Desejo: Boas Festas...

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Curiosidades Budeguísticas: estrelas de times de futebol

Os times de futebol no Brasil têm seus escudos e mascotes característicos. Tais mascotes são simbolizados por animais ou outros elementos bem claros. Vide "periquito, baleia, raposa, mosqueteiro, São Paulo..." Nem sempre o mascote oficial é o mais conhecido de um clube. Muita gente não sabe, por exemplo, que o "porco" não é mascote do Palmeiras, mas sim o periquito citado acima.
Porém, há um elemento em comum que diversos times de futebol usam em suas camisas e produtos: as estrelas. Não existe um motivo unificado para a existência de uma estrela na camisa de um time brasileiro. Neste link do site Mundo Estranho, cada time tem sua razão para ter uma estrelinha na camisa. O link é elucidativo, porém, não é atual. O Corinthians, por exemplo, eliminou as estrelas de sua camisa tempos atrás.
Duas das estrelas mais representativas ao país estão na camisa do São Paulo Futebol Clube. O time é dos poucos que possui estrelas que nada têm a ver com futebol. As douradas que ficam acima do escudo representam os dois ouros olímpicos de Adhemar Ferreira da Silva, primeiro bicampeão de ouro olímpico brasileiro. Ele era atleta do SPFC e para homenageá-lo, o clube colocou tais estrelas na camisa. Veja no link acima, o significado das estrelas dos principais clubes brasileiros.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários: