Desejo: Boas Festas...

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Curiosidades Budeguísticas: Dia das Mães

O Dia das Mães é comemorando em diversos países. O acontecimento é lembrando desde os tempos mais antigos, em referências às divindades que caracterizam a maternidade. Porém, tomou uma "cara" mais atual no século XIX, nos Estados Unidos. Segundo o Wikipedia, um grupo de mães organizou o "Mother's Friendship Days" para pedir melhores condições aos feridos na Guerra de Secessão. Porém, o tempo passou e a ação foi tomando uma característica mais comercial.
No Brasil, a data foi instituída em 1932 por Getúlio Vargas. Do ponto de vista econômico, é a segunda data comercial mais importante do ano, perdendo somente para o Natal. Em grande parte dos países, comemora-se no segundo domingo de Maio. Porém, em alguns locais não há uma data formal. É o caso de Israel. Lá, comemora-se o Dia da Família. Segundo o site Rio Total, "é celebrado no aniversário de Henrietta Szold, pelo calendário hebraico no 30º dia do mês de Shvat" (variável no calendário gregoriano). Ainda segundo este site,
Embora possa ser politicamente correto chamar este dia como da Família, presentes só são dados à mãe. Em espírito é ainda o Dia das Mães. Nele, em Israel, pais e filhos dão a elas flores e presentes e as liberam do serviço doméstico. Escolas judaicas desenvolvem programas que glorificam o papel da mãe em Israel e no Judaísmo. Há quem use no dia um pequeno cravo branco, símbolo da pureza do amor maternal.


←  Anterior Proxima  → Inicio

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá,
Quando você faz a citação de algum livro ou texto que não é seu, poderia colocar outra cor sem ser o cinza? A letra pequeninha e cinza num fundo preto fica muito difícil de ler.

Sandra Monte disse...

Puxa.. eu não tinha visto.
Obrigada pela dica... Vou verificar isso!