Desejo: Boas Festas...

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Indiana Jones - a quadrilogia

Se Darth Vader (Star Wars) pode ser considerado o vilão do cinema, o mesmo pode ser dito para Indiana Jones na figura do herói. Harrison Ford conseguiu o inacreditável feito de ser dois personagens carismáticos e inesquecíveis, este e o Han Solo de Star Wars. Por ser ele o ator, o personagem tinha expressão forte, mas não truculento como de "machões" ao estilo Chick Norris.
Indiana Jones era um arqueólogo - com chapéu e chicote na mão - e também professor que fazia buscas de antigos materiais para levá-los a museus. Ele era requisitado para isso, mas também fazia por gosto. Tinha um pequeno problema pessoal: odiava cobras. Conquistador, ele tinha relacionamentos com as mulheres mas não era muito afeito a relacionamentos sérios.
Dos quatro filmes, dois tinham a ver com o nazismo, em que estes queriam a "arca da aliança" e o "santo graau", respectivamente nos primeiro e terceiro filmes. O segundo falava da cultura hindu e o quarto, que ocorreu na América do Sul, os soviéticos é que eram os vilões. Certamente, Os Caçadores da Arca Perdida, o primeiro, é um clássico absoluto da aventura.
O diretor Steven Spielberg se baseou em quadrinhos e contos de aventuras como Tintim de Hergé e em algumas histórias do Tio Patinhas, especialmente as obras de Carl Barks. Spielberg fez um grande trabalho e ajudou ao herói se tornar inesquecível com uma narrativa praticamente única. Uma maratona muito interessante a ser feita, com muita pipoca. Mas, a pipoca menos no segundo filme, caso você tenha nojo de certos alimentos.
←  Anterior Proxima  → Inicio

1 comentários:

Hikki Shinozaki disse...

De Indiana Jones eu só vi "A última cruzada" e por causa do River Phoenix, pois sou muito fã dele. Mas depois que vi esse filme quero ver o resto da saga.