Desejo: Boas Festas...

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Livros: bibliotecas

Hoje, não teceremos comentários acerca de um único livro. Na verdade, de vários. Muitos jovens têm o péssimo hábito de achar que encontram tudo de graça na internet. De feto, há muitos produtos gratuitos legais e ilegais. Um tipo de produto que estes adolescentes acham que podem ter gratuitamente pela web são os livros. Entretanto, há uma terrível conclusão sobre este fato. Será que estes mesmos adolescentes que escrevem tais sandices, sabem o que é uma biblioteca? Provavelmente não.
As bibliotecas nada mais são do que lugares em que você pega um livro emprestado e depois devolve. Simples assim. Obviamente, há bibliotecas com livros mais recentes, outros mais antigos. Mas, continua a ser um lugar para leitura no local ou fora dele. Um local para se fazer, por exemplo, trabalhos escolares. O mais inacreditável é imaginar que há aqueles que não sabem disso. Ou ainda, que não sabem como fazer uma busca no local ou com quem falar. E este fato é sinceramente triste. Porque há formas de se conseguir alguma coisa de maneira legal e de graça.
Mas, parece que além da falsa ideia de comodismo da internet, há um real comodismo físico, a preguiça em sair de casa. Por fim, vale lembrar que há muitas bibliotecas espalhadas pelo Brasil. São cerca de 503 na Região Norte, 1.847 na Região Nordeste, 501 na Região Centro-Oeste, 1958 na Região Sudeste e ainda 1293 na Região Sul, segundo dados do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas. Poderiam haver mais, mas, com estes números, há desculpas demais para uma ação cultural bem simples: a ida a um destes locais de leitura.
←  Anterior Proxima  → Inicio

2 comentários:

Hikki Shinozaki disse...

Gente, eu mesmo perguntei no Serpro (um estabelecimento do governo onde qualquer um pode usar um PC pra trabalho, jogar, ou whatever) e a moça me disse que tinha um biblioteca num local X, porém fechava as 16:30 na época eu não podia ir mesmo querendo, e depois disso nunca mais busquei nada...

Mas esse texto me motivou a frequentar mais as bibliotecas, inclusive já vou pesquisar a mais próxima daqui...

The Fool disse...

Quando eu estava fazendo um curso técnico tinha uma biblioteca lá na escola e tal, não era muito grande, mas dava pro gasto.
Li alguns gibis que foram mandados para ela assim por sinal. xD
Queria que as bibliotecas fossem mais usadas pelo povo, mas... =(
Vou ver esse link que tu passou Sandra, valeu!