Desejo: Boas Festas...

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Livro: A Cauda Longa

Tempos atrás, tivemos a oportunidade de escrever um texto acerca desta obra. Certamente, este é um dos livros mais fáceis e interessantes a comentar a segmentação do mercado: A Cauda Longa (Long Tail) de Chris Anderson. Originalmente, o título foi um artigo que acabou por virar um livro. Tornou-se uma obra importante por mostrar a relevância dos produtos de massa e como funciona a segmentação. De acordo com a sinopse da Livraria Cultura:
Chris Anderson, editor chefe da revista 'Wired', explorou pela primeira vez o fenômeno da 'cauda longa' em um artigo que se tornou um dos mais influentes ensaios sobre negócios de nosso tempo. Usando o mundo dos filmes, dos livros e da música, mostra que a Internet deu origem a um novo universo, no qual a receita total de diversos produtos de nicho, com baixo volume de vendas, é igual à receita total de poucos produtos de grande sucesso. Por isso cunhou o termo 'cauda longa' para descrever essa situação, o qual tem sido usado pela alta gerência das empresas e pelos meios de comunicação no mundo todo. Nesse livro, Anderson mostra como chegamos a esse ponto e revela as enormes oportunidades que se originam desse fato, vislumbrando um futuro que está presente.

O exemplo principal usado pelo autor foi o universo musical. Porém, a lógica poderia ser implementada por diversos outros segmentos. Alguns deles, sem o mesmo êxito da música. E, aqui fica um registro: o estudo de Anderson funciona bem nos Estudos Unidos, com aquelas condições culturais. Vale também tecer reflexões para nossa realidade, que é bem diferente daquela descrita pelo autor.
Afinal, nossa cultura musical, televisiva, cinematográfica e, especialmente de leitura, é extremamente diferente. Algumas pessoas - inclusive a que vos escreve - em tempos passados, pegaram o livro como exemplo para o universo das HQs nacionais. Porém, o livro é uma referência, uma teoria. Não uma "lei". É necessário ver diversas outras condições culturais para que a cauda realmente seja completa. Mas, para conhecer, é importante uma leitura da obra.
←  Anterior Proxima  → Inicio

2 comentários:

Hikki Shinozaki disse...

Nossa, achei bem interessante.
Viu adicionar a minha lista de "livros que tenho que comprar", pois parece ser muito bom!

Hikki Shinozaki disse...

Vou*