Desejo: Boas Festas...

terça-feira, 22 de abril de 2014

Cultura celta: o que une Harry Potter e Asterix...

Certas culturas fazem parte de histórias muito queridas e, certamente, as pessoas nem sabem ou não se dão conta. A cultura celta tem uma importância avassaladora, especialmente porque muitas destas histórias recentes - como Harry Potter, Asterix, Como Treinar o seu Dragão entre outras - e de sucesso têm fundamentos nesta cultura antiga. Em O Livro Celta da Vida e da Morte, da editora Pensamento nos apresenta esta importante faceta de vários povos da Europa antiga.
Neste livro, ricamente ilustrado em cores, Juliette Wood nos traz o imaginário, a arte, o folclore, a literatura e a mitologia celtas em uma antologia que agradará a todas as pessoas que se interessam pela mitologia dos povos antigos. Idealizada com base nos Livros dos Mortos, tanto o tibetano quanto o egípcio, esta obra descreve a jornada da alma e os conhecimentos que ela precisa absorver e compreender no curso de uma vida. Há os principais temas da sabedoria celta - o tempo, o pós-vida o destino, as profecias, a coragem, os cultos à fertilidade - acompanhados de ilustrações de paisagens e trabalhos artísticos em estilo celta, além de fotografias de artefatos, tornando este livro uma compilação única dos aspectos mais impressionantes dessa cultura milenar, sofisticada e enigmática. Uma obra requintada e belamente ilustrada para todos que querem conhecer mais de perto o espírito e os mistérios do povo celta.
A sinopse por si já elucida bem o que é o livro. Mas, aqui acrescentamos mais alguns registros curiosos. A publicação tem 136 páginas. Parece pouco, todavia, é importante uma leitura com certa calma, pois há nomes próprios muito difíceis de serem lidos e lembrados. Alguns pontos da cultura celta são claramente usados na literatura inglesa, como a capa da invisibilidade vista em Harry Potter.
Ou também as porções "mágicas" de Asterix ou a conduta de vida em Como Treinar o Seu Dragão. Todas estas histórias tem um pouco (ou muito) da cultura dos povos antigos europeus. Inclusive, há ritos que foram incorporados ao cristianismo, ou negados pela esta religião, o que ocasionou séculos mais tarde em "caça às bruxas' do período da inquisição.
A região em que os povos do mundo celta viviam se estendia das ilhas da Grã Bretanha - em especial Irlanda e Escócia - e regiões da França e Espanha. A foto ao lado, por exemplo, foi tirada na região noroeste/norte da Espanha, cuja construção é atribuída aos povos celtas que viveram naquela região do país. Assim, percebemos o quão temos a influência desta cultura, sem ao menos percebemos. Mas, que pode se tornar um pouco mais conhecida e entendida com a leitura deste livro.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários: