Desejo: Boas Festas...

domingo, 13 de julho de 2014

Copa: Na vitória da Alemanha, Hitler meio que virou herói...

Pois é navegantes... isso mesmo que você leu.
Eu fiquei um pouco estarrecida ao ver um Hitler brincando de vídeo game nas redes sociais... E mais ainda ao ver pessoas curtindo. Sério mesmo que este pessoal, tudo gente novinha, sabe realmente o que este senhor fez? Adolf Hitler foi responsável pela morte de 20 milhões de pessoas. Vejam... 20 milhões.
As pessoas costumam lembrar dos judeus (hebreus ou afins), mas o regime nazista foi responsável pela morte de todos aqueles que não estavam de acordo com o "belo" a que Hitler tinha devoção. Os primeiros da lista - que muitos não sabem - foram as pessoas com deficiência... Daí para frente, houve um grande número de pessoas de cultura e etnias diferentes na lista negra de Hitler.
Eu gostaria que quem não tem muita noção de quem foi Adolf Hitler, por gentileza, veja o filme Arquitetura da Destruição (Architecture of Doom Nazism). Os alemães podem muito bem ser representados por Michael Schumacher ou pela seleção de futebol que hoje é vencedora (imagem: Lukas Podolski).
Não por um maluco que não aceitava nenhum tipo de "defeito". Um um cara que conseguiu deturpar a ideia original da suástica... Vê-lo nas redes sociais hoje fez-me repensar outras figuras nefastas que são representadas como piada. Mas, que de graça não tiveram nada. Espero que a História não esteja morrendo. Se morrer, lastimavelmente, vai se repetir...
←  Anterior Proxima  → Inicio

8 comentários:

Victor Hugo Carballo disse...

eu assisti "Arquitetura da Destruição", é assustador. Ele criou uma fantasia como se os alemães fossem descendentes dos deuses do passado, uma nostalgia de algo que nunca existiu. Terrivel mesmo. Mas enfim, vivemos a era dos memes idiotas e das redes sociais. A tirania do "Like", essa é assustadora também.

José María Souza Costa disse...


Oi, Sandra, bom dia.

Sempre leio as suas postagens. Hoje resolvi seguir-te pelo blogue. Eu tenho um. Bem simplório "acaipirado", semelhante a mim, nordestino que sou. Estou lhe convidando a visitar-me. Seguir ? Hum...fica á teu critério. mas, pelo menos passe por lá e deixe um comentário, ainda que esse comentário, seja o contraditório do que esteja lá escrito. Te espero lá. Um abrço.

Natália Maria disse...

Olá!!

Acredita, hoje há pessoas que reverenciam Hitler (eu queria entender o porquê, mas ainda não sei), como se ele fosse melhor que Deus... Não é à toa que estão utilizando-o para memes da internet.

Até mais

Mad Cientist disse...

Sinceramente, não entendi o problema.
É piada, é brincadeira e nada mais.
As pessoas sabem que Hitler foi um tirano e fazem piada justamente por causa disso.

Ruim seria se Hitler fosse considerado pela ampla maioria de pessoas como uma pessoa "injustiçada" ou "normal", como acontece com vários líderes "vermelhos". A história maldosa de Mato Tsé Tung, Che Guevara e outros vermelhos está praticamente enterrada e ninguém lembra o quão malvados eles foram.

Isso não ocorre com Hitler. Há idiotas sim que adoram ele e a maneira como ele soube iludir o povo alemão, mas na cabeça da maioria das pessoas ele é um tirano e, como tirano, é digno de ser feito piada.

"Faça piada com os opressores, nunca com os oprimidos".

Sandra Monte disse...

Pois é..
A minha dúvida é: será mesmo que quem tem compartilhado imagens do Hitler sabe mesmo o que ele fez?

Todos os citados foram figuras nefastas. Só que ver um Hitler jogando védeo game como se fosse brincadeira... Como se ele fosse "O" cara... Sim, para mim, isso mostra que a História está morrendo...

Anônimo disse...

Vivemos em uma época onde a piada têm prevalecido. Não há um acontecimento trágico que não gere risadas tolas. O que por um lado é bom, visto que pode ajudar os próprios envolvidos a se levantarem após um baque. O problema é que o limite do aceitável se perdeu nessa brincadeira, assim muitas dessas piadinhas se tornaram desconfortantes.

yuri disse...

Eu vejo nisso so mais uma das sandices dos comentarios de internet. Mas a eugenia e o racismo alemao eram bem anteriores a hitler, embora seu regime tenha sido o primeiro a leva-lo a tal escala. O nazismo representou algo que ja existia' nao foi inventado por um ditador todo poderoso. Alias, tal sujeito foi eleito com sua proposta germanocentrica.

Sandra Monte disse...

E daí Yuri?

Ter sido eleito não tira o fato do cara ter sido um desequilibrado que causou a morte de vários inocentes...

Usá-lo para fazer piada - como se ele fosse algum tipo de herói - é de um mau gosto avassalador...