Desejo: Boas Festas...

terça-feira, 7 de junho de 2016

Cultura brasileira e identidade nacional de Renato Ortiz

Cultura brasileira e identidade nacional de Renato Ortiz é um bom livro a ser lido no atual momento da História brasileira, em que se discute o que é cultura e a necessidade da atenção da mesma com um ministério de Estado. A primeira edição foi de 1985, mas parece que a questão da cultura posta por Ortiz continua atual. De acordo com a sinopse retirada do Google Books:
O autor procura mostrar que a identidade nacional está profundamente ligada a uma reinterpretação do popular pelos grupos sociais e à própria construção do Estado brasileiro. Não existe, assim, uma identidade autêntica, mas uma pluralidade de identidades, construídas por diferentes grupos sociais em diferentes momentos históricos.
Ou seja, Ortiz relata do ponto de vista cultural toda a diversidade da existência da sociedade brasileira. Assim como Darcy Ribeiro relata acerta das matrizes gerais do povo brasileiro, o autor de "O Povo Brasileiro" foca nas questões culturais. Como Ortiz bem nos lembra, "o dilema dos intelectuais do final do século é o de construir uma uma identidade nacional. Para tanto é necessário se reportar às condições reais da existência do país."
É importante neste momento, analisar o que já foi escrito e pensar em melhorias conforme as necessidades atuais da nossa sociedade. Com ideias e ações que possam melhorar as condições culturais do país, inclusive pegando exemplos já executados que deram certo, e os que deram errado para não fazê-los novamente.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários: