Desejo: Boas Festas...

segunda-feira, 2 de março de 2015

Curiosidades budeguísticas: Butantã

A partir deste ano, caso não ocorram doideiras, teremos esta nova seção: curiosidades budeguísticas. Na verdade, a segunda palavra nem existe... É só uma alusão ao termo base deste site: budega. Para começar... o que significa é exatamente a palavra Butantã, que dá nome a um bairro de São Paulo e a um instituto.

Quando se fala em Butantã, as pessoas logo lembram de cobras e venenos. O motivo é simples: é neste local que se produz o soro antiofídico. Mas... não é só isso, o Butantã é muito, muito mais! Bem, primeiramente, é o bairro que esta que vos escreve vive. É um local simpático de se viver, com muitas árvores. Talvez seja um dos lugares da cidade de São Paulo com mais área verde. É no distrito do Butantã em que se encontra a também famosa Cidade Universitária.
Bem, primeiramente, há uma distinção: Butantã é o nome do bairro (distrito) e Instituto Butantan é o nome do local que se fazem os soros. Inclusive, não somente os soros, cerca de 70% das vacinas produzidas no Brasil inteiro saem do local. Ou seja, caiu uma bomba no Butantan... todo mundo morre de tudo que é doença neste país... hehehe
As pessoas em São Paulo também associam a palavra com gente biruta, por causa do "tantã". Mas, segundo nosso amigo Wikipédia, "Butantã é um termo da língua geral paulista: significa "terra duríssima", através da junção de yby (terra, chão) e atã-atã (duríssimo)." Ou seja, nada de gente doida, não... E, o termo é um tanto curioso, porque quem vive há décadas no bairro, sabe que a terra não é tão dura assim. Pelo contrário: haviam muitos brejos no local...
Um absurdo... como vocês passaram anos sem esta informação preciosíssima? Mas, falando sério: o bairro é relativamente novo, tem pouco mais de 100 anos. Eu o indicaria a quem quer ficar perto de parques, chegar relativamente rápido ao centro da cidade e tudo mais. Por fim, conhecer o Instituo Butantan vale a pena. Não tenham medo, o "bairro das cobras" os receberá de braços abertos (hein....?). E, quem nasce ou vive no Butantã seria exatamente o quê? "Cobrinha"?
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários: