Desejo: Boas Festas...

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Os Dez Mandamentos sofre preconceito (#OsDezMandamentos)

Quando iniciou e sofreu por alguns meses por conta da baixíssima audiência, muitas pessoas, incluindo profissionais de comunicação disseram que a novela Babilônia sofreu preconceito de diversos setores. Curiosamente, muitos jornalistas mostraram ao longo destes meses seu profundo desprezo com uma produção primorosa da teledramaturgia brasileira: Os Dez Mandamentos.
O título, que tem uma boa audiência, sofre com o preconceito generalizado que veículos de comunicação de entretenimento têm contra a rede Record. Não cabe aqui tecer comentários acerca da emissora e seu presidente. Muitos têm suas questões religiosas e sociais. Porém, os mesmos grupos que - muitas vezes - bradam tanto contra os preconceitos sociais são os mesmos que lançam palavras de repulsa contra a novela.
Criticam ao ver uma cena ou outra ou pior, muitas vezes sem ver. Sites, portais, perfis de redes sociais, todos lançam venenos contra uma produção bem feita. Óbvio que, assim como as novelas da rede Globo, há alguns problemas. Mas, o resultado final tem sido realmente espetacular. Ou seja, penalizam os trabalhos de diversos profissionais desde atores, iluminadores, escritores, músicos, e especialmente historiadores por causa de seus próprios preconceitos religiosos.
Preconceitos que tanto gritam serem contra. Porém, somente quando lhes diz respeito. A nós, este fato é lastimável. Porque novelas que são rechaçadas continuam a ser capas de revistas, continuam a ser notícias em portais. A raiva e repulsa de colegas jornalistas os têm cegado. Tão intransigentes quanto os conservadores que tanto questionam. Tão reacionários dramaturgicamente quanto os reacionários sociais.
Se esta novela merece vencer um Troféu Imprensa? Sim, certamente. É a melhor novela, produção do ano na TV brasileira. Que não se confundam as questões sociais, culturais e religiosas com o trabalho dos profissionais. E, que haja respeito com o público desta produção. Porque grande parte é fã de boa novela e novela bem contata, independente de credo.

←  Anterior Proxima  → Inicio

2 comentários:

Hikki Shinozaki disse...

Bom, pelo que eu leio, e vejo por aí, a novela é realmente boa, artisticamente falando e talz...
Eu não assisto por dois motivos, pq não é realmente a minha praia... E pq eu gosto de pegar do começo... Sem contar que eu tenho TV por assinatura, DVD, internet então eu posso escolher oque quero assistir.
Eu realmente aprecio um trabalho bem feito e uma história bem contada, mas quando vc tem várias opções... Dificilmente vai escolher novela.

Eu mesmo fiquei vem interessado por aquela novela da Band, mas eu não vi do começo... Nem vi.

Spider-Phoenix disse...

Excelente postagem, Sandra. Concordo perfeitamente com suas colocações.

Aliás, toda a vez que eu ouço esse negócio de babilônia lembro daquele excelente comentário que você teceu sobre o fato das pessoas não terem gostado da novela vai além do "a culpa é do telespectador" que alguns membros do elenco gostam de repetir nos TVfamas da vida.