Desejo: Boas Festas...

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Mercado de animes pode morrer, segundo Hideaki Anno

Navegantes...
Tenho já faz algum tempo que venho dizendo que a indústria do anime está em crise. Crise generalizada. Toda vez que toco no assunto, alguém sempre diz que quero me fazer de entendida e coisas do gênero... Mas, agora não sou só eu em meus devaneios, ou o Hayao Miyazaki no "mau humor" dele. Segundo os sites Anime News Network e Rede Tsuzuku, Hideaki Anno 庵野秀明, diretor do clássico Neon Genesis Evangelion, fez questionamentos acerca da indústria e teme que a mesma "morra" em algum tempo. Morrer, morrer... creio que não. Mas, o mercado de animes passa por uma crise brava. E eu tenho dito, tantos remakes são o reflexo de tamanha crise.
Basta ver mais um anime de Cavaleiros do Zodíaco a caminho. Eu gosto? Gosto. Mas, jura do fundo da alma que a Toei não consegue produzir nada novo? A crítica de Hideaki Anno 庵野秀明 não pode ser vista como coisa de vovozinho - até porque ele não é - nem como coisa de realizador mal-humorado... O cara deveria ser levado mais a sério... Pois, a indústria precisa se reciclar criativamente e mercadologicamente. Senão, corre o risco de se tornar cada vez mais produto de otaku... E fica a pergunta: será que quando o Japão perceber não será tarde demais?
←  Anterior Proxima  → Inicio

3 comentários:

Judson disse...

Não é possível fazer um anime comercial primeiro e com o dinheiro fazer um artístico e repetir o processo varias vezes? se o problema são os otakus na industria do anime por que não dar salários melhores para atrair outro tipo de artista? quem mais compra dvds de anime são os otakus? se sim não está na hora de haver uma melhor campanha de marquetim para vender outros tipos de animes para outras pessoas? Eu espero um dia ver a saga olimpo ou zeus nos cavaleiros, se a história for um remake eu concordo com você quando diz: "a Toei não consegue produzir nada novo?" mas se for uma continuação isso não é algo novo?

Anônimo disse...

Realmente o mercado de anime e mangá chegou em um fase em que todas as idéias infelizmente estão se reciclando, culpa de uma indústria medrosa que sempre optou pelo caminho mais fácil.
idéias inovadoras nunca foram o foco principal para estes trabalhadores, no intuito de vender mais e mais brinquedos, jogos e etc. Sempre lançam histórias de apelo visual que visam lucro em detrimento da história.
Quantas vezes assistimos animes belos
com historias porcas e sem originalidade, apostando que o público não tenha nenhum critério de avaliação e consuma esses produtos automaticamente.
Sabemos que hoje o fã sozinho não sustenta uma industria como o do anime e mangá, pois este foi o erro primordial, produzir produtos para um nicho no mercado significa estagnar.
Produtos culturais devem ser oferecidos para todo o público, pois só assim a indústria evolui, por que o gosto popular nunca é o mesmo.

Francisco Othon P. de Norões disse...

Infelizmente mercado Brasileiro também ..

TV aberta perdendo mercado ..

http://www.exorbeo.com/2014/01/tv-aberta-perdendo-mercado.html?replytocom=12714


O fim dos programas infantis e animes na TV aberta..

http://www.exorbeo.com/2014/09/o-fim-dos-programas-infantis-e-animes-na-tv-aberta.html