Desejo: Boas Festas...

terça-feira, 17 de junho de 2014

O livro referência sobre mangás no Brasil

Certos livros são, definitivamente, uma leitura obrigatória para determinados assuntos. No universo dos quadrinhos nipônicos, MANGÁ – O PODER DOS QUADRINHOS JAPONESES de Sonia Maria Bibe Luyten é um dos mais importantes estudos do gênero no Brasil. Quiçá o mais importante.
Todos os estudiosos do gênero têm nesta publicação, informações valiosas sobre os fundamentos das histórias em quadrinhos japonesas, sua origem e seus gêneros. Mesmo falando de obras físicas em papel, seu conteúdo também vale para títulos do audiovisual daquele país, em especial os animes.
O material publicado pela editora Hedra já teve algumas edições. A que esta autora leu e mencionou em seu próprio livro (veja aqui) é esta da imagem. Porém, há uma versão mais recente com prefácio de Maurício de Sousa. Para os interessados em conhecer o mangá por um estudo concreto e não somente por artigos de internet, MANGÁ – O PODER DOS QUADRINHOS JAPONESES é fundamental.
Especialmente porque o curriculum de Sonia é único no meio. "É Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Na Escola de Comunicações e Arte em 1972 iniciou o curso de Histórias em Quadrinhos, que permanece até hoje como pioneiro no mundo. De 1984 a 1999 ficou no exterior como professora convidada das Universidades de Estudos Estrangeiros de Osaka, Tóquio e Tsukuba, Japão, da Universidade Real de Utrecht, Holanda e Universidade de Poitiers, França. É autora dos livros Comunicação e Aculturação, O que é Histórias em Quadrinhos, Histórias em Quadrinhos – leitura crítica, Mangá, o poder dos quadrinhos japoneses ,Cultura Pop Japonesa: mangá e animê, capítulos em livros e centenas de artigos em jornais e em revistas. Foi professora e Coordenadora do Mestrado em Comunicação da Universidade Católica de Santos (2000- 2005)."
←  Anterior Proxima  → Inicio

5 comentários:

Renato Urameshi disse...

A edição que tenho aqui é a 3ª com o prefácio do Maurício. Apesar de ser apenas um texto a mais no livro, fazem uma diferença enorme para apreciação e entendimento da obra. Um livro indispensável para ler para quem quer realmente entender o porque animes e mangás são tão respeitados no Japão.

Natália Maria disse...

Eu li sobre esse livro no blog do Renato Urameshi e me interessei por ele. Infelizmente ainda não tive oportunidade de adquiri-lo, pelo mesmo motivo de não ter adquirido o seu cara Sandra. Falta a verba necessária... Rsrsrs

Com certeza já está na minha lista à algum tempo.

Até mais

Anônimo disse...

Pior de tudo é que essa Sonia não entende bulhufas sobre mangás. Ela tem uma visão bem limitada e datada sobre o assunto. Já tive o desprazer de ter uma conversa com ela sobre o assunto, e foi vergonhoso o mico que ela pagou na conferência que havia rolado aqui na cidade de Santos. No final, eu que nem era palestrante, acabei explicando bem mais do que ela e os demais "especialistas" no assunto.

No Youtube inclusive,deve haver um vídeo disso que estou dizendo, e que ocorreu na Gibiteca de Santos ainda no ano passado.

Anônimo disse...

AI SANDRA O LIVRO VAI DESBANCAR FROZEN?

Sandra Monte disse...

Não... :P