Desejo: Boas Festas...

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Manual de Roteiro: Syd Field

O escritor Syd Field fez um dos livros mais importantes sobre a produção de argumentos e roteiros para o cinema. "Manual do Roteiro apresenta, em linguagem simples e acessível, passo a passo, todos os elementos fundamentais para a construção de uma boa narrativa. Esta obra é instrumento essencial para o trabalho criativo de roteiristas experientes ou aspirantes a um lugar no mercado de Cinema e TV", segundo a resenha original.
Depois de ler a obra, o que se percebe é que a forma de ver o cinema americano definitivamente muda. O espectador consegue visualizar a parte "atrás" do filme. Como ele foi estruturado. Fora isso, é possível analisar outros elementos, como o impacto da edição na obra. Desenvolvimento e clímax são elementos fundamentais.
E, quando falta um deles ao longa-metragem, percebe-se a deficiência no roteiro. Um exemplo é G.I. Joe, em que o desenvolvimento é praticamente nulo e o filme parece estar em um "eterno clímax". Outro exemplo, apesar de ser um filme nacional, é Lula: Filho do Brasil, em que o título carece de um clímax. Ou seja, Manual do Roteiro é muito mais importante do que parece e sua relevância vai para muito além do que para aqueles que querem fazer cinema. A pessoa aprende a ver um filme. Ao menos, um filme americano.
←  Anterior Proxima  → Inicio

1 comentários:

Hikki Shinozaki disse...

Eita! Excelente, vou pôr na lista!