasileiro. Não existe, assim, uma identidade autêntica, mas uma pluralidade de identidades, construídas por diferentes grupos sociais em diferentes momentos históricos.
Ou seja, Ortiz relata do ponto de vista cultural toda a diversidade da existência da sociedade brasileira. Assim como Darcy Ribeiro relata acerta das matrizes gerais do povo brasileiro, o autor de "O Povo Brasileiro" foca nas questões culturais. Como Ortiz bem nos lembra, "o dilema dos intelectuais do final do século é o de construir uma uma identidade nacional. Para tanto é necessário se reportar às condições reais da existência do país."
É importante neste momento, analisar o que já foi escrito e pensar em melhorias conforme as necessidades atuais da nossa sociedade. Com ideias e ações que possam melhorar as condições culturais do país, inclusive pegando exemplos já executados que deram certo, e os que deram errado para não fazê-los novamente.

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Curiosidades budeguísticas: Nem eira nem beira

Alguns termos são bem conhecidos das pessoas, mas falamos sem ter certeza de como surgiram. É o caso de nem eira nem beira. De acordo com vários sites, "eira" era uma área da casa usada para limpar e secar cereais. Grosso modo, seria hoje uma área livre de uma casa, equivalente a um quintal grande. Veja foto abaixo de uma "eira".
Já uma "beira" era um tipo de extensão do telhado, que seria para proteger da chuva. Tanto a eira e beira eram acréscimos às residências de pessoas que possuíam muito dinheiro. Ou seja, quem não tinha nem uma coisa nem outra, um "nem eira nem beira", era uma pessoa pobre. Hoje, dada a evolução das casas, a expressão não faria muito sentido. Muitas residências têm espaços "livres" e uma parte a mais no telhado, sem ser necessariamente, residências de pessoas ricas. Abaixo, o que seria uma "beira".


domingo, 5 de junho de 2016

Para alegrar o dia 158

Retirado do Facebook...

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Notícias que passaram batidas 07...

De todas as notícias que passaram batidas, talvez esta seja uma das mais incômodas... As 7 marcas de chocolate que utilizariam trabalho escravo infantil. Incomoda porque a maioria delas marcas que a gente consume... Estou tentando comer chocolates que não seja destas marcas.
Já esta outra mostra que o ser humano ainda tem jeito... Que, em meio a tantas notícias ruins, sempre encontramos aquelas que podemos ter "orgulho alheio". Garoto empresta muleta para amigo conseguir assistir ao jogo, com a imagem acima... É meio auto-explicativo. Mas, vale a pena conferir!!!

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Haja Coração x Escrava Mãe...

Esta semana, tivemos uma situação inédita, ou quase, nas novelas da sete da rede Globo. Haja Coração estreou em plena terça-feira. A antecessora foi ao ar na segunda-feira, com direito a reprise na TV na terça-feira à tarde. Mas, qual motivo teria feito a emissora carioca fazer isso? A única coisa que passou a mente  e de muitos jornalistas foi... a novela da Record, Escrava Mãe.
Enquanto a primeira é um remake de Sassaricando, "Escrava Mãe" traz a vida da mãe de "Escrava Isaura". Será uma disputa boa. Obviamente, a Globo se dará melhor e também por causa dos jornalistas de novelas, que costumam dar atenção às produções globais e têm preconceito voraz com os folhetins da Record. Ao longo desta "batalha", veremos os desempenhos e talvez falemos posteriormente a situação de ambas. O que deixamos claro é que esperamos que ambas deem certo. É bom que haja concorrência em prol de produtores e artistas nacionais.

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Vanessa Da Mata - Toda Humanidade Nasceu de uma Mulher


Todos vocês sabem como curto as músicas de Vanessa da Mata, então... Mais uma. É um tanto providencial para o momento atual. Faz parte do CD atual dela - Segue o Som - que tem músicas muito legais... E sim, ainda vou num show dela...
←  Anterior Proxima  → Inicio