Desejo: Boas Festas...

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Curiosidades budeguísticas: flatulência

Muitas pessoas perguntam-se como são formados os gases em nosso organismo. O termo médico para o fato é flatuência. Basicamente, "a flatulência é produzida a partir da fermentação de matéria em decomposição no corpo, dando origem aos flatos quando os gases escapam através do ânus", de acordo com o Cria Saúde. Os gases também podem ocorrer e sair pela boca, acontecendo o "arroto".
Além desta explicação, de acordo com o site do doutor Drauzio Varella, a produção de gases também ocorre pelo "ar engolido". "A maior parte deles é produzida no intestino por carboidratos que não são quebrados na passagem pelo estômago. Como o intestino não produz as enzimas necessárias para digeri-los, eles são fermentados por bactérias que normalmente ali residem. Esse processo é responsável pela maior produção e liberação de gases."
Assim, apesar de ser desagradável pelo cheiro e muitas vezes pelo som, a flatulência ocorre com todas as pessoas. Acessando os sites acima e outros, podem acontecem situações foram da "normalidade", que requerem atenção médica. E, a não ocorrência também requer cuidados, porque sim, os gases são fatos naturais e rotineiros do ser humano.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários: