Desejo: Boas Festas...

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Era uma vez no Japão, Nippon no Mukashibanashi ふるさと再生 日本の昔ばなし

Folclore é um dos termos mais empregados por professores no ensino fundamental. Basicamente, "folclore é o conjunto de crenças, lendas, festas, superstições, artes e costumes de um povo. Tal conjunto normalmente é passado de geração a geração por meio dos ensinamentos e da participação real dos festejos e dos costumes" - fonte Brasil Escola.
Mas, como estamos falando de Japão, tais costumes começam a passar de geração em geração por meio da cultura midiática. E aqui, fica a lição de como os animes podem ser importantes na manutenção milenar de uma cultura. Em Nippon no Mukashibanashi ふるさと再生 日本の昔ばなし (Lendas do Folclore Japonês), vemos como as histórias lendárias do folclore nipônico são importantes em outros tipos de narrativas, inclusive em animes.
O Papo de Budega teve a oportunidade de ver os 12 primeiros episódios, de um título com mais de 100 episódios e que ainda está em exibição no Japão. Cada episódio tem cerca de 24 minutos, com três historinhas. As mesmas falam de como deve ser a conduta das pessoas ante as adversidades, como é a presença de divindades (conforme o xintoísmo e budismo) entre outros "causos".
Dá-nos uma vaga lembrança do também anime Super Aventuras, exibido nos anos 80 na TV Manchete. E também as animações-pilotos de Historietas Assombradas para Crianças Malcriadas em que há muitas histórias com velhinhos e crianças, em que também percebemos o incrível respeito da sociedade japonesa para com estes dois grupos de pessoas.
Nippon no Mukashibanashi ふるさと再生 日本の昔ばなし (Lendas do Folclore Japonês) é, aparentemente, bem respeitado no Japão, tanto que há uma referência clara em Shirokuma Café para com o título. Ao longo dos meses, continuaremos a fazer resenhas deste anime, que continua firme e forte, mesmo sem a badalação comercial que cerca o mercado da animação japonesa.
←  Anterior Proxima  → Inicio

2 comentários:

Victor Hugo Carballo disse...

Amei o traço, toda a "vibe" desse anime! quando puder, vou assistir, valeu a dica!

Digo disse...

Muito legal. Me interessei. Procurando pra ver!