Desejo: Boas Festas...

terça-feira, 3 de novembro de 2015

A Guerra dos Gibis

Diversos livros e estudos acadêmicos já fizeram menção da História das histórias em quadrinhos no Brasil. Um deles é A Guerra dos Gibis de Gonçalo Júnior. O autor fez uma grande pesquisa para narrar a trajetória das HQs no Brasil. De acordo com a sinopse do site da Livraria Cultura,
Este livro narra a chegada dos quadrinhos ao Brasil, vindos dos Estados Unidos em meados da década de 1930, pelas mãos do jornalista Adolfo Aizen. O autor tenta mostrar que a novidade logo se tornou mania de crianças e adolescentes - e uma mina de ouro para editores de jornais e revistas, que se engalfinhavam na disputa pelo mercado. Logo os quadrinhos passaram a ser atacados por políticos, jornalistas, artistas, educadores e religiosos. Fruto de uma pesquisa de mais de dez anos, o livro conta ainda com um caderno com imagens de capas do primeiro número de diversos gibi e um anexo com a legislação de censura do período.
O que chama a atenção é o tom realmente jornalístico da obra. Em alguns momentos, com características de "fofocas", talvez para dar ânimo a assuntos tão sérios. Por vezes até desanimadores, por vermos que as HQs estiveram envolvidas em politicagens das mais sujas. Isso porque o livro mostra-nos um lado obscuro da Histórias das HQs, inclusive a origem da palavra "Gibi". Também há muitas imagens ilustrativas. Obra interessante a ser lida pelos fãs de quadrinhos nacionais e internacionais.
←  Anterior Proxima  → Inicio

4 comentários:

Hikki Shinozaki disse...

Quero!!! Amo esse tipo de livro!
Aliás (a parte de "fofocas") me lembrou um livro bem interessante tbem, a autora é Brasileira, o livro se chama "Hollywood nua e crua". Eu amo esse livro e recomendo.
Tbem recomendo vc fazer uma resenha dele Sandra, e se vc não leu, eu posso te emprestar, ele é bem velhinho mas tá em bom estado.

Hikki Shinozaki disse...

A autora é Dulce Damasceno.

Sandra Monte disse...

Não oferece senão eu aceito, hahahahahah

Hikki Shinozaki disse...

Tô te oferecendo!! Aceite, azeite. ;)