Desejo: Boas Festas...

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Meu Pé de Laranja Lima

Meu Pé de Laranja Lima é uma obra bonita, com um tom nostálgico que causa uma certa saudade. Saudade de alguém ou época de nossa vida, que nunca mais retornará. Escrito por José Mauro de Vasconcelos, foi publicado em 1968 e se tornou um livro muito conhecido inclusive no exterior. Na sinopse da Saraiva,
(...) a pobreza, a solidão e o desajuste social vistos pelos olhos ingênuos de uma criança de seis anos. Nascido em uma família pobre e numerosa, Zezé é um menino especial, que envolve o leitor ao revelar seus sonhos e desejos, por meio de conversas com o seu pé de laranja lima, encontrando na fantasia a alegria de viver.
É necessário um pouco de atenção na leitura, porque o autor mescla narrativa em primeira pessoa e em terceira, confundindo o leitor em alguns momentos. Porém, mais ao final, percebe-se mais claramente "as pessoas". Também é curioso ver que alguns pontos hoje seriam ou controversos ou causariam mal-estar no "politicamente correto". Tanto pelas ações de quem está próximo de Zé, quanto pelos relacionamentos do menino. Um ponto interessante: para os leitores que costumam ler a última página antes, saibam: tenham cuidado, pois nem tudo é o que parece ser.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários: