Desejo: Boas Festas...

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Curiosidades budeguísticas: macarrão

O macarrão é um dos alimentos mais comidos em diversos países. Apesar de ser muito conhecido no Brasil e Estados Unidos em sua versão "italiana de macarronada" (com molho de tomate), muitas pessoas acreditam que este alimento foi inventado pelos chineses. O ano aproximado é difícil de saber. O que se sabe é que quem levou a fama do macarrão ter sido espalhado pelo mundo foi Marco Polo. Contudo, ele pode ter ganho a fama por algo que já era consumida antes.
De acordo com o Guia do Estudante, ele levou o produto para a Itália. Entretanto, "uma massa seca feita com trigo duro já era consumida na península por volta do ano 800. Ela foi levada de lá para o resto do mundo por navios de conquistadores muçulmanos da Sicília. No século 12, as repúblicas de Gênova e Pisa comercializavam a pasta seca para várias regiões próximas e também para outros países da Europa."
Este alimento é conhecido em diversos lugares como "pasta". No Brasil, dependendo da região, o macarrão é consumido de formas diferentes. As regiões sul e sudeste, macarrão ao sugo e/ou bolonhesa são os mais conhecidos. Recentemente, a versão oriental (Yakissoba) também tem ganhado muitos adeptos. Já em partes da região nordeste, é normal o consumo em "alho e óleo" e outras formas, inclusive macarrão com feijão ou em sojas.
←  Anterior Proxima  → Inicio

1 comentários:

Hikki Shinozaki disse...

Delícia de todos os modos!
Adoro.