Desejo: Boas Festas...

domingo, 31 de março de 2013

Um das mais lindas músicas de animes...


Navegantes,
Anos atrás, eu já havia mencionando esta música aqui... Mas, naquela ocasião, eu não havia colocar detalhes de Dengon. Este é uma das mais lindas músicas de animes que já ouvi. Talvez porque a voz do Takehito KOYASU 子安 武人 seja bonita  demais. O cara é dublador, mas lá no Japão é comum eles cantarem também. Lamento muito que Fushigi Yuugi não tenha vindo em sua versão anime... Ao menos, é possível ouvir esta linda canção.

Dengon

Urei no toki ga kite [1]
Hikari wo motomeru tabi [2]
Kotoba no tamashii wa
Tami no kokoro de kagayaku

Tsuki ga yama no se ni shizumi
Hi ga noboru sukoshi mae
Utsukushiku samishii toki ga nagareru
Mamoritai kuni ga ari
Sasaetai hito ga iru
Inochi no hi sakae yo
Towa ni tsunage yo [3]
Yume miru yorokobi wo
Asu e no chikara ni shite
Ikite'ru yorokobi wo
Tsutaete nokosu no ga ai

Mizukara ga maku tane kara
Donna hana ga saku no ka?!
Minori aru sekai wo
Tsukurikizuke yo

Umidasu tanoshimi wo
Futatabi omoidashite
Hagukumu tanoshimi wo
Tsutaete nokosu no ga ai

Ah... donna kanashimi mo tsurasa mo
Anata no mae kara keshisaritakatta

Yume miru yorokobi wo
Asu e no chikara ni shite
Ikite'ru yorokobi wo
Tsutaete nokosu no ga ai

Umidasu tanoshimi wo
Futatabi omoidashite
Hagukumu tanoshimi wo
Tsutaete nokosu no ga ai

domingo, 24 de março de 2013

Cavaleiros do Zodíaco - Omega (聖闘士星矢Ω), para além das primeiras impressões

Até aqui, meu cavaleiro preferido, afinal, é o filho do dragão, né? 
Navegantes,
Finalmente, tomei coragem para ver Cavaleiros do Zodíaco - Omega (聖闘士星矢Ω ). Difícil dizer o que achei deste título no início... Era um mix de interesse com raiva. Interesse porque é a continuação de algo que marcou a vida de muita gente, inclusive a minha... Raiva, porque justamente por ter marcado, algumas coisas acabaram sendo diferentes do que imaginávamos...
Você tem um início em uma escola de "cavaleiros" que lembra, e muito, Hogwarts. Sim, a escola de magia e bruxaria de Harry Potter. Só faltavam ter "casas" diferentes para cada grupo de pretensos cavaleiros... A história também tem um Cavaleiro Ninja... Tipo, Ninja? Isso foi viagem demais na maionese ... Um cavaleiro de Capricórnio tão, mas tão diferente assim do Shura? E o de leão? O que é aquilo? Visualmente não têm carisma algum... Um Shiriyu doente? Um Seiya desaparecido? Uma Torre de Babel "putz putz"?
Os caras quiseram fazer algo novo e fizeram. Possivelmente agradará aos mais jovens. Mas, e os fãs clássicos? O visual é bem simples, nada estiloso. Parece que houve preguiça ao desenhar cenários e personagens... Este desenho novo é o novo estilo de anime, sem dúvida. Mas, quem viu animes dos anos 80 e 90... fica com a sensação do traço todo ser pobre.
Basta comparar as armaduras de ouro clássicas com estas novas... Bem, já deu para perceber que as opiniões são bem controversas. Há quem goste, há que odeie. Acho que é uma série interessante para quem nunca viu a antiga. Ou, se você desanuviar um pouco da ligação com o anime antigo.
Óbvio que nós, os fãs clássicos, gostaríamos de ver um Shiriyu como Cavaleiro de Libra, um Hyoga como Cavaleiro de Aquário. O Seiya como tal ele é: o cavaleiros de Sagitário... O Kiki tal o que ele é: Áries... Também foi positivo colocar um filho para o Shiriyu, porque era óbvio demais que a relação dele com a Shunrei era muito mais que só amizade... Que por sinal, um dos pontos fortes da história tem a ver com o Shiriyu... Imagine uma amazona doida por ele? Tipo, aquele tipo de mulher que, como direi, gosta de "dar amor"? Sim, é assim a amazona de Gêmeos... Até aqui onde vi, a figura de "ouro" mais interessante...
Também é curioso notar um outro ponto: o passado destes novos cavaleiros de ouro. Como eu disse, até aqui, a esquete mais interessante é a da Paradox. Dos demais ficamos com a sensação que são ruins mesmo, que não têm um "futuro" positivo como foram com os cavaleiros de ouro clássicos...
Enfim... Por mais que critiquemos, por mais que tentemos fugir, é muito difícil quem conheceu o universo dos animes por meio de Cavaleiros ficar alheio a esta nova série. Mesmo com cavaleiros de bronze um tanto fraquinhos (Seiya e os "outros" eram mais fortes)... Se terá o mesmo êxito? Óbvio que não. Mas, é um anime interessante de ser visto. Mesmo que seja para se "adorar odiá-lo"... Futuramente, retorno para dizer mais percepções...

História dos animes no Brasil - quando a pesquisa é fundamental


Olá galáxia!!!
Estes dias fiquei fora, pois estava realmente bastante ocupada com o trampo. Além disso, ando com a cabeça meio cheia para continuar e - consequentemente - terminar meu trabalho final da pós. E sim, do tempo que tenho, estou vendo Cavaleiros do Zodíaco Omega. Criei coragem para assistir. Em breve, quiçá hoje, farei um post falando sobre esta animação...
Bem, em verdade, estou aqui somente para lembrar algo que alguns interessados - especialmente estudantes - podem ter. A história dos animes no Brasil. Este é o tipo de assunto que se vê muita bobagem escrita na internet. Os motivos são diversos: falta de conhecimento por preguiça, falta de dados - e isso vale para animação em geral no Brasil - e falta de boa vontade.
Lastimavelmente, há pessoas que por vaidade, propagam informações incorretas. Quando escrevi o livro A Presença do Animê na TV Brasileira (compre aqui), era claro: era sobre os animes na TV. Não mencionei, por exemplo, animações japonesas lançadas em vídeo. Foi um texto bem focado mesmo.
De 2010 até hoje, só existe este livro com caráter histórico social sobre a animação japonesa no Brasil. Nele, menciono os primeiros animes no Brasil, e a importância de Cavaleiros do Zodíaco, as viradas sociais, econômicas e culturais em nosso país. E, sabem o que é mais bizarro: depois de três anos, "A Presença" ainda é o único livro do gênero. Eu sinceramente, gostaria que existem mais e com mais pontos de vistas.
É uma pena... Bem... assim, quem tiver interesse no tema "História do Anime no Brasil", o que indico - além do meu livro, claro :P - é uma pesquisa de verdade. Porque infelizmente, a internet que poderia esclarecer, acaba se tornando um meio em que se diz o que quer, ignora-se os fatos reais por rixas ou vaidade. Busquem, não tenha preguiça, ok?

ANIMA INFO 1581

Veja making off de animação nacional "Uma história de amor e fúria"


Já está disponível um making off da animação nacional Uma história de amor e fúria, que estreia em abril em todo o país. O diretor e produtores comentam sobre o processo de produção do longa. Segundo Luiz Bolognesi o diretor -, a possibilidade de fazer uma animação é o sonho de consumo de um roteirista: “Se você está fazendo um live action e escreve uma cena, em uma paisagem do século XVI, em que mil guerreiros tupiniquins enfrentam, numa batalha, mil guerreiros tupinambás, meu produtor me mata”, brinca.
“Uma História de Amor e Fúria” narra o amor entre Janaína e um guerreiro indígena que, ao morrer, assume a forma de um pássaro. Durante seis séculos, a história do casal sobrevive, atravessando quatro fases da história do Brasil: a colonização, a escravidão, o regime militar e o futuro, em 2096, quando haverá uma guerra pela água. Em todos estes períodos, os dois lutam contra a opressão. Em breve, o Papo de Budega fará uma matéria especial sobre esta animação e uma entrevista rápida com o diretor.

quinta-feira, 21 de março de 2013

ANIMA INFO 1580

Meu Malvado Favorito 2 tem novo trailer e troca de voz principal

Sucesso mundial de bilheteria da Universal Pictures e da Illumination Entertainment, a animação MEU MALVADO FAVORITO 2 ganhou um novo trailer esta semana. O vídeo mostra um pouco mais a trama do novo filme e explora cenas divertidas do vilão Gru com suas filhas Margo, Agnes e Edith e os divertidíssimos Minions.
O primeiro filme da franquia – MEU MALVADO FAVORITO - divertiu o público de todo o mundo em 2010, arrecadando mais de US$ 540 milhões e se tornando o 10º maior filme de animação da história dos Estados Unidos. No Brasil, o filme foi visto por 2,4 milhões de espectadores. O longa estreia no Brasil no dia 5 de julho de 2013.
O lado negativo desta nova animação não é com a mesma, mas sim com sua dublagem nacional. Pelo trailer, o ator Leandro Hassum não fará o personagem principal. Outro dublador faz o Gru. Espera-se que até lá, a versão final seja com a voz nacional original, muito bem interpretada por Hassum.

sexta-feira, 15 de março de 2013

O novo capítulo de InuYasha, ainda não viu?


Navegantes,
Em fevereiro, houve o lançamento de um novo capítulo em mangá de InuYasha. É uma história curta que traz a fase posterior do mangá. Obviamente, procurei um pouco para achar, mas encontrei alguém que escaneou e traduziu para o inglês.
Como são só 35 páginas, duvido e muito que a JBC lance... Aos interessados, este aqui é o link. Acredito que este mangá foi lançado mais pelos "pedidos" dos fãs. Mas, nada que vá virar uma "epopeia" gigantesca, pois isso não é a cara da Takahashi...

ANIMA INFO 1579

Animação indicada ao Oscar chega direto ao mercado de DVD

A animação UMA VIAGEM AO MUNDO DAS FÁBULAS (The Secret of Kells) já está disponível no mercado de DVD no Brasil. O título foi indicado ao Oscar de melhor animação em 2010. Na história, no século IX, no mosteiro de uma vila medieval remota sob o cerco das invasões bárbaras, vive um jovem menino de apenas 12 anos, chamado Brendon. Ele tem a misteriosa tarefa de concluir e mostrar ao mundo o mais fantástico dos livros.
Para completar este lendário livro de Kells, ele conta com os ensinamentos do mestre Aidan, e a ajuda de Aisling, uma misteriosa mulher-lobo. Para cumprir sua tarefa, ele ainda desobedece ao seu amado tio Abbott Cellach e penetra na floresta encantada, onde a força de uma serpente diabólica protege o incrível olho de cristal. Após enfrentar a invasão dos terríveis e assustadores vikings, Brendon descobre que este é apenas o começo de sua jornada. O título foge um pouco dos traços característicos de Hollywood, o que pode ser uma grande surpresa ao espectador.

ANIMA INFO 1578

Série brasileira chega ao Netflix


Uma das séries "teen" brasileiras de maior sucesso recente na TV a cabo, Julie e Os Fantasmas chega ao catálogo do Netflix hoje. O programa conta a história de Julie, uma tímida menina de 15 anos que liberta os fantasmas de uma antiga banda de rock dos anos 80 e forma com eles o grupo musical “Os Insólitos”. Sucesso em mais de 10 países, “Julie e os Fantasmas” foi a única produção nacional indicada ao Emmy Kids Awards 2012, e eleito o melhor programa juvenil da televisão brasileira pela Associação Paulista de Críticos de Arte. A primeira temporada com 26 episódios, agora poderá ser vista pelos assinantes da Netflix.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Olhemos para o Marco Feliciano e também um outro aí...

Navegantes,
Na última semana houve muita discussão política acerca da escolha do Marco Feliciano para presidir a Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Todos vocês sabem o que penso acerca da PL 122. Não concordo com a mesma, pois acho que este PL "personificará" a clássica frase de A Revolução dos Bichos de George Orwell: "todos os animais são iguais, mas alguns animais são mais iguais que os outros"...
Entretanto, acho que para defendê-la - daí uma questão de direito - deve ser alguém que minimamente esteja alinhado com sua premissa. Além disso, alguém que esteja a frente de uma Comissão de Direitos Humanos deve apoiar todas as ações que sejam benéficas aos cidadãos: não importa a religião, sexo, raça, etc. Ou seja, deve ser alguém que aja de forma laica.
E vejam... eu não disse que a pessoa tem que ser laica. Todos - conforme sua religião - podem ter seus credos. A questão com o Feliciano é que algumas falas e ações podem colocar em xeque o que ele venha a fazer na vida pública. Mas, outro ponto em relação a ele é preocupante: Feliciano propaga a ideia de que os evangélicos são reacionários e retrógrados com alguns comentários supostamente bíblicos. Ao fazer certas afirmações oriundas do "Velho Testamento", Feliciano praticamente joga no lixo os ensinamentos de Jesus Cristo...
Enfim... todos olham muito para ele, a comissão dele. Só que quase ao mesmo tempo, outra comissão tão importante também tem - agora - um presidente de mesa um tanto controverso: Blairo Maggi da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor, Fiscalização e Controle. O político em questão é um ruralista (veja este link). Ou seja, parece que para esta comissão também há uma discrepância louca. Como um ruralista assume a posição de defesa do meio ambiente?
Não é que eu queira colocar alguma teoria conspiratória. Mas, praticamente todo mundo ignorou o caso da "Comissão do Meio Ambiente"... Tanto imprensa como manifestantes. Fica minha dúvida: será que o "auê" para com Feliciano não ajuda a camuflar a existência do Maggi? Acredito que há alguma coisa acontecendo e que não estamos enxergando direito... Que a sociedade olhe para um, mas olhe para o outro TAMBÉM...

domingo, 10 de março de 2013

Mercado de animes (e mangás): dos direitos autorais e um pouco de decência...


Navegantes,
Alguns de vocês estavam um tanto curiosos quanto a um post relacionado ao mercado de animes e mangás no Brasil. Pois bem... Algum tempo atrás, existiam diversas revistas do gênero anime/mangá, como Herói, Henshin, AnimeDo, Neo Tokyo, Ultra Jovem... A internet contribuiu, e muito, para que a maioria fosse cancelada. Pouquíssimas foram as que resistiram.
Uma delas, muito possivelmente, foi encerrada não por baixas vendas. Mas, pelo perigo que trazia a editora Escala. Trata-se da Ultra Jovem. O motivo? Bem... desde 2007, esta revista estava envolvida em uma pendenga judicial com a pessoa que vos escreve. O motivo da ação é um trocinho que muita gente desconsidera: direito autoral. Por duas ocasiões, textos de minha pessoa foram copiados na revista. Uma sobre a Rosa de Versailles, o outro sobre o Reino dos Gatos.
Na ocasião, houve até um acordo amigável quanto a "Rosa". Mas, não houve conversa quanto ao "Reino dos Gatos". Imaginem você pegar uma revista e ver seu texto copiado em 99%? Eu havia, originalmente, escrito para antigo site Herói. Naquela ocasião, a editora Conrad havia me pago normalmente. Só que, no caso da Ultra Jovem, foi uma cópia descarada sem meu consentimento. E, lembremos que revista de banca, como tudo no mundo capitalista, tinha por objetivo o lucro.
Não aceitei e daí para o processo foi um pulinho... E aqui fica uma grande questão neste mercado... Há sites que lamentavelmente copiam notícias exclusivas, artigos, tudo sem solicitar permissão ou sem citar a fonte. Isso é muito triste, porque mostra que, ainda, nosso mercado tem traços amadores graves. Agora, imaginem o fato vir de uma revista...
A coisa melhorou. E tem que melhorar, mesmo que na "marra". Infelizmente, certas coisas só funcionam em nosso país na base do "colocar a mão no bolso". Foi assim com esta situação, que muito me incomodou. Aqui, fica um registro para autores, desenhistas, pretensos jornalistas e todos que têm seus trabalhos na rede: fiquem atentos. Se você ver que copiaram seu trabalho, primeiro, converse. Não deixe ninguém ganhar grana em cima do que você fez. E dependendo da circunstância, não adianta ficar se queixando na net, choramingando. Ninguém vai fazer NADA por você. As pessoas até podem lhe apoiar moralmente, mas não são elas que vão lhe ressarcir do que foi perdido...
Por fim, fica um outro comentário: mesmo que sua atitude seja criticada - sim, por que há quem critique - faça o que é o certo. Não adianta ter receio de certas situações. O medo de fazer o certo, neste "mercado" tão deturpado é o que contribui para as mazelas que vimos e ainda vemos. Nem sempre o correto é algo fácil. Seja qual circunstância for...
Já vi muita coisa errada, como me solicitarem para trabalhar de graça em troca do recebimento de quadrinhos. Certo... e no que isso vai pagar minha contas? São estas coisas loucas que detonam relações e fazem a gente acreditar que parte de quem está aí... beira a picaretagem. Há os que são corretos? Com certeza. Mas, como eu disse, muitas vezes, fazer o correto é dizer NÃO AO ERRADO. Não aceitar certas situações... Muitos de vocês sabem bem o que existe no mercado. Outros tantos criticam minhas críticas sem saber o que já vi e vivi...
A revista, como disse acima, não existe mais. Nem é mais possível encontrá-la no site da editora Escala. Uma pequena ação em favor da mínima decência. Não é difícil escrever sobre animes, mangás e afins. É mesmo necessária a cópia? Acredito que não. E sim... hoje, o processo já está na fase de execução. Em favor do que é o certo...

