Desejo: Boas Festas...

terça-feira, 26 de abril de 2016

A Metamorfose

A Metamorfose é daqueles livros que incomodam bastante por mostrar-nos coisas as quais vivemos ou poderemos viver. Mesmo com o tom surreal da obra de Franz Kafka. Apesar do site oficial da L&PM Editores citar bastante o segundo conto "O Veredicto", que provavelmente faz muita alusão a própria vida do autor, é em A Metamorfose que acabamos por favor uma reflexão acerca de nossa própria vida.
Gregor Samsa tem uma vida normal. É um típico assalariado do início do século XX, que sustenta a família com um bom emprego. Contudo, por uma situação nada explicada, ele se transforma em um inseto grande. Obviamente causa uma situação estranha na família. Num primeiro momento, podemos imaginar que a metamorfose em questão é a mudança dele.
Não é. A mudança gradual ocorre nos sentimentos dele em relação a família e da própria família em relação a ele. E os questionamentos também: até que ponto vale a pena nos dedicarmos a alguém? Até que ponto uma pessoa se torna um fardo em nossas vidas? São questões existenciais que acontecem no âmbito humano e familiar. Interessante e assustador porque faz-no enxergarmos a nós mesmos.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários: