Desejo: Boas Festas...

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Filme: Tropa de Elite

Tropa de Elite é um dos filmes nacionais mais importantes feitos nos últimos anos. Isso é um fato que a História do cinema nacional nos mostrou. Mesmo dada toda sua relevância, o "Papo de Budega" ainda não havíamos visto o título. Não por preconceito, mas sim receio da violência. Ver cenas isoladas pode causar desconforto em quem não deseja ver realidade ao extremo.
E, talvez justamente por isso o filme incomode um pouco. Não é uma violência "plastica" como os filmes de "Quentin Tarantino". É real, muito próxima de nossos olhos. Próxima de quem vive na favelas, próxima de quem vê os telejornais policiais. Nós sabemos que, sim, traficantes e policiais têm suas doses de agressões suaves ou extremamente intensas.
Só vimos agora em 2015, um filme que foi um estouro em 2007. Naquele momento, tornara-se conhecido pela forma de divulgação totalmente inusitada, a pirataria antes da exibição nas telonas. Depois, foi para os cinemas, fez sucesso. Depois DVDs oficiais... fez sucesso. Televisão aberta, idem. Mesmo com tudo isso, só vimos nas várias reprises que a televisão paga nos proporciona.
O que é um problema para muitos, a nós foi positivo. Talvez só assim, pela insistência, que tivemos a curiosidade real de assistir ao mundo de Capitão Nascimento. E entender como funcionam algumas coisas no universo policial e do crime. No final, o quão importante é ver este filme nacional, sem preconceitos. E porque o herói, mesmo truculento, é tão próximo do brasileiro e do que esperamos. Finalmente, um herói nacional "real".
←  Anterior Proxima  → Inicio

1 comentários:

Hikki Shinozaki disse...

Eu ainda não assisti também...
Mas eu tô procrastinando des de 2007 até hoje sabe-se lá porque...
Mas enfim, ainda tenho interesse em ver o filme.