Desejo: Boas Festas...

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Mutações da cultura midiática

A publicação Mutações da Cultura Midiática foi escrita e organizada por três estudiosos da área da comunicação brasileira atual: o prof. Roberto Elísio dos Santos, prof. Herom Vargas e prof. João Batista F. Cardoso. Os textos vêm em formato de artigos acadêmicos e, conforme a sinopse oficial do site da editora Paulinas,
A obra Mutações da Cultura Midiática trata das inovações no âmbito comunicacional em curso, no final do século XX e início do XXI, relacionadas à tecnologia e ao processo comunicativo, e os efeitos dessas mudanças na sociedade, economia e cultura. Reúne as reflexões de diversos pesquisadores acerca das consequências das transformações no conteúdo de produtos midiáticos, ou em sua linguagem, ou ainda em sua relação com o receptor. Também discute a questão da "ressignificação", ou seja, a maneira como uma nova mídia modifica e dá novo significado às precedentes, abordando temas como televisão, cinema, música, histórias em quadrinhos e games.
Cada um dos temas acima abordados trazem considerações bem atuais acerca das transformações da mídia as quais vivemos. Obviamente, por ser uma obra "analógica" e que necessite de tempo de preparo, o livro não aborda a mais nova tendência midiática atual, as redes sociais, que explodiram em uso nos últimos dois anos. Mesmo assim, como bem nos lembra os três autores,
"A segmentação da comunicação obedece a um imperativo contemporâneo, impulsionado tanto pelo acentuado processo de urbanização como pelo surgimento das tecnologias digitais postas a serviço do cidadão comum."
Por estas palavras, já seriam possíveis fazer algumas confabulações atuais. Pois, talvez o processo de urbanização já não tenha tanta relevância, dado que nas mais remotas localidades é possível haver um forte uso das tecnologias digitais. Ou seja, a publicação consegue fazer o que se propõe, fazer como que o leitor possa elaborar suas próprias divagações acerca do tema da cultura midiática.
←  Anterior Proxima  → Inicio

1 comentários:

Hikki Shinozaki disse...

Sounds good! Mais um que vou adicionar à "Lista".
Valeu Sandra!!!