Desejo: Boas Festas...

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Curiosidades budeguísticas: a invenção do avião (14 Bis)

A abertura das Olimpíadas do Rio de Janeiro (#Rio2016 #RioOlympics2016) causou uma pequena guerra entre Brasil e Estados Unidos devido a aparição do 14 Bis. Os americanos acreditam que eles foram os criadores do avião com os irmãos Wright. Muito se comentou acerca da forma de voo deles. O fato é que eles "se catapultaram" para frente e assim, voaram por cerca de um minuto, isso supostamente em 1903.
Alberto Santos Dumont fez o primeiro voo em 1906. Porém, com algumas diferenças fundamentais. Dumont voou na França cerca de 220 metros partindo em linha reta (como os aviões o fazem hoje) com uma máquina de propulsão própria. Teve registros e presenças oficiais da companhia cinematográfica Pathé e reconhecimento pela Aeroclube da França e FAI (Federation Aéronautique International).
Estas informações podem ser coletadas em diversos sites, com especial atenção ao Nexo Jornal, que também traz os conceitos fundamentais do que era necessário para ser considerado voo. . Apesar de fazer duas semanas das abertura das Olimpíadas, deixamos o registro não somente por patriotismo. Mas, principalmente, por um referencial histórico mais claro do fato. Fora este, ainda há entendedores que apontam o Demoiselle - também de Santos Dumont de 1907 - como o primeiro avião de fato.
Entendemos que os irmãos possam ter feito algum experimento interessante. Contudo, não há registros oficiais de nenhuma instituição confiável no momento da execução. Este registro fora feito pelos irmãos anos depois. Em caráter oficial, visto por diversas pessoas, o 14 Bis é o primeiro modelo de avião a levantar voo. A História não pode perder nem para o cinema e desenhos animados. E a História deixa claro o registro destes fatos.
(airplane, avión, avion, Flugzeug, מטוס, プレーン )
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários: