Desejo: Boas Festas...

terça-feira, 26 de maio de 2015

A Televisão na Era Digital, indispensável


Alguns livros mostram-se pioneiros em acontecimentos e ao mesmo tempo esclarecedores quanto à fatos que ocorreram no passado. A Televisão na Era Digital, do estudioso de comunicação Newton Cannito, é um destes casos. O autor conseguiu nesta obra, apontar-nos elementos extremamente importantes acerca de arte e cultura em geral, sempre interligando com o meio de comunicação mais importante do século XX.

U autor discute os desafios da televisão na era digital. Na introdução, ele desconstrói vários mitos, entre eles o de que a televisão vai desaparecer devido à internet; o de que a narrativa está com os dias contados; o de que o espectador do futuro será totalmente interativo; o de que a TV vai ser personalizada; e o de que todos vão querer ser realizadores de televisão. Em seguida, discorre sobre as especificidades da TV e da mídia digital para, depois, falar dos desafios da televisão no ambiente de convergência digital, abordando tecnologias e modelos de negócio que tendem a dar certo. O autor ainda levanta hipóteses de como será a TV na era digital, falando de cultura digital, interatividade, alta definição, narrativas transmidiáticas e democratização do conteúdo, e analisa gêneros e formatos que deram certo, partindo dos programas Lost e Big Brother. No anexo, o autor faz propostas para transformar a televisão brasileira, garantindo seu pleno desenvolvimento.

Talvez a grande lição que nos fica da obra é a importância do conteúdo nos meios audiovisuais. No momento que foi escrita e lançada - mais de três anos atrás - a publicação já apontada para a suma importância do conteúdo, enquanto naquele momento todos ainda discutiam a questão da tecnologia. A televisão, seja ela analógica ou digital, está passando por mudanças estruturais de conteúdo para sobreviver. E, no final, será este o grande determinante para a vida ou morte de programas, quiçá até mesmo de emissoras. Mas, não da televisão como um todo. O livro mostra bem tais apontados. Continua atual e fundamental para quem estuda cultura e comunicação.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários: