Desejo: Boas Festas...

segunda-feira, 30 de março de 2015

Curiosidades budeguísticas: Páscoa judaica e Páscoa cristã

Hoje, teceremos algumas diferenças acerca das duas páscoas: a judaica e a cristã. Primeiramente, existe uma preferência em chamar a páscoa judaica de Pessach. O possível motivo é que esta palavra é hebraica e diferencia do termo "Páscoa", que se tornou ocidentalizada e denota mais ser a festa cristã.
Basicamente... a diferença é que o Pessach é uma festa em lembrança ao fim da escravidão do povo hebreu no Egito. Sua história está em um livro inteiro da Bíblia, em Êxodo (ou Shemót em hebraico). Há mais duas festas judaicas relacionadas com escravidão e libertação, porém, o Pessach é certamente a mais importante e conhecida.
Já a Páscoa cristã faz referência a ressurreição de Jesus Cristo. O termo Pessach/ Páscoa significa "passagem". A passagem de um estágio para outro. Nas duas culturas, apesar das diferenças de motivos, é possível dizer que houve passagens. Outro ponto curioso é que as datas nem sempre coincidem, já que ambas comemorações dependem de seus calendários para se realizaram. O calendário judaico é lunar, enquanto o gregoriano é solar.
Independente de suas razoões, para ambas culturas, suas respectivas páscoas são comemorações importantes. São festas familiares e de comunidade. Por vezes solenes, também são consideradas festas alegres, pois em ambas a "passagem" é para algo melhor.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários: