Desejo: Boas Festas...

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Curiosidades budeguísticas: metrô de Londres, o primeiro do mundo

Algumas cidades brasileiras têm os chamados metrôs, meio de transporte terrestre mais rápido que temos em terras tupiniquins. De todos, o metropolitano de São Paulo é mais conhecido e melhor estruturado. Todavia, não foi o primeiro do mundo. Foram mais de cem anos para este meio de transporte chegar ao Brasil. O primeiro mundo foi o metrô de Londres. Seu nome original é London Underground, apesar de também ser conhecido como The Tube, Tube, The Underground ou Underground. É o sistema mais antigo do planeta, fundado em 10 de janeiro de 1863. Atualmente, também estão inclusos os sistemas de trens.
Chega a ser curiosa a relação que os britânicos têm para com seu metrô. Basta vermos que sequências de Harry Potter e Crônicas de Nárnia ocorrem no local. Este transporte público foi originalmente construído com recursos privados. Surgiu em um momento da História de Londres em que não haviam mais espaços da cidade na locomoção de carroças e pouco tempo depois de carros. O crescimento das linhas foi constante e hoje, o metrô da cidade é, além do mais antigo do mundo, considerado um dos melhores também.
Apesar da extensão territorial da cidade de Londres ser muito menor do que a cidade de São Paulo, a malha viária de trens e metrôs é cerca de 418 Km. Ao longo da História, o local subterrâneo já foi abrigo para o povo londrino na ocasião da Segunda Guerra Mundial. Quando a capital da Inglaterra fora bombardeada por nazistas, foi no metrô que muitos cidadãos se refugiaram. Este fato também - de certa forma - ajudou e muito no carinho que o povo inglês tem para com seu metrô, que é considerado um dos símbolos de Londres. Veja mais informações no link acima também na internet pelos seus nomes em inglês.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários: