Desejo: Boas Festas...

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Curiosidades Budeguísticas: Shavuot e Pentecostes

Alguns feriados e datas cristãs têm uma certa ligação com sua origem, a cultura judaica. Um destes feriados é o Shavuot, cujas as datas originais acontecem nos dias 6 e 7 do mês de Nissan, estas datas são variáveis no calendário gregoriano, mas ocorrem em maio ou junho. Em Israel, acontece somente no dia seis. Uma outra peculiaridade é que não existe uma data específica, mas a forma de celebração está transcrita em Êxodo cap. 34 v.22; Levítico cap. 23 v.15 até o fim; Deutoronômio cap. 16  v.9-10, segundo o site Web Judaica.
Em Shavuot, celebra-se especialmente o recebimento do Torá (os cinco primeiros livros da Bíblia) e que foi justamente o período em que o povo hebreu recebeu as leis, conhecidas como dez mandamentos. Porém, a Festa de Shavuot é conhecida com uma das três grandes comemorações judaicas de peregrinação: Pessach, Shavuot e Sucot. Nela pode-se dizer que há o encerramento do Pessach, a Páscoa Judaica. "Numa expressão de agradecimento a D'us, começando em Shavuot, cada fazendeiro na terra de Israel levava ao Templo Sagrado uma oferenda do primeiro trigo, cevada, uvas, figos, romãs, azeitonas e tâmaras que cresciam no campo" (veja mais em Chabad).
Apesar de não ser exatamente igual, assim como Pessach/ Páscoa, a festa cristã de Pentecostes também tem o sentido de "recebimento". Porém não mais da Torá, mas o recebimento do "Espírito Santo". Assim como o Shavuot - que ocorre 50 dias após o Pessach - Pentecostes ocorre 50 dias após a Páscoa cristã. "Junto com Natal e Páscoa, forma o tripé mais importante do Ano Litúrgico. Esse detalhe ajuda a compreender por que Pentecostes pertence ao Ciclo da Páscoa" (veja mais em Paróquia São Paulo). Curiosamente, apesar de datas diferentes, são poucos os estudos que fazem alusão a tais características. Diversos sites têm por hábito dizer que muitas festas cristãs são originalmente pagãs. Porém, muitas destas celebrações podem ser em verdade, de origens judaicas.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários: