Desejo: Boas Festas...

quinta-feira, 30 de abril de 2015

ANIMA INFO 1689

PlayArte promove o Festival Naruto Shippuden, com anime, mangá e game

Em comemoração aos 15 anos do mangá e a chegada de The Last Naruto: O Filme aos cinemas, a PlayArte preparou um festival com os primeiros episódios da série Naruto Shippuden ナルト 疾風伝, como um esquenta antes da estreia do longa-metragem. Outra novidade do evento é uma apresentação especial do game ainda inédito no Brasil, o Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 4, que será lançado pela BANDAI NAMCO ENTERTAINMENT. Já a editora PANINI também levará uma novidade. Tanto NAMCO e a PANINI realizarão sorteios entre outras surpresas.

Sobre o Festival

O Festival acontecerá no cinema PlayArte Bristol (Avenida Paulista, 2064 - Shopping Center 3) e será dividido em dois finais de semana, exibindo ao todo doze episódios. A cada dia comprado, o espectador leva para casa um postal com ilustrações exclusivas. No total são quatro postais diferentes. Para quem comprar o pacote que dá direito aos quatro dias do festival, além dos postais ganhará também um pôster com uma imagem que veio direto do Japão. Na bomboniere do cinema estará à venda o “Combo Naruto”, que, além da pipoca e refrigerante, terá um copo especial do filme “The Last” para levar para casa e guardar de souvenir. Os ingressos terão um preço especial e diferenciado para esta ação: inteira – R$ 15,00, meia – R$ 7,50. Outras informações no site do evento. Por fim, a PlayArte Home Video anuncia que lançará a partir de julho deste ano os dez volumes da série Naruto Shippuden em DVD.

Confira a programação de 16/05 a 24/05/2014:
**venda de ingressos sujeita à lotação da sala

Sábado, 16 de maio, às 17h
Episódio 01 - Voltando para casa
Episódio 02 - Os Akatsuki entram em ação
Episódio 03 - Os resultados do treinamento

Domingo, 17 de maio, às 17h
Episódio 04 –Jinchuuriki da areia
Episódio 05 –Kazekage age com bravura
Episódio 06 – Missão cumprida

Sábado, 23 de maio, às 17h
Episódio 07 – Corra Kankuro
Episódio 08 – A equipe Kakashi se mobiliza
Episódio 09 – As lágrimas do Jinchuriki

Domingo, 24 de maio, às 17h
Episódio 10 –Técnica de selamento: Nove dragões fantasmas
Episódio 11 – A aprendiz de médica ninja
Episódio 12 – A determinação da vovó aposentada

Filme Elvira - A Rainha das Trevas

Os anos 80 nos brindou com muitos filmes interessantes. Mesmo aqueles que são considerados "trash". Um exemplo disso é Elvira - A Rainha das Trevas (Elvira, Mistress of the Dark), que se tornou um clássico do gênero conhecido como "filme B". Na sinopse que encontramos no site da livraria Cultura,
Elvira (Cassandra Peterson) é a anfitriã de um programa de baixo orçamento sobre filmes de terror. A apresentadora herda da tia Morgana uma velha mansão em Fallwell, Massachusetts, uma pequena cidade com apenas 1313 habitantes. Ela sonha em vender a casa e ir para Las Vegas, mas encontra dois sérios problemas - o primeiro são os adultos da cidade, que ficam espantados com o modo como ela se veste e se comporta. Liderados por Chastity Pariah (Edie McClurg), eles fazem forte oposição à presença de Elvira na localidade. O segundo problema é Vincent Talbot (W. Morgan Sheppard), um tio de Elvira que não herdou nada, mas deseja obter de qualquer maneira um 'livro de receitas' que também foi herdado por Elvira, que dará a ele imensos poderes para fazer diversos tipos de bruxarias.
O argumento é meio tolo mesmo. Mas, no final, o que chama a atenção é o conjunto do todo. A interpretação dos atores, cenários, música e tudo mais. É todo com visual mal feito, é para ser assim. É o mal feito "bem feito". O grande achado deste filme é ser engraçado. E, a figura de Cassandra Peterson. Ela tem uma presença de cena incrível. Cassandra Peterson já tinha esta personagem antes do filme e ela fazia mais ou menos a mesma coisa em shows nos Estados Unidos.
Em verdade, a artista só deu vida para aquilo que já fazia e deu certo. Sua simpatia é tanta, que apesar de fazer o estilo "gostosona", muitos de seus fãs, em verdade, são mulheres. Como Elvira - A Rainha das Trevas não tem um grande distribuidor, o filme costuma ser lançados por distribuidores pequenos. Há um DVD recente lançado, que pode ser visto no link da livraria Cultura acima.

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Orchestral Manoeuvres In The Dark - If You Leave


Orchestral Manoeuvres In The Dark é das bandas dos anos 80 que, que eu saiba, ficou lá nos anos 80. Tinha algumas músicas legais. Mas, certamente, a melhor é If You Leave, tema final do filme A Garota de Rosa Shocking. A canção meio que nem é para a personagem-título, mas, para o amigo dela. O longa-metragem é um clássico. A música talvez nem seja.. mas é linda.

terça-feira, 28 de abril de 2015

OUTROS ESCRITOS – OPINIÃO: Adaptações de clássicos literários... Quero não!

(...) como o inferno são mesmo os outros, há quem ache que os clássicos literários de nosso Brasil varonil precisam ser adaptados para uma “linguagem mais fácil” a fim de que as crianças e jovens possam entendê-los. Em outras palavras, os defensores das adaptações, mesmo não afirmando isso, acreditam que a meninada não tem inteligência suficiente para compreender a ironia, a sutileza e o estilo de Machado de Assis.
Como se os resumos da internet já não fizessem estrago suficiente, os caras lá do alto encomendam uma adaptação de “O Alienista” para chamar a atenção do público jovem, que ultimamente anda bebendo na fonte das produções estrangeiras. Pela minha experiência com adaptações de clássicos – “Os três mosqueteiros”, “Romeu e Julieta”, até “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, também de Machado – eu posso atestar, com toda a certeza, de que esse povo está dando um tiro no próprio pé.
Veja resenha completa neste link.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Curiosidades budeguísticas: metrô de Londres, o primeiro do mundo

Algumas cidades brasileiras têm os chamados metrôs, meio de transporte terrestre mais rápido que temos em terras tupiniquins. De todos, o metropolitano de São Paulo é mais conhecido e melhor estruturado. Todavia, não foi o primeiro do mundo. Foram mais de cem anos para este meio de transporte chegar ao Brasil. O primeiro mundo foi o metrô de Londres. Seu nome original é London Underground, apesar de também ser conhecido como The Tube, Tube, The Underground ou Underground. É o sistema mais antigo do planeta, fundado em 10 de janeiro de 1863. Atualmente, também estão inclusos os sistemas de trens.
Chega a ser curiosa a relação que os britânicos têm para com seu metrô. Basta vermos que sequências de Harry Potter e Crônicas de Nárnia ocorrem no local. Este transporte público foi originalmente construído com recursos privados. Surgiu em um momento da História de Londres em que não haviam mais espaços da cidade na locomoção de carroças e pouco tempo depois de carros. O crescimento das linhas foi constante e hoje, o metrô da cidade é, além do mais antigo do mundo, considerado um dos melhores também.
Apesar da extensão territorial da cidade de Londres ser muito menor do que a cidade de São Paulo, a malha viária de trens e metrôs é cerca de 418 Km. Ao longo da História, o local subterrâneo já foi abrigo para o povo londrino na ocasião da Segunda Guerra Mundial. Quando a capital da Inglaterra fora bombardeada por nazistas, foi no metrô que muitos cidadãos se refugiaram. Este fato também - de certa forma - ajudou e muito no carinho que o povo inglês tem para com seu metrô, que é considerado um dos símbolos de Londres. Veja mais informações no link acima também na internet pelos seus nomes em inglês.

domingo, 26 de abril de 2015

Para alegrar o dia 108

Relembrando que nunca diga não ao Panda...

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Feminismo, transgêneros, homossexualidade, sociedade e muito mais...

Esta entrevista com Camille Paglia (disponível no site da Folha Online, clique no link) é extremamente interessante de ser lida. Raro eu concordar quase - quiçá integralmente - com uma pessoa. Mas, acho que concordo com ela em 99% das opiniões. Existe um tipo de feminismo que está fazendo um mal terrível para a sociedade... E olha que Paglia é feminista.
A entrevista vai na mão do que eu indaguei no Dia Internacional da Mulher, no link. Dia Internacional da Mulher, pelo o que estamos lutando mesmo? A dicotomia do que queremos... O que está acontecendo com o mundo? Paglia meio que responde de uma maneira clara, sem rodeios e objetiva. Eu ficaria contente em ler suas ponderações. Porém, lembro que quem colocar entre hoje à noite e sábado... Seu comentário só irá ao ar no domingo. Mas, comente.

quinta-feira, 23 de abril de 2015

TV Globo (#Globo50) - em seus 50 anos... me serve vadia!

A TV Globo completa no próximo domingo os seus 50 anos. Muitas pessoas vão dizer que a odeiam. De fato, há motivos para odiá-la, já que a emissora flerta com os governos que estão no poder. Apesar de "vermelhos" de plantão dizerem que não... Sim, inclusive com o governo atual a emissora tem seus momentos de trégua e amor. Há casos clássicos do problemas políticos que a TV Globo já enfrentou de forma obscura, como as manifestações das Diretas Já e a clássica edição do debate final de Collor-Lula em 1989.
Há casos que pouquíssima gente lembra, como o avião da Gol que caiu e o JN preferiu noticiar o mensalão. Sim, naquele mesmo dia, o "Jornal da Band", que antecedia o JN, já havia falando da ocorrência devidamente ignorada pela emissora cariosa. Inclusive, chega a ser curioso o termo "emissor carioca", já que a Globo não é a única daquele Estado. Também tem outros apelidos como "poderosa", inventada por Carlos Massa, o Ratinho.
Assim, poderíamos dizer que todos odiamos a Globo? Certamente que não. Óbvio que bom seria se a empresa fosse isenta. Mas, a verdade é que não existe empresa de comunicação isenta. Vivemos em um mundo capitalista e as empresas sempre tendem a trabalhar em prol de suas próprias contas. É ilusão, inocência ou idiotice imaginar que seria diferente, que deveria ser diferente. Todas as organizações de comunicação, sejam com características de "esquerda" ou "direita" são assim.
Fato é que a emissora nos brindou com grandes trabalhos, grandes produções na área do entretenimento. Seu circo? Sim, mas todos precisamos de circo, precisamos rir para não chorar com as coisas cotidianas. Todos  precisamos do Plim-Plim dos filmes, as músicas da moda das novelas, a saudosa Zebrinha do Fantástico, a musiquinha do "tam-tamtam-tamtamtamtam" do "quem morreu?", tudo faz parte de nossas vidas. Inclusive do "haters".
Negar que muitas destas produções fazem parte da lembrança afetiva das pessoas, é negar parte da vida delas. Negar os cliques do Fantástico, negar o Balão Mágico, negar O Sítio do Pica-Pau Amarelo, negar A Xua (nossa, agora na Record?), negar Vamp... aos mais jovens, negar Digimons digitais... Digimons são campeões (sim, Angélica já cantou isso), Dragon Ball Z, negar inclusive o ódio que sentimos da chatice do Galvão Bueno (seria ele um pássaro, amigo americ. ano?).
Não podemos negar: odiamos amar a TV Globo. Falemos para a emissora o mesmo que a Nina disse para a Carminha: “Me serve, vadia!” (noveleiros entenderão)

ANIMA INFO 1688

Curso de desenvolvimento de Universos Retrofuturistas acontece na grande SP

O projeto Multiplicadores do Conhecimento, da Fatec São Caetano do Sul, está promovendo o curso Desenvolvimento de Universos Retrofuturistas (visão do "futuro" que influencia o design de algumas épocas, caracterizado por uma mistura de estilos "retrô" à moda antiga com tecnologia futurística), com Raul Cândido. Na programação, há a introdução - descobrindo o retrofuturismo em diversas mídias: cinema, TV, jogos e literatura; identidade e background: história alternativa, tecnologia e sociedade; elaboração de elementos cênicos, vestuário e personagens; técnicas de narrativa e a coerência com a mídia escolhida; identificando o publico e apresentando seu universo. O público-alvo são desenvolvedores de jogos, escritores e atores, alfabetizados e maiores de 14 anos. O curso tem inicio no dia 16 de maio e termina no dia 20 de junho. Mais informações e inscrições neste link.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

ANIMA INFO 1687

CCXP 2015 abre inscrições para Artists’ Alley

O CCXP - Comic Con Experience 2015 abre inscrições para Artists’ Alley e deve receber mais de 250 quadrinistas. O evento aumentou o espaço que deve contar com mais de 250 artistas para divulgar e lançar trabalhos entre 3 e 6 de dezembro no São Paulo Expo, antigo Expo Imigrantes.
O Artists' Alley é a área mais tradicional de uma comic con, formato de evento que surgiu há há mais de 40 anos para reunir fãs e profissionais de quadrinhos. Trata-se de um espaço para que quadrinistas – incluídos aí roteiristas, desenhistas, arte-finalistas e coloristas - apresentem seus trabalhos e possam interagir com seu público, além de venderem pôsteres, sketchbooks, artes originais e outros materiais. Em 2014, a CCXP reuniu 215 quadrinistas nos quatro dias de evento, ultrapassando a convenção San Diego Comic Con 2014 em quantidade de quadrinistas expositores. Para 2015, a organização reservou 160 mesas (35 a mais que na edição anterior), reflexo da grande demanda de público e dos artistas interessados em ocupar o Artists’ Alley, uma das áreas mais concorridas da CCXP 2014, em grande parte reflexo do ótimo momento dos quadrinhos no país.
O espaço também promove a produção e a divulgação independente de quadrinhos nacionais. Mais de 75% dos artistas que ocuparam as mesas do Artists’ Alley em 2014 não eram vinculados a grandes editoras, mas não deixaram de aproveitar o pico de popularidade que a CCXP trouxe para os quadrinhos. Para mais informações sobre o Artists' Alley, acesse www.ccxp.com.br.

ANIMA INFO 1686

Nova HQ de "O Exterminador do Futuro pela HQM

A HQM Editora lança nas livrarias e bancas do eixo Rio-SP a HQ Exterminador do Futuro 2029-1984. Zack Whedon (Dr. Horrible, Serenity) e Andy MacDonald (NYC Mech) são os responsáveis por esta história sobre a humanidade tanto no futuro quanto no passado, numa inspirada releitura do filme original de O Exterminador do Futuro.
Antes que John Connor enviasse Kyle Reese de volta no tempo para salvar Sarah Connor de um T-800 enfurecido, ele era apenas outro homem lutando por sua sobrevivência - junto com seus amigos - em um mundo dominado pela Skynet e seu terrível exército de ciborgues assassinos. A jornada deles pelo destruído ano de 2029 leva até uma instalação secreta da Cyberdyne, onde uma chocante descoberta terá graves consequências para a missão de Kyle no ano de 1984.

Calvin Harris - Summer

Música e dança são artes que estão quase que unidas intrinsecamente. E, algumas músicas como Summer são bons exemplos. Se me perguntarem quem raios é Calvin Harris, eu direi que não faço ideia. Nem fui procurar... Mas, que esta música dele é legal, isso é. Dá vontade de sair dançando!!! Concordam? Com vocês... Summer, apesar de já estarmos no Outono! :)

terça-feira, 21 de abril de 2015

O único livro sobre o mercado de animês no Brasil

Chega a ser um tanto curioso, porém, mesmo após cinco anos, A Presença do Animê na TV Brasileira continua a ser o único livro sobre o mercado de animação japonesa no Brasil. Há publicações sobre mangás e cultura japonesa em geral. Ao menos, que eu saiba, "A Presença" é o único do gênero. O que chega a ser curioso é que de seu lançamento em 2010 até hoje, a publicação continua atual.
Isso porque toda a História e conceitos continuam os mesmos. Um dos pontos é porque o mercado presente continua igual - quiçá pior - do que o visto no momento da conclusão da obra. É um título importante para aqueles que querem entender nosso mercado e as implicações que fatos passados têm até hoje. E fazer seus próprios estudos sobre o tema da cultura pop japonesa. Para adquirir, acesse o livro da Editora Laços.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Curiosidades budeguísticas: redemoinhos

Algumas forças da natureza são realmente assustadoras e, apesar de parecer coisa de filme, elas existem. Uma destas forças gigantescas são os redemoinhos. Grosso modo, são correntes circulares com pressão para baixo, em que há o encontro de águas quentes e frias. O mais comum é este fenômeno ocorrer nos oceanos. Entretanto, nada impede que também ocorram em rios, especialmente quando os mesmos desembocam no mar. E, segundo o Brasil Escola
Os redemoinhos também podem ocorrer em rios e lagos, mas não nas mesmas circunstâncias dos mares. Nesse caso, o que interfere na formação deste fenômeno é o fundo dos rios, principalmente aqueles com muitas depressões, pedras e buracos na areia. (...) Para que aconteça um redemoinho em um rio, por exemplo, é necessário que exista um “sumidouro”, ou seja, um lugar (um ponto) que absorve a água. Esta região se encontra no fundo do rio e funciona como um ralo de banheira, onde a água é sugada para seu interior.
Ou seja, de uma forma ou outra, é muito perigoso ficar próximos a este fenômeno. Para alguns cientistas, os redemoinhos são como os buracos-negros. Nada que entra nos limites circulatórios sai. O objeto é dragado para o centro. Estados Unidos, Escócia, Noruega e costa do Japão são locais em que ocorrem grandes turbilhões.
Inclusive, no último há o famoso redemoinho do estreito de Naruto, que se forma com uma certa constante no Japão. Lá há vários tamanhos e alguns podem chegar a ter dez metros de diâmetro. Além de redemoinho, este fenômeno da natureza também é conhecido como vórtice oceânico e turbilhão.

domingo, 19 de abril de 2015

Para alegrar o dia 107


Esta é uma sequência linda, que alegra a vida de todos nós. Creio que ao assistir, todos nós ficamos com um sorriso no rosto. Correto? Como o Charlie Brown conheceu o Snoopy.

sexta-feira, 17 de abril de 2015

ANIMA INFO 1685

Veja pôster nacional de The Last - NARUTO O Filme

Nesta semana, o grupo Playarte divulgou em seu canal oficial do Youtube o trailer dublado de The Last - NARUTO O Filme. Anteriormente, há havia divulgado o trailer legendado.
Hoje, a empresa divulgou o pôster oficial e os estados que terão exibição: Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, São Paulo e Sergipe.
Devido a ausência de alguns estados, perguntamos ao distribuidor se a exibição será somente nas salas Playarte ou se outros exibidores com Cinemark, Cinépolis, etc também passarão o anime. Atualizaremos a nota assim que tivermos a informação.

Filme Cada Um na Sua Casa

O longa-metragem Cada Um na Sua Casa (Home) é uma grata surpresa desta "entressafra" de filmes. Estreou no dia 09 de abril e não deve ficar muito tempo em cartaz. O motivo que é na próxima semana ocorre a estreia de Os Vingadores 2: A Era de Ultron, filme que deve "engolir" todas as salas de cinema do país.
Na animação, a Terra é invadida pelos extra-terrestres Boov - uma raça alienígena em busca de um novo lar - muito covardes que fogem de tempos em tempos dos planetas que habitam. Eles deslocam os humanos para a Austrália, enquanto ocupam de todas as demais regiões do planeta. Mas, um dos Boov, o OH, é totalmente desastrado e acaba causando um incidente que pode destruir a Terra. Ele conta com a ajuda da jovem Tip, que quer reencontrar a mãe dela.
Cada Um na Sua Casa (Home) é divertido, tem sequências curiosas. Não é espetacular, mas vale muito para alegrar o coração. Tecnicamente, não é primoroso, mas o que conta são as relações "humanas" da garota e o ET. É interessante notar a presença de negros como uma típica classe média americana, coisa que não se via antigamente. Um personagem "irritante" é o Capitão da espaçonave, que lembra muito a chatice do Rei Julian de Madagascar.
Na versão brasileira, os "erros" de linguagem são bem trabalhados. E a escolha das vozes bem acertada. Já na versão original, há a presença das cantoras Rihanna e Jennifer Lopez e também dos atores Jim Parsons (conhecido por The Big Bang Theory) e Steve Martin. Será possível ouvir as vozes originais no DVD. Uma animação sem grande pretensões, mas que traz bons sentimentos.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Babilônia, quando a polêmica foi para fato errado...

Babilônia é uma novela que tinha tudo para ter começado com um êxito logo de cara por causa de seu elenco. Suas atrizes principais são muito boas: Glória Pires e Adriana Esteves. Sem contar, claro, com a presença de Fernanda Montenegro. Houve uma resistência absurda que tem se estendido e persistido. O motivo não é o beijo gay que muita gente imagina. E nem mesmo do público conversador. Vai para além disso.
Quem acompanha novelas como esta resenhista, e que conhece um pouco de nosso mercado, sabe que não é esta a questão. Um dos pontos-chave de Babilônia começou no final de Império, com a sequência do parricídio. Já em Babilônia, a cena da filha que esbofeteia a mãe é pesada. A parte técnica, como cenografia e fotografia eram muito, mas muito escuras nos primeiros episódios. A novela, por ela mesma, não se ajuda... Os atores são bons, mas a produção e argumentos... não...
Daí, há os fatores externos. Outras novelas mais leves, ou coloridas como Carrossel, Os Dez Mandamentos e inclusive Mil e Uma Noites. Mesma a segunda citada, que tem um tema relativamente pesado, consegue sobressair com sua produção. Além disso, o número de pessoas com TV a cabo que podem mudar de canal tem subido bastante. Fora as pessoas que simplesmente ficam na internet e têm ignorado a televisão.
Ou seja, a rede Globo tem feito um processo para "salvar" a novela, mas o famoso dito popular talvez fique: "a primeira impressão é a que fica". Por fim, não se faz um produto com duas vilãs cujas atrizes são tão marcantes, com uma heroína fraquinha, sem emoção. Sim, uma boa boa atriz, porém não muito carismática ao público em geral.
O que as emissoras têm que lembrar, especialmente a rede Globo, é que as pessoas querem chegar em casa e relaxar. Já há notícias ruins demais na própria televisão, na internet. As pessoas não querem ver só maldade na dramaturgia. Querem algo para esparecer. Uma novela que começa tão carregada de más  emoções, afasta todo tipo de pessoa, não somente conservadores...

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Metade - Adriana Calcanhotto


Eu não sei se já comentei... Acho que a idade está chegando realmente... Mas, Adriana Calcanhotto é uma de minhas cantoras nacionais preferidas. Acho que Metade (de 1994) foi a primeira música dela que escutei. Ouçam acima e acompanhem a letra abaixo.

Eu perco o chão
eu não acho as palavras
eu ando tão triste
eu ando pela sala
eu perco a hora
eu chego no fim
eu deixo a porta aberta
eu não moro mais em mim

Eu perco as chaves de casa
eu perco o freio
estou em milhares de cacos
eu estou ao meio
onde será que você está
agora?

ANIMA INFO 1684

Frozen ganhará série de televisão

Segundo o site TVKIDS WS, a animação Frozen ganhará uma série de televisão em 2016. Detalhes do roteiro não foram revelados, se o título terá participação efetiva da rainha Elsa e da princesa Anna,, ou se será mais focado em Olaf e os Snowgies, as figurinhas que aparecem no curta-metragem Frozen: Febre Congelante. O título chegará aos canais pertencentes a Disney: ABC e ABC Family nos Estados Unidos, Disney Channel, Disney Junior e Disney XD no mundo. Outras novidades em breve.

ANIMA INFO 1683

Iron Studios Concept Store organiza exposição sobre filme “Vingadores: Era de Ultron”

As novas aventuras de Capitão América, Homem de Ferro, Hulk, Thor, Viúva Negra e Gavião Arqueiro serão retratadas no filme Vingadores: Era de Ultron, com estreia marcada no dia 23 de abril no país. Entretanto, os fãs podem matar a curiosidade dos personagens da Marvel na exposição sobre o filme organizada pela Iron Studios Concept Store, que será inaugurada no dia 24 de abril. Localizada em São Paulo, a loja será tematizada com holografias, fotos e peças exclusivas.
Entre os destaques está a exibição inédita de diversos protótipos da linha de estátuas baseada no filme e desenvolvida pela Iron Studios, o martelo de Thor e o escudo do Capitão América para sessão de fotos e imagens do Hulk e Visão em tamanho real. Além disso, haverá holografias com conteúdo baseado nos “Vingadores: Era de Ultron”. “Fora do Brasil já são comuns os eventos que expõem o conceito dos filmes e outras obras, queremos trazer isso para o Brasil. O fã pode vir para a loja e conhecer mais sobre os personagens, antes mesmo de assistir o filme”, comenta Rafael Aiex, gerente da Iron Studios Concept Store.
A exposição é gratuita e estará em cartaz até 24 de junho na Iron Studios Concept Store. Ela segue o horário de funcionamento da loja: das 11h às 19h de segunda a sábado. O visitante que for conferir a exposição “Vingadores: Era de Ultron” pode também participar de uma promoção exclusiva da loja. Quem comprar qualquer produto Disney da Iron Studios Concept Store ganha um card exclusivo com um personagem do filme. A ação dura dois meses e os cards são limitados: a cada semana é oferecido um personagem diferente.

terça-feira, 14 de abril de 2015

Burka Avenger, heroína quase de verdade...


Queridos Navegantes...
Inegável que certos artigos e notícias são tão, mas tão interessantes que sentimos a necessidade de compartilhar, porque pode passar batido... Neste artigo do Estadão, temos o grato conhecimento da animação Burka Avenger, obra produzida no Paquistão. Por ser produzido em um país conhecidamente muçulmano pelo cantor de rock e ativista social Aaron Haroon Rashid, a visão social e cultural é de muçulmana e não ocidental.
O artigo completo do Estadão traz muitas informações relevantes, da heroína que ganha super-poderes ao vestir uma burca (roupa usada pelas mulheres daquele país) contra as desigualdades. Com calma, depois procurarei informações e vídeo desta animação, que já está em sua segunda temporada. No final, é uma forma interessante de mostrar o ponto de vista do mundo muçulmano, com respeito aos direitos de mulheres e crianças.

INICIAÇÃO À MÁGICA, TURMA 101 – Sobre “O Aprendiz de Feiticeiro”, de Mário Quintana

(...) apenas me atendo às impressões, toda vez que leio Quintana, e o seu O Aprendiz de Feiticeiro, é como se eu estivesse no meio de uma conversa agradável sobre trivialidades. Tudo é tema para seus versos: o dia a dia, o Amor, a mulher e até a música, como em “Jazz”. Melancólica como aquela que lhe dá título, nos faz pensar na transmutabilidade do Tempo: mesmo seguindo adiante, sem olhar para trás, algo sempre permanece como que testemunhando um evento após outro, porém indiferente, tratando os acontecimentos como sem importância.
O Aprendiz de Feiticeiro, originalmente publicada em 1950, é uma aula de poesia que Quintana nos oferece, através dos temas mais visitados no gênero. É como um ritual de iniciação, um batismo de fogo para aqueles que ousarem adentrar o mundo mágico da poesia, através dos feitiços em forma de versos quintanares. Veja resenha completa do livro O Aprendiz de Feiticeiro neste link.

segunda-feira, 13 de abril de 2015

ANIMA INFO 1682

Netflix divulga trailer de Dragões: Corrida até o Limite



O website streaming Netflix divulgou as primeiras imagens de sua nova série original com a DreamWorks Animation, Dragões: Corrida até o Limite. Soluço e Banguela lideram os treinadores de dragões enquanto eles voam para além das fronteiras de Berk e descobrem o misterioso "Olho do dragão" - um artefato antigo repleto de segredos que vai levá-los para novas terras cheias de dragões ainda desconhecidos. Mas os heróis se veem perseguidos por caçadores de dragões, ladrões que não vão medir esforços até tomarem o poder do "Olho do dragão". Os 13 episódios de Dragões: Corrida até o Limite estreiam no dia 26 de Junho, exclusivamente no Netflix.

ANIMA INFO 1681

JBC relançará Akira no Comic Con Experience (CCXP) 2015

A editora JBC divulgou o seu possível maior lançamento do ano: o mangá Akira アキラ de Katsuhiro Otomo, em comemoração aos 20 anos da empresa. A obra está prometida para o evento Comic Con Experience (CCXP) 2015. O título já fora lançado nos idos anos 80 pela editora Globo e era muito aguardado pelo fãs atuais de quadrinhos japoneses. Akira deu origem a um longa-metragem animado de mesmo título.
A história acontece em uma pós-apocalíptica Neo-Tokyo de 2030, uma enorme metrópole erguida sobre as cinzas de uma Tokyo destruída por uma explosão de origem desconhecida e que deu o início para a 3ª Guerra Mundial. As vidas de dois amigos adolescentes, Tetsuo e Kaneda, mudam para sempre depois que as habilidades sobrenaturais de Tetsuo começam a despertar. Com isso, ele passa a ser alvo de uma obscura operação governamental que fará de tudo para evitar outra catástrofe na cidade e a essência da motivação desse grupo é o medo: medo de alguém, ou de alguma coisa, de um poder monstruoso, conhecido apenas como "Akira".

Curiosidades budeguísticas: areia movediça

Sempre que vemos filmes, seriados, desenhos animados falarem de areia movediça, ficamos com a impressão que podemos ser sugados com toda a força para o fundo de um montão de terra. Bem, isso em parte pode ser verdade. Há diversos sitesque falam do assunto, porém, o que melhor explica é o Tecmundo. Segundo o site,
A areia movediça pode se formar em qualquer local que possua pelo menos dois “ingredientes” básicos: um solo arenoso, composto por partículas finas e soltas, e uma fonte de água capaz de supersaturar a área. Dessa forma, ao invadir o terreno, a água acaba agitando as partículas de areia e ocupando os espaços existentes entre elas, fazendo com que a mistura se comporte como um fluido não newtoniano, ou seja, que pode ter sua viscosidade alterada de acordo com a pressão exercida sobre ele.
Ou seja, o local é um mix de terra e água. A densidade seria parecida a ficar preso em um tanque de concreto fresquinho. Fica uma terra úmida, mas não exatamente algo que a pessoa possa se "afogar". Em verdade, isso é até possível, porém, o mais comum é se a criatura que estiver no local fique presa e morra por outros motivos.
Dependendo da circunstância, o ser pode morrer de insolação, desidratação, e sim, também morrer atolado. Tirar alguém que tenha caído em uma "areia movediça" é algo complicado porque a pessoa fica presa nesta massa viscosa, podendo afundar ainda mais caso se mova em demasia. O ideal, em verdade, é não cair. Este tipo de elemento estranho da natureza é relativamente comum de ser encontrado em "solos próximos a margens de rios, pântanos ou praias".

domingo, 12 de abril de 2015

Para alegrar o dia 106



quinta-feira, 9 de abril de 2015

Os Dez Mandamentos, o que a Record sabe produzir...

A TV Record mostra em alguns episódios, que sua "praia" é realmente são produções bíblicas. Pelo menos nos primeiros capítulos, Os Dez Mandamentos parece ser uma boa produção. A novela bíblica estreou em meio a algumas polêmicas, a maioria que nada tem a ver com a própria novela. Tais polêmicas têm mais relação com a concorrente Babilônia da rede Globo. Apesar de não estar em um horário totalmente direito, Os Dez Mandamentos aponta como um possível calcanhar de Aquiles para a emissora da família Marinho.
Há uma boa produção de fato. Tanto fotografia, figurinos, edição, música. O que talvez seja necessário melhorar um pouco é justamente a direção. Porém, isso não atrapalha o conjunto. Apesar de se saber qual o desfecho da obra, fica uma grande curiosidade em como a Record fará as sequências mais complicadas do livro do Êxodo, como a invasão dos gafanhotos e a abertura do mar.
Em Êxodo: Deuses e Reis (veja resenha da última quinta-feira) houve soluções interessantes para algumas cenas bíblicas. Quais serão as soluções da emissora da Barra Funda realmente será o ponto chave. direito, Os Dez Mandamentos tem tudo para ser uma produção boa até o final. Basta a Record lembrar que muitos dos telespectadores não são fiéis da igreja Universal, são apenas pessoas interessadas no texto original e no entretenimento.

ANIMA INFO 1680

Venda de ingressos para Comic Con Experience 2015 inicia em junho

A segunda edição da CCXP – Comic Con Experience acontece entre os dias 3 e 6 de dezembro com atrações de peso e conteúdos para fãs de quadrinhos, cinema, programas de TV, desenhos animados e outras áreas da cultura nerd & geek. Mais de 120 mil pessoas são esperadas nos quatro dias de evento, que terá início das vendas dos ingressos em junho. “Como na primeira edição, teremos muitas surpresas para os fãs de cultura pop e para todos aqueles que querem participar de um evento cheio de convidados nacionais e internacionais, produtos exclusivos e atrações inéditas que já faz parte do calendário cultural do país”, destaca Ivan Freitas da Costa, sócio da CCXP. Segundo o release oficial que a assessoria d o evento enviou, os números foram extremamente positivos para o mercado brasileiro:

- Em quatro dias, 97 mil pessoas participaram da CCXP, uma média de 24,5 mil por dia.
- Em 44 horas de evento, mais de 500 horas simultâneas foram apresentadas ao público.
- A CCXP 2014 foi a maior primeira edição de um evento indoor já realizada no Brasil.
- O evento foi o primeiro do tipo no país com as gigantes do entretenimento Warner e Disney, e a primeira comic con no mundo em que a Netflix participou com um estande próprio.
- O Artists’ Alley da Comic Con Experience contou com 215 quadrinistas, mais que em eventos consagrados como a Comic Con de San Diego.
- Os 75 expositores da CCXP (a capacidade máxima permitida da edição anterior) faturaram aproximadamente R$ 10 milhões em vendas. Para 75% deles, foi o maior acontecimento do ano.


Seguindo a tradição das "comic cons", que iniciaram como eventos de quadrinhos, o primeiro nome confirmado na CCXP 2015 é também um quadrinista: Mark Waid (foto), escritor norte-americano responsável pelas revistas Demolidor e Vingadores, da Marvel Comics, e por clássicos como O Reino do Amanhã, ilustrado por Alex Ross. Será a primeira visita de Mark Waid ao Brasil e o artista abre a lista de quadrinistas convidados que serão anunciados pela CCXP ao longo das próximas semanas.
Dentro do evento também ocorreu o CCXP Business Summit, fórum de negócios sobre os caminhos para o desenvolvimento do mercado de cultura pop no Brasil que atraiu 150 participantes e apresentou mais de 20 horas de programação exclusiva, também retorna para a edição 2015, durante os três primeiros dias do evento. ”O foco é instruir empreendedores que queiram aprender e discutir as oportunidades do mercado de cultura pop no Brasil, além de incentivar as empresas na fabricação de produtos licenciados ou, até mesmo, trazer novas empresas para o universo geek”, afirma Pierre Mantovani, sócio da CCXP.

quarta-feira, 8 de abril de 2015

ANIMA INFO 1679

Crunchyroll exibirá anime baseado em mangá de Rumiko Takahashi

Segundo o site Anime News Network, o Crunchyroll exibirá para os países da América Latina o anime RIN-NE (境界の RINNE), baseado no mangá de Rumiko Takahashi. Ela é a autora de mega hits como InuYasha e Ranma 1/2. Este é o primeiro título de Takahashi que chegará ao site streaming. A estreia nos Estados Unidos está prevista para abril. O título já existe há alguns anos em versão original em mangá, porém ainda não emplacou. Resta ver como será a recepção com a versão animada.

Innocence - Rurouni Kenshin るろうに剣心―明治剣客浪漫譚―


Uma das músicas mais lindas do universo dos animes não é tema principal. Innocence é cantado por Noriko Hidaka, que além de cantar, é dubladora lá no Japão. O personagem dela é Soujirou Seta de Rurouni Kenshin るろうに剣心―明治剣客浪漫譚―. Esta música é muito bonita. A melodia! A letra eu ainda fui ver... Mesmo que você não curta música japonesa... talvez você vá gostar.

terça-feira, 7 de abril de 2015

Para entender o Brasil atual, uma leitura obrigatória: A Revolução dos Bichos

Esta resenha foi originalmente publicada em junho de 2014. Porém, dada sua total atualidade, frisamos que é uma leitura obrigatória para que se possa entender o contexto político-social brasileiro destes últimos anos.

Certos livros são leitura obrigatória na vida das pessoas. Quem se interessa por uma boa literatura, não pode deixar de ler A revolução dos bichos (Animal Farm). Os motivos são vários. Seu autor, George Orwell, era um adepto do socialismo. Porém, o autor viu na sociedade comunista da União Soviética diversos problemas de caráter social e ético. Por conta disso, ou ao menos com muitas referências, ele escreveu este livro.
A revolução do bichos é uma fábula em que os animais de uma fazenda decidem se revoltar contra o sistema totalmente opressor dos seres humanos. Inicialmente, todos eles são iguais perante suas próprias leis. Mas com o tempo, alguns animais, os porcos - escolha sugestiva por se trazer de um animal popularmente conhecido como imundo - passam a dominar e oprimir seus companheiros. Daí vem a clássica frase:
Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais que os outros
A versão que esta resenhista leu foi a da imagem, da então editora Globo. Contudo, há outras versões nacionais disponíveis nas livrarias. A revolução do bichos - apesar de ter sido lançado nos anos de 1940 - ainda choca e emociona. Talvez o motivo seja a proximidade daquela sociedade com a nossa atual, em que supostos defensores dos trabalhadores tornaram-se iguais ou piores que os antigos opressores. E que hoje, usufruem das mesmas regalias, manipulam e também oprimem. No final, porcos e humanos - quando estão no poder - não são tão diferentes quanto parecem.

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Curiosidades budeguísticas: Anhanguera

Anhanguera é o nome dado a uma das mais importantes rodovias do Estado de São Paulo, que liga a capital ao interior. Nesta rodovia tem-se o privilégio de passar pelo Trópico de Capricórnio, um dos marcos geográficos mundiais. É um nome indígena, que assim como muitos outros nomes, Anhanguera tem um significado. Pelo pensamento ocidental que temos, não seria algo lá muito positivo.
Basicamente, Anhanguera significa "diabo velho". Foi o apelido dado a um dos mais conhecidos bandeirantes: Bartolomeu Bueno da Silva (filho). Os indígenas deram tão apelido ao bandeirante por vê-lo como um ser ruim, alguém que faria mal a todos eles. Afinal, lembremos que os bandeirantes costumavam usar a violência para recapturar ou captura escravos e avançar ao interior do Brasil. Chega a ser curioso, pois pela História oficial os bandeirantes são vistos como heróis que desbravaram o Brasil.
Porém, para aqueles que estavam aqui antes, estes homens eram figuras um tanto quanto nefastas. Além da rodovia, Anhanguera também pode ser uma rede de TV e município de Goiás, uma universidade, entre diversos outras empresas e locais. As informações foram tiradas da internet e também de Dicionário de Palavras Brasileiras de Origem Indígena, de Clóvis Chiaradia.

domingo, 5 de abril de 2015

Para alegrar o dia 105

Retirado de Massa FM

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Frozen - Febre Congelante, curta-metragem para manter o sucesso

Uma semana após o lançamento no Brasil e quase há um mês nos Estados Unidos, é possível dizer que Frozen - Febre Congelante (Frozen Fever) não decepciona os fãs da maior animação da História do cinema em bilheteria. Por causa do release totalmente entregue que a própria Disney colocou disponível, desde antes da estreia era possível fazer o argumento de Febre Congelante.
No aniversário da Anna, Elsa quer compensar toda uma vida de portas fechadas fazendo uma festa inesquecível para sua irmã caçula. Ela tem o bolo, alguns presentes e um plano inteligente para fazer a festa — mas a poderosa Rainha de Arendelle também tem outra coisa que pode simplesmente acabar com tudo. A rainha está determinada, porém, um resfriado quase coloca tudo a perder. Há magia nos espirros de Elsa. Uma criaturinhas fofas (Snowgies), "irmãos" caçulas de Olaf.
A produção técnica é muito boa. nas novas roupas de Elsa e Anna encantam e prometem a impulsionar nas vendas de produtos diversos. Fora isso, os "Snowgies" também tem tudo para ajudar nos números positivos da franquia. Vale ressaltar que a versão original da música é fantástica, com uma Idina Menzel (Elsa) e Kristen Bell (Anna) inspiradas. Na versão nacional, apesar de ter uma voz totalmente diferente de Idina, Taryn Szpilman consegue dar um tom único, quase que inusitado. Frozen - Febre Congelante ajudará na manutenção do encanto que uma geração inteira tem pelas rainha e princesa de Arendelle, já que ambas mostram-se muito humanas. Só assistindo para entender. Mas, para isso, é necessário assistir a Cinderela, já que Febre Congelante antecede o longa-metragem.

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Filme: Êxodo: Deuses e Reis

Êxodo: Deuses e Reis (Exodus: Gods and Kings) traz uma releitura da clássica passagem bíblica da escravidão, libertação e passagem do povo hebreu do Egito até a Terra Prometida. Visualmente, traz-nos antes de tudo um Moisés muito vem apanhado, já que é interpretado pelo belo Christian Bale, o ator que deu vida ao Batman na última trilogia.
Ele é o personagem-título que é apresentado como alguém muito forte e fiel aos seus ideais. Inicialmente ao faraó. Porém, depois ele mostra ser aquele que será o libertador de seu povo escravizado. Este Moisés é muito questionador em relação a Deus. E, neste filme, o Eterno também se apresenta de uma forma bem diferente de outras interpretações.
As famosas pragas surgem inicialmente com uma coerência científica. Como nas escrituras, tornam-se piores chegando ao cume com a morte dos primogênitos. Já a passagem do povo hebreu pelo mar e dos egípcios em seu encalço era um dos momentos mais esperados. O motivo era simples: a cena tornara-se clássica na sequência do filme Os Dez Mandamentos de 1956.
Este longa-metragem de Ridley Scott - muito diferente de Noé - não decepciona em seu viés bíblico. Naquele filme, é praticamente uma outra história apresentada, fugindo completamente dos conceitos e ideia vistos no livro do Gênesis. Em Eôxodo algumas poucas pessoas criticaram o "deuses" do título. Porém, tais críticas logo são desfeitas quando se assiste à obra. Um bom filme em um bom momento, já que será lançado em 15 de abril, logo após do Pessach, a Páscoa Judaica.

quarta-feira, 1 de abril de 2015

ANIMA INFO 1678

Musical de Naruto em diversas cidades asiáticas

O Japão é o primeiro país a receber o musical Live Spectacle Naruto. Um dos ninjas mais conhecidos do mangá e anime atual ganhou uma versão para teatro em grande estilo. Segundo o Anime News Network, a apresentação tem música, dança, acrobacias e também um pouco de drama.
Baseado no mangá de mesmo título, a apresentação tem como referência a partir do volume 27 do quadrinho de Masashi Kishimoto. Além de cidades japonesas, Macau e Singapura também estão na lista de locais que receberão a peça. Futuramente, também será lançado um DVD. Veja todas as imagens e vídeos acessando ao link acima.

George McCrae - Rock Your Baby


Música dos anos 70 são sempre muito legais. Às vezes, eu penso que deveria ter nascido no final dos anos 50 para viver minha juventude nos anos 70... Rock Your Baby, do cantor George McCrae é uma destas músicas super fantásticas daquela década. Não sei se ele fez sucesso com outras músicas, mas com esta certamente se tornou conhecido. Fantástico... E não.. não é mentira, hehehehe
←  Anterior Proxima  → Inicio