Desejo: Boas Festas...

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Curiosidades budeguísticas: Rosh Hashaná

Hoje, celebra-se o Ano Novo Judaico, conhecido como Rosh Hashaná. Segundo o site do Ministério do Turismo de Israel, "acontece no mês de Tishrei, que coincide com o final do mês de Setembro e início de Outubro. Diferentemente de outras festividades, que possuem apenas um único dia sagrado quando o comércio fecha, Rosh Hashaná é uma festa de dois dias."
Há diversos sites que descrevem o que é exatamente a data, mas ainda segundo o "Ministério do Turismo", "a festividade acontece durante dois dias de acordo com a tradição que começou na Diáspora quando começa a lua nova – que tradicionalmente foi decretado pelo Superior Tribunal em Jerusalém. De acordo com a tradição Judaica, Rosh Hashaná comemora a conclusão da criação do universo e a aceitação da soberania de Deus sobre o mundo. Estes também são os dias em que Deus julga os atos das pessoas durante o ano e decide seu futuro para o ano seguinte."
Lembramos que Diáspora é todo o período que o povo hebreu foi expulso pelos romanos de Israel no início da "Era Comum" e permaneceram em diversos lugares pelo mundo até hoje. Por isso "os dois" dias de feriado. O início do Ano Novo se iniciou no dia 13. O motivo é simples: o calendário judaico é lunar. Ou seja, o dia se inicia "na noite anterior".
Há muitos costumes de festividades, orações para a data, toque do shofar (chifre de carneiro), alimentação variada. Inclusive, um dos itens das comidas especiais é o Romã, incorporado no Ano Novo Gregoriano. A saudação tradicional é Shana Tová que significa "Bom ano". Também costuma-se usar Shana Tovah Umetukah, que significa "Um ano bom e doce" e Ketiva ve-chatima tovah ("Que você seja inscrito e selado para um bom ano.")
←  Anterior Proxima  → Inicio

2 comentários:

Hikki Shinozaki disse...

Muito interessante!
Adoro esse lance de tradições e culturas diferentes (das nossas).
Agora, uma dúvida, Sandra, você é judaica ou descendente!?

Sandra Monte disse...

Não sou judia.
Mas, pretendo fazer o retorno...