Desejo: Boas Festas...

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

As consequências humanas da Globalização

Globalização: as consequências humanas, é dos livros do sociólogo polonês Zygmunt Bauman. O título foi lançado originalmente em 1998, momento em que o termo estava eu seu auge. Hoje porém, falar em globalização é algo quase redundante. Tão óbvio o momento que vivemos.
O termo é muito lembrado em sua vertente puramente econômica. Contudo, nem sempre são lembradas suas consequências no mundo real, aquele que está próximo, ao nosso lado, em nossa vizinhança. Aqui ficam os apontamentos de Bauman, que nos recorda e relembrar diversos aspectos sociais desta globalização.
Quem a promove e como estas interferências externas influenciam em atitudes cotidianas nas diversas sociedades "locais". As mudanças nos territórios, o que ainda os une e as escolhas que estas mesmas sociedades têm que fazer. Suas palavras lembram-nos como as sociedades atualmente tendem, mais do que nunca, a duas escolhas: entre liberdade ou segurança. Aparentemente, estes dois "sentimentos" não andam juntos.
Um ponto dos textos do autor é sua lentidão. O desenvolvimento de ideias dele é um tanto devagar quase parando, o que ocasionada um pouco de cansaço. Apesar de estilos diferentes e estudos diferentes, é muito mais agradável, por exemplo, ler Douglas Kellner. Porém, vale a pena verificar que, pouco mais de 15 anos depois, a tal globalização está cada vez mais profunda e, aparentemente, irreversível. Globalização: as consequências humanas é facilmente encontrado e está disponível na maioria das livrarias.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários: