Desejo: Boas Festas...

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Curiosidades budeguísticas: areia movediça

Sempre que vemos filmes, seriados, desenhos animados falarem de areia movediça, ficamos com a impressão que podemos ser sugados com toda a força para o fundo de um montão de terra. Bem, isso em parte pode ser verdade. Há diversos sitesque falam do assunto, porém, o que melhor explica é o Tecmundo. Segundo o site,
A areia movediça pode se formar em qualquer local que possua pelo menos dois “ingredientes” básicos: um solo arenoso, composto por partículas finas e soltas, e uma fonte de água capaz de supersaturar a área. Dessa forma, ao invadir o terreno, a água acaba agitando as partículas de areia e ocupando os espaços existentes entre elas, fazendo com que a mistura se comporte como um fluido não newtoniano, ou seja, que pode ter sua viscosidade alterada de acordo com a pressão exercida sobre ele.
Ou seja, o local é um mix de terra e água. A densidade seria parecida a ficar preso em um tanque de concreto fresquinho. Fica uma terra úmida, mas não exatamente algo que a pessoa possa se "afogar". Em verdade, isso é até possível, porém, o mais comum é se a criatura que estiver no local fique presa e morra por outros motivos.
Dependendo da circunstância, o ser pode morrer de insolação, desidratação, e sim, também morrer atolado. Tirar alguém que tenha caído em uma "areia movediça" é algo complicado porque a pessoa fica presa nesta massa viscosa, podendo afundar ainda mais caso se mova em demasia. O ideal, em verdade, é não cair. Este tipo de elemento estranho da natureza é relativamente comum de ser encontrado em "solos próximos a margens de rios, pântanos ou praias".
←  Anterior Proxima  → Inicio

1 comentários:

Rafael Kaen disse...

Interessante!