Desejo: Boas Festas...

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Curiosidades Budeguísticas: controle-remoto

Este produto foi e ainda é motivo de piada de animações e seriados. Mas, tornou-se imprescindível na vida cotidiana das pessoas. Criação norte-americana, o primeiro controle funcionava por meio de ultrassom. Porém, como o custo era alto, houve a substituição pela tecnologia IR (infravermelha) que não necessitava de um meio físico para transmitir dados.
Segundo o Controle Universal, o controle remoto foi usado como um aparelho de rádio frequência que monitorava navios alemães já na 1ª Guerra Mundial. Foram desenvolvidos rádios controladores de navios, de bombas e armas que eram usados remotamente. Daí, na 2ª Guerra Mundial, o controle-remoto foi usado como detonador de bombas.
Assim, apesar de associarmos a vida comum, o controle-remoto meio que surgiu junto das guerras, como outras tecnologias recentes. Com o fim dos conflitos, procurou-se um uso para este produto e logo foi utilizado junto aos televisores. Tornou-se relevante tanto pelo produto em si, como pela importância cultural. Afinal, diz-se que, quando o programa é ruim, é pegar o controle-remoto e mudar de canal.
Atualmente, há diversos tipos no mercado. Os controles universais são aqueles que as pessoas mais desejam justamente por ligarem e desligarem produtos correlatos como TVs, DVDs, aparelhos de som. Fora o próprio produto em si, hoje, inclusive celulares mais sofisticados já fazem esta função, mostrando cada vez mais que o ser humano moderno depende muito deste produto.
←  Anterior Proxima  → Inicio

1 comentários:

Hikki Shinozaki disse...

A primeira coisa que lembrei foi de um episódio de "O incrível mundo de Gumball" em que eles estão em uma competição pra poderem assistir o programa deles, ao invés dos outros membros da família que queriam ver outros programas.
Em determinada parte eles concordam que não precisam do controle, e que poderiam facilmente ir até a TV e mudar de canal (uma das melhores parte kkkkkk) recomendo.