Desejo: Boas Festas...

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Dez mitos sobre judeus

Escrito por Maria Luiza Tucci Carneiro, Dez mitos sobre judeus foi lançado em 2014 pela Ateliê Editorial. É um estudo sobre os diversos mitos acerca do povo judeu e sua cultura, que mostram como o antissemitismo foi fomentado há milênios por meio de palavras, imagens e fofocas. Como bem nos lembra a sinopse oficial,
Fantasma de impressionante resiliência, o antissemitismo atravessa séculos e desafia os esforços contra uma das mais longevas versões de racismo. Assim como em outras formas de preconceitos atrasados e medievais, dirigidos a variados grupos étnicos, religiosos ou de outra natureza, o sentimento antijudaico se assenta sobre mitos e sua perpetuação, fenômeno abordado de forma densa e clara neste livro.
Ao ler a obra, percebemos que por toda nossa vida em uma sociedade brasileira cristã em que existiu a inquisição, mesmo nas mais simples falas há traços fortíssimos de antissemitismo. As pessoas propagam ideias, sem ao menos entender aquilo que estão dizendo, ajudando na existência de racismo e preconceito. Como bem nos lembra a autora: "as narrativas dos mitos sobre os judeus têm em comum o tom acusador, persistindo sempre a ideia de que os judeus são culpados e/ou responsabilizados por um delito, com ou sem violência."
O ápice do antissemitismo ocorreu na Segunda Guerra Mundial. A perseguição - inicialmente ideológica -  contribuiu para que os nazistas executassem seu plano de extermínio. Contudo, vale lembrar que antes deles, diversos textos, imagens e relações esdrúxulas ideológicas contribuíram, e muito, para as ações nazistas. No final, Dez mitos sobre judeus mostra-nos uma face que também nos pertence, que nem imaginamos de onde vêm.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários: