Desejo: Boas Festas...

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Curiosidades budeguísticas: brigadeiro, o doce

O doce de brigadeiro tem uma existência indefinível. Buscamos a informação de quando teria sido efetivamente criado - e por quem -, porém, não há dados concretos. Sabem-se que o doce que mistura leite condensado e chocolate existe pelo menos desde os anos 40.
Este dado é possível saber devido a origem da palavra. Originalmente, "brigadeiro" é o nome dado a mais alta batente da aeronáutica. Contudo, em 1945, "o Brasil estava em época de campanha para eleição de um novo presidente. O candidato Eduardo Gomes, cuja patente militar era Brigadeiro, tinha enorme sucesso entre as mulheres, o que aliás era comprovado pelo seu slogan da campanha que era Vote no brigadeiro que é bonito e solteiro” (A Origem das Coisas).
Por algum motivo, o doce acabou se confundindo a este oficial. De acordo com o A Revista da Língua, vários podem ter sido nos motivos, "o que nos ocorre é que seja uma espécie de redução de "doce da campanha do brigadeiro". Outros já acham que os doces se associaram ao brigadeiro porque eram seus prediletos."
Apesar de ser um dos mais importantes doces da cultura nacional, apreciado em festinhas de crianças e também por adultos, da forma como ele se apresenta em todo o país, em formato de bolinha com floquinhos de chocolate, o brigadeiro só existe no Brasil, sendo desconhecido em outros locais do mundo.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários: