Desejo: Boas Festas...

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Curiosidades budeguísticas: dia de finados

O Dia de Finados ocorre em 02 de novembro em grande parte dos países ocidentais e é um feriado de origem cristã católica. O principal objetivo deste dia é lembrar daqueles que já morreram, mas que normalmente são esquecidos, tendo um dia específico para serem recordados.
A "obrigatoriedade" da lembrança do dia dos mortos teve início no século XI, ainda sem uma data exata. Foi a partir do século XIII que 02 de novembro foi instituído pela Igreja Católica. Grande parte da fundamentação da lembrança dos mortos está descrita em passagens bíblicas no Velho Testamento e também no Novo.
O "Dia de Finados (ou também Dia dos Mortos)" é a recordação dos mortos que partiram. Em algumas igrejas protestantes europeias, acontece em outras datas. No caso judaico, os mortos são lembramos no período Yom Kippur (variável conforme o calendário judaico). Esta data não é exatamente para os mortos, mas há uma lembrança forte para aqueles que partiram.

←  Anterior Proxima  → Inicio

1 comentários:

Hikki Shinozaki disse...

Muito bom saber! Tem certos feriados (ou datas comemorativas) que eu realmente não sei a origem... E nem pq são datas especiais.