sexta-feira, 8 de março de 2013

ANIMA INFO 1577

RPG Tormenta pode ganhar game



O RPG Tormenta nasceu em 1999 nas páginas da revista Dragão Brasil. Foi palco de sagas em quadrinhos e romances, como Holy Avenger, O Inimigo do Mundo e Ledd. São diversos livros publicados e HQs, milhares de páginas destes reinos de heróis, monstros e deuses já publicados. Agora, o objetivo é que do mundo "analógico" esta obra vá para os jogos digitais. O Desafio dos Deuses é um game de espada e magia.
Desenvolvido pelo laboratório de jogos digitais da universidade Feevale em parceria com a Jambô Editora, "O Desafio dos Deuses" conta com uma equipe qualificada para dar vida o título. Os interessados em contribuir para que este projeto vire realidade devem se apressar. São menos de 40 dias para as contribuições no sistema de crowdfunding sejam efetuadas no site do Catarse. Veja acima uma descrição do projeto.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Um cachorro maneiro!!!


ANIMA INFO 1576

Cartoon Network lança o jogo baseado em "Dragões"


Uma das grandes apostas do Cartoon Network em seus meios digitais para o primeiro semestre, o jogo DRAGÕES: CÉUS INDOMÁVEIS é totalmente desenvolvido em 3D e conta com as vozes originais do elenco. O game é baseado na animação DRAGÕES: PILOTOS DE BERK, que por sua vez é baseado no longaanimado COMO TREINAR O SEU DRAGÃO, que por fim, é baseado no livro de mesmo título.
Sob a instrução do personagem Soluço, os jogadores exploram a ilha de Berk e, ao tentar domar as espécies que lá habitam, encaram impressionantes desafios aéreos, entre diversas outras aventuras. O objetivo é se tornar um verdadeiro domador de dragões.
O jogo DRAGÕES: CÉU INDOMÁVEL é uma produção original do Cartoon Network, desenvolvida no Brasil, lançada mundialmente e disponível sem custos no site. A animação DRAGÕES: PILOTOS DE BERK é exibido no Cartoon Network todas as segundas-feiras, às 20h30.

ANIMA INFO 1575

Filme sobre Renato Russo tem primeiro trailer online



Somos Tão Jovens - cinebiografia de Renato Russo dirigida por Antonio Carlos da Fontoura estreia em 3 de maio. A história ocorre na juventude do cantor. No papel principal, Thiago Mendonça surpreende pela semelhança com Renato Russo. Todos os números musicais do filme foram gravados ao vivo nas filmagens e as músicas de Renato são interpretadas pelo próprio ator, que teve aulas de violão e voz antes de assumir o papel. O primeiro trailer oficial pode ser visto logo acima. “Somos Tão Jovens” é distribuído pela Imagem Filmes e pela Fox Film do Brasil.

domingo, 3 de março de 2013

ANIMA INFO 1574

Abragames abre banco para envio de currículos

A Abragames (Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais) abriu um banco de talentos agora no início de 2013. O objetivo é ter a possibilidade dos currículos serem vistos por empresas que estão à procura de talento. Um dos pontos mais importantes é a informação da posição como: game designer, programador, tester, músico, animador, designer 2D, producer, gerente, etc.). Veja todos os detalhes e como enviar acessando o link acima.

A música da deusa Athena (Cavaleiros do Zodíaco)...?


Galáxia,
Sim, troquei "navegantes" por "galáxia", que tal?
Estes dias, estávamos escutando algumas músicas consideradas bregas! Fato é que o tempo nos faz aceitar o óbvio: que você gosta da música!!!! Assim como Zodiacs de Roberta Kelly é música tema para "cavaleiro de ouro"... Heroes do David Bowie para os próprios... Esta bem que poderia ser da própria deusa Athena (de Cavaleiros do Zodíaco), hahahah
Apesar do clássico de Rosana se chamar O Amor e o Poder, o refrão "como uma deusa, você me mantém" certamente o mais inesquecível... E, que ver o clipe, não deixará de lembrar da Elvira, a rainha das Trevas... O_o São aquelas tosqueiras dos anos 80 que a gente não esquece... Athena mereceria  cantar esta música???
←  Anterior Proxima  → Inicio