Desejo: Boas Festas...

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Filme: Êxodo: Deuses e Reis

Êxodo: Deuses e Reis (Exodus: Gods and Kings) traz uma releitura da clássica passagem bíblica da escravidão, libertação e passagem do povo hebreu do Egito até a Terra Prometida. Visualmente, traz-nos antes de tudo um Moisés muito vem apanhado, já que é interpretado pelo belo Christian Bale, o ator que deu vida ao Batman na última trilogia.
Ele é o personagem-título que é apresentado como alguém muito forte e fiel aos seus ideais. Inicialmente ao faraó. Porém, depois ele mostra ser aquele que será o libertador de seu povo escravizado. Este Moisés é muito questionador em relação a Deus. E, neste filme, o Eterno também se apresenta de uma forma bem diferente de outras interpretações.
As famosas pragas surgem inicialmente com uma coerência científica. Como nas escrituras, tornam-se piores chegando ao cume com a morte dos primogênitos. Já a passagem do povo hebreu pelo mar e dos egípcios em seu encalço era um dos momentos mais esperados. O motivo era simples: a cena tornara-se clássica na sequência do filme Os Dez Mandamentos de 1956.
Este longa-metragem de Ridley Scott - muito diferente de Noé - não decepciona em seu viés bíblico. Naquele filme, é praticamente uma outra história apresentada, fugindo completamente dos conceitos e ideia vistos no livro do Gênesis. Em Eôxodo algumas poucas pessoas criticaram o "deuses" do título. Porém, tais críticas logo são desfeitas quando se assiste à obra. Um bom filme em um bom momento, já que será lançado em 15 de abril, logo após do Pessach, a Páscoa Judaica.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários: