Desejo: Boas Festas...

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Curiosidades budeguísticas: quaresmeira

A quaresmeira é uma planta nativa da flora brasileira. Com nome científico de Tibouchina granulosa, ela tem sua principal origem na vegetação densa da Mata Atlântica. É relativamente comum de encontrá-la em regiões da Bahia e também do Sudeste brasileiro. Outra característica é por ser bem alta. Seu nome existe por conta de sua floração.
Apesar de ser muito comum acreditar que todas as vegetações floram na primavera, isso não ocorre com a quaresmeira. O período da floração desta planta dá-se principalmente em meados de de fevereiro a abril, período do ano quem que há a quaresma. Além deste época, também é normal que haja floração em meados de junho a agosto.
Outra característica das quaresmeiras é que elas vegetam mesmo em solos pobres. Tanto que é muito possíveis vê-las em regiões da cidade de São Paulo. Possui uma copa densa com um verde escuro forte. Curiosamente, a quaresmeira é muito confundida com outra planta: o ipê. Ambas tem como características suas cores, mas há diferenças como por exemplo, no tempo da florada e a altura, além de questões mais específicas.
←  Anterior Proxima  → Inicio

1 comentários:

Hikki Shinozaki disse...

Vou procurar pra tentar plantar aqui na rua!