Desejo: Boas Festas...

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Curiosidades Budeguísticas: Mappin

O Brasil não possui hoje uma grande loja de departamento. Existe diversos comércios com muitos produtos, mas não com tal característica. Este é um local em que vende diversos tipos de produtos diferentes, divididos por setores e andares. Talvez o conceito seja difícil de ser compreendido. Atualmente, só quem foi para fora do país tem ideia de como é a disposição de uma loja do gênero. Porém, muitos paulistas ainda sabem o que é uma loja de departamento.
A cidade já teve sua loja assim: o Mappin. Inaugurado em 1913, cm 40 funcionários, a loja aos poucos foi ganhando o coração das pessoas da cidade. Seu nome oficial era "Casa Anglo-Brasileira S/A". dos irmãos Walter e Hebert Mappin. As primeiras unidades ficavam no centro da cidade de São Paulo, mas com o passar das décadas, a loja foi para outras cidades, como Sorocaba e Santo André.
Tinha uma das propagandas mais conhecidas da televisão com o "Mappin, venha correndo Mappin, é a liquidação…" Foi também por muito tempo, um dos grandes anunciantes de jornais, revistas e televisão. O carinho pelo nome "Mappin" ainda é tão grande e se faz presente no imaginário das pessoas, que na região do grande ABC em São Paulo, o Shopping ABC ainda é chamado de Mappin.
A loja fechou em 1999 com diversos problemas e algumas tentativas para se manter vida. Porém, por conta de uma péssima gestão, seu desfecho foi melancólico, com demissões em massa, lojas fechadas, pessoas desacorçoadas pela cidade. A loja de departamentos ainda é, de certa forma, uma lembrança e referência para muitos comerciais e pessoas. Segundo o Wikipedia, o atual dono da marca pretende recolocá-la na ativa até 2016.

←  Anterior Proxima  → Inicio

1 comentários:

Victor Hugo Carballo disse...

Eu lembro do Mappin, na frente do teatro Municipal, minha mãe comprava roupas lá. E lembro do elevador antigo, que tinha até ascensorista pra girar a manivela.
Lembro também da Sears, que era aonde é atualmente o Shopping Paulista.