Desejo: Boas Festas...

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Curiosidades Budeguísticas: geladeira

A geladeira é, certamente, uma das mais importantes invenções modernas as quais não nos damos conta. Talvez por ser tão corriqueira sua presença em nossas vidas, não a notamos como deveríamos. O ser humano passou séculos tentando conservar os alimentos, seja por sal, "casinhas" de gelo, porões revestidos de madeira e palha ou outras vias, mas foi com a geladeira que conseguimos manter nossas comidas conservadas por um bom tempo.
A criação deste eletrodoméstico é um tanto quando controversa na internet. Assim como outras diversas criações, houve vários interessados em conservar alimentos. Muitos deles iniciaram tais tentativas. Segundo o Geladeiras Antigas, "o primeiro refrigerador artificial conhecido foi demonstrado por Willian Cullen (15/04/1710 - 05/02/1790)".
Em seguida, "em 1805, Oliver Evans (13/09/1755 - 15/04/1819), um inventor americano, projetou a primeira máquina de refrigeração movida a vapor". Contudo, a "cara" de geladeira que conhecemos hoje foi criada por John Gorrie (19/03/1802 - 29/06/1855). O grande objetivo dele era conversar não alimentos, mas remédios para seus pacientes. O funcionamento, segundo o site do Super Interessante, se dava da seguinte forma,
O pistão comprimia e expandia alternadamente vapor de água, que por sua vez roubava calor do meio externo - o recipiente de água e sal - para passar do estado líquido ao gasoso. Quando a água salgada não tinha mais calor para ceder ao gás, os dois se resfriavam. O ar então era liberado no ambiente, enquanto a água salgada congelava ainda outro frasco de água doce colocado no recipiente. Assim, de uma só tacada Gorrie tinha inventado o ar-condicionado e a geladeira. Ele foi também o primeiro a fabricar um aparelho comercialmente viável. A primeira apresentação pública da engenhoca se deu em 1850, no dia 14 de Julho, quando os franceses comemoram o aniversário da queda da Bastilha.
Basicamente, não existe grande diferença daquela geladeira do século XIX para as geladeiras do século XXI. Um dos pontos principais é o fato de que hoje o eletrodoméstico funciona por energia elétrica. Contudo, nada impede que exemplar antigo funcione, deste que os elementos acima citados sejam seguidos. Chega a ser curioso que geladeira tenha surgido efetivamente não pela vontade de comer, mas pela vontade da cura de doenças.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários: