Desejo: Boas Festas...

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

ANIMA INFO 1573

Games e animes viram arte tradicional em exposição em SP


A Fundação Japão realiza a exposição do projeto Ukiyo-e Heroes, com 15 obras (xilogravuras) do ilustrador norte-americano Jed Henry, durante o período de 04 de março a 12 de abril de 2013 no JOH MABE Espaço Arte & Cultura, no Jardim Paulista, em São Paulo.
O artista juntou um dos estilos artísticos mais tradicionais do Japão com a modernidade de games e animes em xilogravuras, técnica de reprodução em madeira e posteriormente transpassada para o papel. Além da exposição, haverá um bate-papo com o artista no dia 02 de março. É necessário fazer inscrição prévia. Todos os detalhes da programação podem ser vistos no link acima.

ANIMA INFO 1572

Oficina de roteiro para jogos eletrônicos está com inscrição aberta

A Oficina da Palavra Casa Mário de Andrade iniciou ontem, as inscrições para sus oficinas neste primeiro semestre. Algumas delas chamam a atenção: a OFICINA DE ROTEIRO PARA JOGOS ELETRÔNICOS, a PALESTRA: CRIAÇÃO DE PROJETOS GRÁFICOS PARA JOGOS ELETRÔNICOS, a PALESTRA: PROGRAMANDO JOGOS ELETRÔNICOS, a OFICINA: A NARRATIVA DO VIDEOCLIPE – COMO PREPARAR O ROTEIRO entre outras.
Todas estas oficinas têm 15 vagas cada e a seleção será por meio de questionário. Vale frisar que há outras oficinas culturais com inscrições abertas em todo o Estado de São Paulo, que podem ser vistas neste site. Todas são gratuitas, entretanto, para a maioria há algum tipo de seleção e têm números de vagas limitadas.

ANIMA INFO 1571

Panini lança Tutor Hitman Reborn


O mangá Tutor Hitman Reborn, sucesso no Japão e em diversos países, chega ao Brasil pela PANINI. O título tem roteiro e arte de Akira Amano. Conta atualmente com mais de 40 volumes e segue em produção. A série terá publicação bimestral pela editora pelo selo Planet Mangá, em exemplares com formato 13,7x20 cm e 192 páginas. O primeiro volume chega às bancas das principais cidades do País a partir da próxima quinta-feira, 28 de fevereiro, com preço sugerido de R$ 10,90.
A história trata da relação entre o jovem Tsuna e Reborn, seu exótico professor particular. Ao contrário do que aparenta, esse mestre não está disposto a ensinar a seu aluno exatamente o que se aprende nas escolas. Com aparência de um frágil bebê, Reborn é na verdade um experiente assassino profissional que não tem outro objetivo a não ser dar a Tsuna um treinamento especial – prepará-lo para assumir seu posto na Máfia. O jovem vai aprender a agir em todas as situações como se fosse a última coisa que fará em vida.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

ANIMA INFO 1570 - Especial

O Reino gelado

O Reino Gelado estreia hoje nos cinemas de todo o país, com censura livre. A Rainha da Neve, desejando criar um novo mundo no qual o vento polar esfrie as almas humanas, cobriu o planeta com gelo e ordenou a destruição de todas as artes. De acordo com as previsões de um espelho mágico, a última ameaça aos seus planos estaria no mestre-vidreiro Vegard, cujos espelhos refletem não apenas a aparência, mas também as almas das pessoas.
Então, o vento polar sequestra Vegard e sua esposa Una, deixando seus filhos Kai e Gerda para trás. O tempo passa e os servos da Rainha acabam capturando também Kai, acreditando que o garoto é o sucessor de seu pai. Mas sua irmã Gerda, agora uma jovem corajosa, não vai deixar isso barato. Embarcando em uma jornada pelo reino, ela vai encarar todos os obstáculos ao lado de seus novos amigos para salvar o irmão e voltar a aquecer os corações das pessoas.
A história original é de Hans Christian Andersen, autor de outros clássicos como “O Patinho Feio”, “O Soldadinho de Chumbo”, “A Pequena Sereia”, “A Nova Roupa do Imperador”, “A Pequena Vendedora de Fósforos”, “A Polegarzinha”, e, é claro, “A Rainha da Neve” - obra que inspirou este filme -, dentre outros.
O que se percebe nesta animação russa é a total e completa adaptação do título original. A história nada tem a ver com conto de Andersen. É curioso ver um desenho animado 3D feito fora dos Estados Unidos. E, logo percebe-se a falta de experiência de se fazer animação.
O título é bem feito, mas peca um pouco na edição. O motivo pode ser a pouca experiência em se fazer filmes longos. Há uma rica animação na Europa, contudo, devido aos custos, tempo e mão-de-bra, não há muitas animações longa-metragens produzidas, em contraponto ao mercado americano e japonês.
Mas, vale a pena ver O Reino Gelado para conhecer um outro tipo de produção e uma outra forma de pensar em fazer um desenho animado. E, em tempo, é totalmente desnecessário assist-lo em 3D, que não há praticamente efeito algum. Caso o leitor queira conhecer a história original, deve ler o livro de Andersen ou, assistir ao Teatro de Contos de Fadas produzido nos anos 80 e exibido no Brasil pela TV Cultura.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

ANIMA INFO 1569

Editado em 22/02/2013: às 17h20: Animação “Uma história de Amor e Fúria”, de Luiz Bolognesi, tem nova data de estreia: 5 de abril
Animação nacional é selecionada para Festival nos EUA

Uma história de Amor e Fúria, destinada ao público adulto e jovem, foi selecionada para o Festival Internacional de Cinema de Miami, onde será exibida nos dias 7 e 9 de março. O Festival, que está em sua 30ª edição, já apresentou obras de artistas como Pedro Almodóvar, Hector Babenco, Werner Herzog, José Padilha e Wim Wenders.
Este é o primeiro longa dirigido pelo premiado roteirista Luiz Bolognesi, reconhecido por obras como “Bicho de Sete Cabeças”, “As Melhores Coisas do Mundo” e “Chega de Saudade”. Com traço e linguagem de HQ, o filme – produção da Buriti Filmes e Gullane - conta com participação dos atores Selton Mello, Camila Pitanga e Rodrigo Santoro interpretando os personagens principais.
A história narra o amor entre Janaína e um guerreiro indígena que, ao morrer, assume a forma de um pássaro. Durante seis séculos, a história do casal sobrevive, atravessando quatro fases da história do Brasil: a colonização, a escravidão, o regime militar e o futuro, em 2096, quando haverá uma guerra pela água. Em todos estes períodos, os dois lutam contra a opressão.
Em breve, o Papo de Budega fará uma matéria especial deste título, com estreia nacional prevista para 22 de março.

ANIMA INFO 1568

Focus revela os primeiros detalhes do lançamento do filme de Samurai X


A Focus Filmes revelou os primeiros detalhes do lançamento do filme de Rurouni Kenshin (ou Samurai X, como também é conhecido no Brasil). A empresa nos informou que o filme será dublado pelos mesmos atores que fizeram a série de TV. Ou seja, teremos Tatá Guarnieri e Denise Reis, respectivamente, como Kenshin e Kaoru, entre outros. Haverá lançamento em Blu-Ray e DVD. Contudo, ainda não há definição de data. Por enquanto, não é possível saber se os produtos terão extras, pois a Focus ainda não recebeu o material. Em breve novas informações.

Reorganização de vida...

Navegantes,
Só passei rapidinho para lhes lembrar que estou fazendo algumas coisas muito importantes em minha vida. Uma reorganização. Na verdade... nem sei se eu já escrevi isso. Mas, enfim...Tenho notas para escrever e espero fazer isso ainda hoje. Quem sabe...

domingo, 17 de fevereiro de 2013

A Bíblia: por que lê-la?

Navegantes,
Esta semana foi um tanto agitada no mundo cristão. O motivo foi o anúncio da renúncia do Papa... Algo realmente a ser discutido e pensado, já que há séculos um Papa não renunciava! Séculos atrás, quando isso ocorreu, a Igreja Católica estava em grande mudança. Pouco antes, ou pouco depois - agora não lembro - foi quando houve a primeira grande cisão ocidental da Igreja. Qual o impacto que a atual renúncia terá, não sabemos. Mas, que certamente chegarão mudanças, não tenham dúvidas.
Mas bem... o motivo do post não é nem bem este... Estou aqui para dizer algo que chega a ser curioso. Finalmente, decidi ler a Bíblia inteirinha. Tem a ver com o fato da semana? Não. Decidi isso no final do ano passado: que eu leria um pouquinho da Biblía. Sempre que possível, todo dia. Por quê?
Porque percebi que era necessário. Primeiro e mais importante: Deus me deu condições para lê-la. Sei ler, posso comprar meu próprio livro sagrado. Leio de um tudo um pouco. É um desrespeito não ler justamente a Bíblia, com todas as possibilidades que Deus me deu. Segundo motivo: nós católicos não damos atenção a esta leitura, criticamos os evangélicos que saem com seus livros embaixo do braço. Mas, eles leem...
Daí vem a grande questão: nós podemos criticá-los quando dizem algo relacionado à Bíblia? Ou exaltá-los? Não. Porque a verdade é que católico não tem este hábito. E deveria ter, já que os fundamentos do verdadeiro cristianismo estão lá... Daí vem um terceiro ponto: não são mais só evangélicos que falam do livro. Na internet, temos diversos grupos que pegam trechos da Bíblia e tomam aquele trecho como verdade absoluta. Li, dias destes, um comentário de um gay sobre um suposto trecho de "Levítico". Pelo trecho, a lógica do cara estava certa.
Entendem como tudo hoje em dia está fortemente manipulável? TODOS, sem exceção, têm pego os trechos que lhes favorece, que lhes interessa, sem ao menos entender os fundamentos do que quer dizer cada livro, cada momento e, principalmente, as diferenças do Velho e Novo Testamento. Por tudo isso, decidi eu ler a Bíblia.
Como é um livro longo... Não tenho a "obrigação" temporal de lê-lo - como ocorrem em livros de estudos - estou calmamente lendo-o para entendê-lo. Lendo-o para compreender seriamente tudo o que está nele e não me deixar levar pelo que fulano diz, sicrano grita, beltrano relata. Acho que este é um exercício que todo cristão deveria fazer. Porque todo livro sagrado é extremamente perigoso quando mal interpretado. TODO. Por isso, não se deixe levar pelos textos soltos da net. Leia!!! Só assim vocês mesmo poderá dizer algo.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

ANIMA INFO 1567

Chaves terá produtos lançados nos Estados Unidos

O garoto de rua, que vive em uma "boa vizinhança" - com vizinhos para lá de doidos - ganhará diversos produtos no mercado dos Estados Unidos. Trata-se de Chaves (El Chavo). Segundo o site TV Kids, houve o interesse porque a versão animada tem bom êxito com os jovens latinos e é exibido no canal Univision. Chaves terá diversos produtos dos vários personagens como pelúciaas, "figures", games entre outros.

ANIMA INFO 1566

Netflix e Dreamworks investem em animação

A Netflix e a DreamWorks Animation SKG anunciaram que criarão a primeira série original para crianças no serviço de streaming. Baseada na animação Turbo, da DreamWorks Animation, que estreia nos cinemas no meio do ano, a série Turbo: F.A.S.T. (Fast Action Stunt Team) estará disponível para assistir online exclusivamente na Netflix, a partir de dezembro.
A animação Turbo, da DreamWorks Animation, é uma comédia em 3D sobre uma lesma que sonha alto – e rápido. Depois de sofrer um acidente que lhe dá o poder da supervelocidade, ela embarca em uma jornada extraordinária para conquistar seu sonho de competir nas 500 voltas de Indianápolis.
A luta de Turbo para ser uma lenda das corridas continua em Turbo: F.A.S.T. Ela mostra as viagens de nossa lesma-herói e de sua equipe por todo o mundo, conforme eles conquistam desafios cada vez maiores e vencem vilões que cruzam o seu caminho. Além da série original Turbo: F.A.S.T., novos títulos da DreamWorks Animation estarão disponíveis para os assinantes da Netflix nos EUA com o lançamento previsto para 2013.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

ANIMA INFO 1565

Edição definitiva de "Orquídea Negra"

Um dos clássicos em quadrinhos dos anos 80 será lançado pela PANINI em edição especial encadernada esta semana. Orquídea Negra – Edição Definitiva, que chega às principais livrarias e comic shops de todo o País hoje, reúne a minissérie completa Black Orchid publicada em 1988.
Criada por Neil Gaiman e arte de Dave McKean, a obra foi o primeiro trabalho para a DC Comics da dupla que posteriormente seria consagrada pela saga Sandman. A publicação, com 180 páginas em couché e acabamento em capa dura, traz também uma seleção de esboços inéditos e anotações preliminares de Gaiman.
Uma super-heroína recebe um tiro na cabeça em uma sala de reuniões de uma corporação anônima. O corpo dela é consumido pelas chamas, e seu assassino vai embora em liberdade. Em paralelo ao acontecimento, uma misteriosa mulher-planta desperta noutro lugar, trazendo consigo memórias de Susan. Caberá a ela entender o motivo disto e de sua condição atual.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

ANIMA INFO 1564

Animação “The Boondocks” chega completa ao Netflix

A série de animação com sátiras sócio-políticas The Boondocks chega com suas três temporadas (40 episódios) ao catálogo do Netflix. Originalmente dos quadrinhos, a premiada produção de Aaron McGruder estreou nos jornais em 1999, em cerca de 150 veículos de uma vez. Ao logo de sua existência, já apareceu em cerca de 300 jornais nos Estados Unidos.
“The Boondocks”, que ganhou vida na televisão em 2005, mostra o dia-a-dia dos irmãos Huey e Riley Freeman, que se mudam para o subúrbio para viver com o avô, Robert, que só quer curtir o fim de sua vida. Enquanto Huey, de 10 anos, é um grande apoiador das causas negras e do 'afrocentrismo'; seu irmão, Riley, de 8 anos, é adepto da cultura pop negra e do gangsta rap. Por isso, ambos vivem em conflito entre si e com a vizinhança.

