Desejo: Boas Festas...

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Curiosidades budeguísticas: cafuné

Imagem ilustrativa de cafuné

Algumas das nossas palavras mais comuns e usadas não têm origem portuguesa. Em verdade, grande parte de nossas palavras são de origem indígena ou africana. Tanto que um dos locais em que mais podemos ver esta informação é no Museu da Língua Portuguesa. Porém, visualizando na internet, podemos encontrar rapidamente algumas origens.
É o caso da palavra cafuné, cuja origem deste termo é africana. Segundo este link e este também, é de origem quimbundo (uma das línguas de Angola). Significa tomar a cabeça de alguém e torcê-la. Porém, adquiriu outro significado. Hoje, basicamente, "cafuné" é o ato de fazer e receber carinho na cabeça até a pessoa dormir. Entretanto, nem sempre foi assim.
Quando vieram ao Brasil, portugueses e africanos não tinham o hábito de tomar banhos todos os dias. Este é um hábito que incorporamos dos índios. Por não ter tanta higiene, era muito comum as pessoas terem piolhos. Daí, era necessário "catar" este bichos. Por isso, a pessoa acabava dormindo. O passar dos anos modificou a origem da palavra de "torcer a cabeça" para "fazer carinho".

←  Anterior Proxima  → Inicio

1 comentários:

Hikki Shinozaki disse...

O cafuné de hoje em dia é bem melhor mesmo kkk