Desejo: Boas Festas...

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Curiosidades budeguísticas: Agosto, mês de azar

Há uma crença popular que aponta o mês de agosto como um mês de azar. Há alguns fatores nem sempre muito claros para o fato, que é uma das mais conhecidas superstições nacionais. Mas, de onde veio tanto "medo" com um único mês do ano? Para nós brasileiros, um dos fatores tem a ver com a colonização. Eram nos Agostos que ocorriam muitas vindas de embarcações de Portugal para o Brasil. Peplos passageiros não retornarem a metrópole (ficavam por aqui), associou-se ao mês a falta de sorte de muitas noivas e não ter seus futuros maridos de volta.
O oitavo mês do calendário gregoriano recebeu o nome de Agosto, do latim augustus, em honra ao imperador César Augusto. É também conhecido como o "mês do cachorro louco". De acordo com o site Vírgula, "no mês de agosto a concentração de cadelas no cio aumenta bastante devido às condições climáticas. E quando as cadelas estão no período fértil, os cachorros ficam loucos (mesmo!) e brigam para conquistar a fêmea. Essa luta feroz entre os machos em busca da fêmea faz com que a raiva, doença transmitida pela saliva bicho, se espalhasse mais no período.
Os animais infectados pela raiva babam muito e ficam com aparência de “loucos”, daí a expressão 'Cachorro Louco'." Além deste fato, há diversos acontecimentos ruins que, pelo mês já ter uma "fama" negativa, acabaram ganhando uma força ainda maior. É possível ver uma lista maior no site do Universia. Apesar de não haver nenhum comentário sobre o fato, aqui fica nossa consideração: no Brasil, também teria alguma relação com o clima, já que o mês de Agosto é o mais frio do ano? E por isso as pessoas o considerariam um mês "triste"?
←  Anterior Proxima  → Inicio

1 comentários:

Hikki Shinozaki disse...

Muito interessante, eu não sabia dessa de "mês do azar", mas a gente costuma brincar e chamar Agosto de mês do Desgosto... Muito nada a ver aliás hahahaha