ANIMA INFO 1563

Panini traz encadernado de luxo de Thor, por Asgard

A PANINI lançou nesta semana, nas principais livrarias de todo o País, o especial Thor: Por Asgard. Escrito pelo renomado romancista Robert Rodi, também autor de Loki, é ilustrado por Simone Bianchi, aclamado artista italiano que já trabalhou em Wolverine. A obra apresenta um momento delicado da trajetória de Thor em Asgard. A edição reúne 164 páginas couché em capa dura, e traz extras como uma seleção de imagens retiradas do sketchbook de Bianchi, além de uma conversa com o artista sobre a história, os desenhos e os personagens deste magnífico projeto.
Neste título, as trevas caíram sobre Asgard. Balder está morto, assassinado graças à perfídia de Loki. Um inverno de dois anos assola a Cidade Dourada, ameaçando a própria fonte da imortalidade dos deuses. Odin, o Pai Supremo, desapareceu, deixando seus súditos aos cuidados do filho, Thor, que agora enfrenta rebeliões sangrentas em todos os domínios outrora leais a Asgard.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

ANIMA INFO 1562

Editora Abril finalmente lançará Kingdom Hearts no Brasil

Após uma longa negociação e vontade de lançar o título no Brasil, a editora Abril finalmente lançará Kingdom Hearts em mangá. Em 2008, conversamos com a empresa, que naquela ocasião almejava o lançamento. Entretanto, empecilhos da Disney com a co-proprietária Square Enix acabaram emperrando a vinda do título ao país.
Agora, não há mais impasses e a editora finalmente poderá publicar o título. Por hora, é a primeira série (de quatro) de mangás que a Abril trará. Segundo nos informou Sérgio Figueiredo, diretor de redação de licenças, "agora a autorização foi dada e esse risco [do cancelamento] que você mencionou não existe".
A previsão para a publicação já é para o primeiro semestre de 2013. Entretanto, ainda não foram revelados formato, preço, capa e data exata de lançamento. Mais informações em breve.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Minami Minegishi do AKB48: caso de uma sociedade doente?

Navegantes,
Ontem, li uma série de posts aleatórios em minha "time line" no Twitter acerca do assunto. Como eu estava lendo no celular, deixei passar batido. Mas, eis que li esta notícia referente à cantora Minami Minegishi da banda AKB48, lá no site da Folha...
A coisa é tão louca, mas tão louca, que faz-nos pensar em uma série de coisas também loucas. Já vi muito otaku "berrar" na net que as "celebridades" brasileiras, que o mundinho "fashion" nacional e nosso entretenimento é tosco. Sim, verdade... é. Mas, sério mesmo que lá do outro lado do mundo a coisa é muito diferente? Isso é de uma insanidade sem tamanho, igual às nossas "mulheres frutas".
E pior... Querer que uma jovem de 20 anos seja virgem é igual a querer que uma miss também o seja. Vejam, em muitos campeonatos de miss, as mesmas podem colocar silicone. Mas, têm que ser virgem. Qual a lógica? Se bobear, esta cantora pode até mesmo ter uma voz ridícula, superestimada pelos computadores. Vai saber... Mas, ela tem que ser purinha.
Isso só nos mostra que TODA sociedade tem seus problemas. E graves. Algumas pelo excesso de liberação - como nosso caso -, outras pelo excesso de purismo - como no Japão. Para mim, todo excesso é prejudicial. Pois, isso mostra como a respectiva sociedade é doente. Seja, pela religião, seja pela "libertinagem", seja pelo "purismo". Tudo isso acaba camuflando desejos e anseios nefastos, que alguém sempre se ferra. E podem ver, este "alguém" sempre é uma mulher.
Enfim... por fim... Se o assunto do artigo aconteceu desse jeito mesmo, só nos mostra que o capitalismo no Japão é tão voraz, mesquismo e esquizofrênico como as antigas "dancinhas na garrafa" promovidas no programa do Gugu. Só que tem gente que só detona o que é nosso. Enquanto o que é ruim seja de que país for, é para ser detonado.
E, a imagem foi retirada do site da Folha Online, link acima.
←  Anterior Proxima  → Inicio