Desejo: Boas Festas...

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Curiosidades budeguísticas: pandas

Depois de algumas pesquisas, e também de vermos um programa sobre animais, decidimos fazer um "curiosidades" especial sobre os pandas. Estes animais sofreram por algum tempo, diferentes tipos de classificação no reino animal. Algum tempo atrás, foram considerados "tremarctos", que tem um tipo de ossada diferente os ursos "tradicionais". Por conta disso, havia quem questionasse se eles eram ou não realmente ursos.
Além disso, outro motivo complicado de incluí-los como membros "efetivos" de "Ursidae" é porque esta família, está na ordem dos carnívoros, e o panda é um bicho herbívoro. E ainda, ele não faz outra ação relativamente comum aos demais ursos: pandas não hibernam. Com tudo isso, a biologia de algum tempo atrás não os classificava como "ursos". Eles seriam parentes distantes dos coalas.
Os pandas foram definitivamente considerados "ursos" devido à genética. Os cientistas verificaram que, mesmo sendo relativamente diferentes de seus irmãos de família, como os ursos pardos (grizzlies) e polares, ele pode efetivamente ser considerado um urso. Segundo o Wikupedia, o nome científico do panda é Ailuropoda melanoleuca, do grego: ailuros, gato + poda, pés; e melano, preto + leukos, branco).
Segundo o InfoEscola, é "originário das montanhas do Sudeste Asiático, há cerca de 100.000 anos (...) Apesar de ser um animal antigo, só se tornou conhecido no mundo ocidental no século XIX, quando Armand David, padre jesuíta francês descreveu suas características." É uma das espécies mais raras da atualidade, correndo risco de extinto.
São animais muito dóceis e só se tornam violentos em ocasiões muito específicas, como quando as mães que protegem seus filhotes. Fora isso, são animais gentis, consumidores vorazes de bambus. Há um link divertido que brinca com a relação dos pandas e das demais espécies demais ursos. Apesar de cômico, são comentários verdadeiros.
←  Anterior Proxima  → Inicio

1 comentários:

Hikki Shinozaki disse...

Criatura mais fofa! 💕
Adorei as curiosidades sobre o gato de pés preto e branco kkkkk Panda.