Desejo: Boas Festas...

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Curiosidades budeguísticas: carne seca x carne de sol

Uma das grandes confusões que muita gente comete é dizer que carne seca e carne de sol são a mesma coisa. Até podem parecer que são dois tipos de carnes iguais, mas a verdade é que há diferenças na forma de preparo. Alguns sites tecem comentários acerca destes gostosos pratos típicos brasileiros. Mas, o que melhor explica é o Petit Gastro.
A carne seca (ou jabá) "é tipica na região norte e nordeste do Brasil, é parecida com a carne de sol, mas passa por uma desidratação bem mais intensa. A quantidade de sal usada é maior, e o tempo de cura também. As mantas de carne são empilhadas em local seco para desidratarem-se, e depois são levadas para varais no sol para finalizar a secagem."
Ainda segundo o mesmo site acima, a "carne de sol (também chamada de carne de vento, serenada, de sertão e etc) tem esse nome, pois antigamente era feita salgando a proteína ligeiramente e secando as peças ao sol." Porém, hoje já não é mais assim. "A carne passa por um leve processo de desidratação e exige um clima seco para ser feita." Não precisa necessariamente ficar ao sol. "A carne é salgada ligeiramente, e colocada para secar em local coberto e ventilado, e não mais diretamente exposta ao sol. A secagem é relativamente rápida, deixando-a ainda úmida no interior, e modificando pouco a sua textura e cor originais."
←  Anterior Proxima  → Inicio

3 comentários:

FR disse...

Eita! Foi o roteirista do Chaves que deu o nome para essas carnes? Enquanto a Carne Seca fica no Sol para desidratar, a Carne de Sol desidrata num lugar seco e sem Sol... Hahahahaha!

Sandra Monte disse...

Foi por isso que fiz este "curiosidades"...
Porque até mesmo nordestino fala errado o que um e outro...

Hikki Shinozaki disse...

Gente... Vivendo e aprendendo kkkkk
Só me deu água na boca kkkkk